Bem-estar

Pode um horário de trabalho flexível ajudar a poupar?

O horário flexível tem vindo a ganhar terreno em Portugal. O foco está, cada vez mais, no equilíbrio entre trabalho e a vida pessoal.

Bem-estar

Pode um horário de trabalho flexível ajudar a poupar?

O horário flexível tem vindo a ganhar terreno em Portugal. O foco está, cada vez mais, no equilíbrio entre trabalho e a vida pessoal.

O modelo do horário de trabalho flexível baseia-se num acordo mútuo entre a empresa e colaborador, permitindo a este último escolher o local de trabalho, definir e ajustar um horário de trabalho às necessidades de ambos, bem como gerir o seu dia de forma a equilibrar a sua vida profissional e a vida pessoal.

Num mundo onde as exigências familiares são cada vez maiores, a possibilidade de poder escolher o seu horário ou adaptá-lo a essas mesmas exigências, tem vindo a ganhar particular relevância.

Neste artigo, reunimos alguns dos benefícios de um horário de trabalho flexível, quer a nível económico, quer a nível pessoal.

Maior assistência à familia com horário flexível

Um dos maiores dos benefícios do horário flexível é a possibilidade de dar maior assistência à sua família. Principalmente, em famílias com crianças em idade escolar. Com um horário de trabalho fixo e completo, pode ser mais difícil fazer face a estas tarefas. Muitas vezes, é necessária ajuda de familiares ou recorrer a carrinhas de transporte ou ATL (atividades de tempos livres) para que as crianças fiquem todo o dia ocupadas. Neste último caso, existe um acréscimo financeiro, pois estes serviços são pagos e podem não ser acessíveis.

Ainda a nível familiar, outro benefício do trabalho flexível é o facto de poder dispender mais tempo em tarefas domésticas. Por exemplo, assumindo um horário de trabalho de oito horas com saída às 20 horas, significa que tem de fazer o jantar à pressa ou comer mais tarde. O cansaço vai acabar por propiciar um aumento do consumo de refeições take away e fast food. Com um horário de trabalho flexível pode terminar a sua atividade laboral à hora que lhe for mais conveniente para garantir o cumprimento dos horários familiares.

Leia ainda: Horário flexível laboral: Descubra se tem direito

Redução em despesas de combustível

Outra vantagem associada ao horário de trabalho flexível é a redução em despesas de combustível. Regra geral, a flexibilidade é também acompanhada pela escolha do local onde vai exercer as suas funções. Por exemplo, pode ter o benefício de trabalhar apartir de casa ou ter uma modalidade mista onde trabalhe uns dias por casa e outros na empresa. Em qualquer um destes cenários, vai verificar uma diminuição das despesas em combustível, especialmente no modo totalmente remoto.

Por outro lado, e é também um benefício, é poder escolher a que horas se vai deslocar. Deslocar-se nas chamadas "horas de ponta" acaba por ser uma grande desvantagem, pois faz com que passe muito mais tempo na estrada e a gastar mais combustível. Com um horário flexível pode escolher a hora a que retorna a casa e pode, assim, evitar os picos do trânsito.

Leia ainda: Conciliar estudos e trabalho: Aproveitar oportunidades em equilíbrio

mulher ao telefone sentada à frente do computador a trabalhar como prestadora de serviços no seu primeiro emprego

Ajustar horário de trabalho e produtividade

O ritmo de produtividade pode variar ao longo do dia. Conhecer o seu ritmo é importante, sobretudo se tiver um horário de trabalho flexível. Neste caso, vai conseguir dedicar-se às suas tarefas laborais em horas que sabe que é mais produtivo.

Por exemplo, vamos supor que a sua produtividade é maior de manhã, neste caso deve realizar as suas tarefas nesse horário. Da parte da tarde, uma vez que não produz tanto, pode optar por tarefas domésticas ou outras que tenha pendentes. Se tem a possibilidade de escolher as suas horas de trabalho, faça-o de forma equilibrada e inteligente.

Leia ainda: Desafios do trabalho remoto: Mudar o mindset

Efeitos positivos do horário flexível na saúde

Um horário de trabalho fixo está, em muitos casos, relacionado com um aumento dos níveis de stress e com um sentimento de maior insatisfação por parte dos colaboradores. No sentido oposto, um horário de trabalho flexível está associado a maior satisfação e produtividade e menores níveis de stress laboral. Estes são os benefícios diretos no contexto da saúde mental, no entanto, existem outros benefícios associados à saude.

Ter um horário de trabalho flexível significa que tem mais controlo sobre o seu tempo, o que lhe permitirá estar mais disponível para questões de saúde. Seja consultas ou exames, seus ou de um filho, o facto de poder interromper a sua atividade laboral para se deslocar é uma grande vantagem. É muito comum pessoas com horários fixos adiarem consultas, pois não conseguem conjugar com o horário laboral.

Leia ainda: Trabalha remotamente? Saiba que custos deve ter em consideração

Mais opções de habitação

Já recusou uma oferta de emprego devido à distância? Aqui está outro benefício de um horário de trabalho flexível. Muitas vezes, este modelo é acompanhado de flexibilidade quanto ao local de trabalho, ou seja, pode optar por trabalhar a partir de casa ou de outro local da sua conveniência. Por outro lado, se quiser mudar de casa e, inclusivé, de distrito ou freguesia, será mais fácil fazê-lo, pois o emprego não será uma das preocupações.

Normalmente, o local de trabalho é uma condicionante no que diz respeito a mudar de casa. Se quiser mudar para estar mais perto da família ou para se aproximar da escola, com empregos de horário inflexível e local fixo, esta decisão pode não ser tão simples. Logo, com flexibilidade horária, o número de opções de habitação à sua disposição será muito maior.

Leia ainda: Teletrabalho: O que é considerado local de trabalho?

Tempo é Dinheiro

Alguma vez pensou em ter um rendimento extra? Fazer algo que gosta, para além da sua atividade laboral, e com isso ganhar mais dinheiro? As opções são imensas, mas a principal questão que se coloca é o tempo disponível.

Assim, um dos grandes benefícos de um horário flexível é exatamente este: poder alocar mais tempo a outras atividades e, consequentemente, ter mais rendimentos. Não se esqueça, tempo é dinheiro, e quanto mais tiver para dispender, maior será o lucro.

Leia ainda: Como o trabalho remoto pode ajudar a sua carteira

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.