Finanças pessoais

5 dicas de poupança para equilibrar as contas até ao final do ano

Se quer equilibrar as suas contas até ao final do ano, para que possa entrar no novo ano de carteira limpa, leia 5 dicas que o podem ajudar.

Finanças pessoais

5 dicas de poupança para equilibrar as contas até ao final do ano

Se quer equilibrar as suas contas até ao final do ano, para que possa entrar no novo ano de carteira limpa, leia 5 dicas que o podem ajudar.

Entrar no novo ano de alívio na carteira é o cenário ideal para qualquer um. É, por isso, importante que limpe todos os excessos que possa estar a ter nas suas contas mensalmente, sem sequer se aperceber.

Neste artigo, sugerimos 5 encargos nos quais pode dar um olho para que consiga uma maior poupança e entre no ano de 2022 de contas equilibradas.

Gaste menos no supermercado com melhores compras 

Para poupar nas compras de supermercado, o essencial é fazer uma lista e, respetivamente, um orçamento de quanto pretende gastar mensalmente. 

De modo a preparar a sua ida ao supermercado, pode ainda consultar os folhetos da semana de cada instituição para comparar preços e ver onde os produtos que quer estão mais baratos. Mesmo que seja uma diferença de cêntimos, se continuar estes hábitos vai tornar-se numa maior poupança a longo prazo. 

De seguida, ao ir ao supermercado é, assim, importante que leve a lista, vá sem fome, e compre apenas aquilo de que realmente precisa. Depois, tente optar por comprar produtos na zona de promoções, que existe em quase todos os supermercados, ou por marcas brancas

A conta da energia é elevada? Saiba como reduzir 

Caso a sua conta da energia, incluindo eletricidade e gás, costume ser elevada, pode optar por dois caminhos para passar a pagar menos: arranjar formas de poupar na energia diariamente, ou mudar de fornecedor de energia

Se quiser manter o seu fornecedor, opte, por exemplo, por comprar extensões para tomadas possíveis de ligar e desligar, para que as desligue sempre que não a esteja a utilizar. Depois, tenha mais atenção ao acender e manter de luzes ligadas na sua casa. Aqui, pode fazer um exercício simples: sempre que ligar uma luz, pondere se realmente precisa dela, ou durante quanto tempo vai precisar; para que apenas a utilize no tempo realmente necessário. 

Se essa não for uma opção, porque já o faz, ou por alguma razão não o quer fazer, pode ponderar escolher outro fornecedor. Antes de tomar uma decisão, faça uma pesquisa pelo mercado, de forma a tentar encontrar um fornecedor que lhe dê condições iguais ou semelhantes a um preço mais em conta.  

Poupe dinheiro regrando a água 

Existem várias dicas que pode seguir para poupar água, e, consecutivamente, dinheiro. Além de estar a ajudar o planeta, está ainda a reduzir a sua fatura de água ao final do mês. 

Algumas dessas dicas passam por: ter mais atenção ao fechar as torneiras, para que não fiquem a pingar; desligar as torneiras enquanto lava os dentes ou enquanto no banho aplica o champô; trocar os banhos de imersão por duches ou reaproveitar água, por exemplo, de cozer comida ou para regar as plantas.  

Já pensou em pedir uma revisão dos seus créditos? 

Pedir uma revisão das condições dos seus créditos pode ser uma boa solução para que reduza as prestações mensais atuais que paga. 

Isto porque, por exemplo, numa revisão do crédito habitação, além da revisão das condições do crédito, podem ainda ser revistos os vários produtos associados. Produtos como o seguro de vida e o multirriscos ou o cartão de crédito.  

Se as suas condições laborais e financeiras estão melhores agora do que quando realizou os contratos, é provável que consiga reduzir as prestações dos créditos.  

Porquê? Por exemplo, novamente num crédito habitação, se a sua taxa de esforço diminuiu, leva a que o nível de risco que o banco tem ao emprestar-lhe dinheiro seja também menor. Assim, pode conseguir um spread mais baixo no seu crédito, o que, por si só já lhe dá uma prestação mensal mais baixa.  

Pondere uma transferência do crédito habitação 

Se não conseguir uma redução da prestação do seu crédito habitação através de uma revisão de condições diretamente com o seu banco, pode fazer uma transferência do crédito para outra instituição. Pode conseguir uma que lhe ofereça outras condições com uma prestação mais baixa. 

Esta é uma solução que lhe pode trazer um alívio financeiro quando bem negociada. Isto porque, ao ter a oportunidade de transferir o seu crédito habitação, é possível retirar produtos associados ao crédito que tinha na outra instituição bancária. E negociar as várias condições anteriores, como o valor do empréstimo ou o prazo.

Leia ainda: Dia Mundial da Poupança: 7 dicas que o vão fazer poupar dinheiro 

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #dicas de poupança,
  • #equilibrar contas,
  • #poupança final do ano,
  • #revisão de crédito,
  • #transferência do crédito habitação
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Um comentário em “5 dicas de poupança para equilibrar as contas até ao final do ano
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.