Crianças

9 dicas para poupar em festas de aniversário infantis

As festas de aniversário infantis podem ser dispendiosas e desiquilibrar o orçamento familiar. Saiba como organizá-las sem deixar de poupar.

Crianças

9 dicas para poupar em festas de aniversário infantis

As festas de aniversário infantis podem ser dispendiosas e desiquilibrar o orçamento familiar. Saiba como organizá-las sem deixar de poupar.

Tem filhos pequenos com aniversários à porta? Atenção, às despesas que se avizinham. Na verdade, entre a escolha de temas, jogos, bolos especiais, e tantos outros pedidos, os euros vão somando e pode acabar por desiquilibrar o seu orçamento familiar.

Neste artigo, reunimos algumas dicas que podem ajudá-lo a organizar festas infantis memoráveis, sem deixar de poupar.

1. Crie um orçamento de aniversário e cumpra-o

A criação de orçamentos é uma das estratégias de poupança mais importantes e também se aplica a festas de aniversário. Crie um orçamento com o montante máximo que pretende gastar na festa e lembre-se de incluir tudo: desde decoração, à comida ou ao bolo. Quando for às compras elabore uma lista do que precisa e identifique também o orçamento alocado a essa parte, de modo a garantir que não se desvia do essencial.

Leia ainda: Vai ter um filho? Prepare-se para ajustar o seu orçamento familiar

2. Crie os seus convites de aniversário

Os convites temáticos podem ser caros, mas independentemente do seu preço, a funcionalidade é sempre a mesma. Logo, porque não aproveitar e criar os seus convites? Envolva os seus filhos no processo pois é algo divertido que vai deixar boas memórias. Para diminuir os gastos utilize materiais que tenha em casa, folhas brancas ou coloridas, lápis de cor ou marcadores, seja criativo e compre apenas o que for imprescindível. Para além de conseguir convites personalizados, os seus filhos vão adorar o processo e a sua carteira agradece.

Leia ainda: 8 formas de ensinar as crianças a tomar decisões financeiras

3. Não convide a turma inteira

As crianças tendem a fazer amizades facilmente e, por vezes, é-lhes difícil escolher os amigos que querem convidar para a sua festa de aniversário. Neste aspeto, deve ser assertiva e permitir apenas um certo número de crianças. Caso contrário, a despesa pode descontrolar-se e ser pesada.

Uma turma inteira são entre 20 e 25 crianças. Logo, para além de ser um gasto significativo é também mais difícil de controlar. Lembre-se, as crianças ficam todas à sua responsabilidade.

4. Faça a festa em casa ou num parque de entrada gratuita

A localização da festa é outra questão que deve ser tida em consideração quando a intenção é poupar. Existem várias opções no que diz respeito a este tópico, sendo que umas são mais dispendiosas do que outras. Hoje em dia, conta com locais específicos para fazer a festa, nomeadamente parques temáticos, restaurantes, entre outros. Nestes locais paga um valor por criança e o espaço providencia tudo, desde o lanche, ao entretenimento (o bolo pode, ou não, estar incluído).

Poré, este tipo de soluções podem ser bem mais caras. Por isso, pondere fazer a festa em casa ou num parque infantil de entrada gratuita, como os parques da cidade.

5. Compre produtos de papel de cor sólida

Os seus filhos querem um festa temática, com as personagens dos seus desenhos animados preferidos? Em vez de comprar pratos, guardanapos e copos com os desenhos, opte por comprar artigos de cores sólidas alusivas ao tema. São muito mais baratos e o seu filho ficará igualmente feliz. Procure artigos de papel em vez de plástico, pois são recicláveis e ecológicos. Quanto aos talheres use os que tem em casa, servem o propósito e evita gastos desnecessários em plástico.

No que diz respeito à decoração, procure online prints gratuitos temáticos, pois existem várias opções disponíveis. Desde convites, bandeiras, decorações de bolo, entre outros. Basta imprimir os prints do tema que quiser. No entanto, imprima apenas o estritamente necessário, para evitar gastar em tinteiros aquilo que está a tentar poupar.

Bolo de aniversário de criança

6. Não dê saquinhos de lembranças

Já foi a festas de aniversário onde ofereceram saquinhos de lembranças? Se sim, é possível que sinta que tem também de o fazer no aniversário do seu filho. No entanto, não é necessário. Para além de terem só doces e guloseimas, que as crianças já comem na festa, são um gasto de dinheiro evitável. A oferta de lembranças não é obrigatória e ninguém leva a mal se não o fizer.

Leia ainda: Reduzir a pegada ecológica: O planeta agradece que siga estas 12 dicas

7. Sirva apenas lanche

Uma das decisões que tem de tomar é em que altura do dia deve fazer a festa. O mais comum é da parte da tarde, pois é a altura mais prática para as famílias. No entanto, esta não é a única razão pela qual este período deve ser o preferido. Refeições como almoço e jantar são normalmente mais dispendiosas do que as intermédias. Por isso, na preparação de festas de aniversário opte por servir lanches, pois são mais simples de preparar e dão menos despesa. Nas festas as crianças estão mais interessadas em brincar do que em comer. Por isso, não faça nada muito elaborado, nem em grandes quantidades, pois o mais provável é que acabe por sobrar.

8. Decore o bolo

O bolo de aniversário é um dos aspetos mais importantes de uma festa de aniversário. Existem bolos com várias formas e feitios, temáticos, com mais do que uma camada, mas o "problema" está sempre no preço. Por um bolo feito numa confeitaria/pastelaria, por mais simples que seja, pode pagar um valor significativo. Quanto mais elaborado for o pedido, mais caro lhe vai ficar, isso é certo. Por isso, uma forma de contornar esta situação é fazer o bolo em casa.

Faça um bolo simples e utilize pequenos brinquedos que já tenha em casa para decoração. Existem imensos conteudos online (canais de YouTube ou blogs) que ensinam formas simples de decorar bolos de aniversário, acessíveis para os mais inexperientes.

Leia ainda: Literacia financeira para crianças: 8 livros que ajudam pais e filhos

9. Invente os seus próprios jogos

Outra forma de poupar no que diz respeito a festas de aniversário, passa por criar o próprio entretenimento para os mais novos. Parques temáticos e insufláveis podem sair muito caros, especialmente porque paga à hora e por cada criança. Para eliminar este gasto do seu orçamento, elabore os jogos para as criança. Desde corridas de sacos, saltar às cordas, jogo da macaca, entre outros que pode até personalizar.

Leia ainda: 5 jogos virtuais que ensinam crianças e jovens a lidarem com o dinheiro

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.