Finanças pessoais

Promoções em brinquedos antes do Natal? Como evitar gastar mais do que queria

O Natal está à porta e com ele chegam as promoções em brinquedos. Durante as próximas semanas muitas lojas vão ter estas campanhas.

Finanças pessoais

Promoções em brinquedos antes do Natal? Como evitar gastar mais do que queria

O Natal está à porta e com ele chegam as promoções em brinquedos. Durante as próximas semanas muitas lojas vão ter estas campanhas.

O Natal está à porta e com ele chegam as já habituais promoções em brinquedos. Durante os meses de novembro e zezembro muitas superfícies comerciais realizam este tipo de campanhas, as quais vão desde descontos diretos a descontos em talão. As percentagens de desconto chegam a atingir os 60%.

Estas promoções podem ser uma boa oportunidade para adquirir os brinquedos para os mais novos a preços bem mais acessíveis e, assim, garantir que maximiza as suas poupanças. No entanto, existem algumas situações para as quais deve estar atento, nomeadamente alterações de preços.

Assim, neste artigo, abordamos algumas dicas que deve ter em conta, caso decida aproveitar estas promoções, de modo a garantir que gasta o mínimo possível.

Acompanhe os preços ao longo do tempo

A dica mais importante para garantir a melhor poupança neste tipo de campanhas é acompanhar os preços dos artigos ao longo do tempo. Muitas vezes, aquando destas promoções, algumas superfícies comerciais adotam uma estratégia que se baseia no aumento do PVP original do produto. Assim, ao aumentar o preço original do artigo, vai parecer que a promoção é superior, enquanto aumenta a margem de lucro dos vendedores. Por exemplo, vamos assumir um PVP original de 25€, se na promoção subir para 50€ e depois for colocado um desconto de 50%, o preço que vai pagar será o mesmo. Ou seja, o desconto será zero.

Leia ainda: Natal daqui a dois meses? Prepare-se e maximize as poupanças

Organize e antecipe a sua lista de compras

A segunda dica prende-se com a organização e com o planeamento. Como em qualquer outra situação que envolva as finanças pessoais, ser organizado é chave para maximizar a poupança e minimizar "dores de cabeça". Quando se aproximar a altura das campanhas de brinquedos, faça uma lista das crianças a quem vai dar um presente. De seguida, escreva o brinquedo escolhido. Para fazer esta escolha, sugerimos que se prepare com tempo e, sempre que for às compras nas semanas anteriores, aproveite para passar na área dos brinquedos e tirar ideias. Assim, quando chegar a altura, será mais fácil obter o que quer e evitar maiores gastos.

Quanto às vantagens sobre fazer uma lista dos brinquedos que quer oferecer, pense que é exatamente pela mesma razão que o deve fazer nas compras da casa, ou seja, para evitar compras desnecessárias. Se não tiver uma lista vai acabar por comprar brinquedos "extra". Além disso, sem lista, pode esquecer-se de alguma pessoa, o que pode significar ter de comprar algo à posteriori e sem desconto. O benefício das listas é garantir o foco nos itens e nas pessoas, evitando que disperse e acabe a comprar mais coisas.

É fundamental que procure planear as suas compras de brinquedos com antecedência. Neste tipo de campanhas é simples, já que acontecem todos os anos na mesma altura. Assim, evite fazê-lo à última da hora, pois só vai aumentar o risco de gastar mais do que estava à espera. Lembre-se, o planeamento é a chave para uma maior poupança.

Leia ainda: Despesas de Natal: Como evitar que afetem a sua carteira

Natal

Compare diversas promoções

Como em qualquer campanha promocional, nesta altura, grande parte das superfícies comerciais fazem este tipo de promoções. Antes de se decidir por uma loja, deve comparar os descontos. Atualmente, esta comparação está facilitada, pois temos a opção de pesquisar online nas plataformas das lojas. Assim, procure comparar os descontos e os preços dos artigos que necessita, de modo a garantir a maximização das suas poupanças. Ainda que este tipo de campanhas possam ter uma curta duração, muitas vezes apenas dois ou três dias, se souber que artigos quer comprar, esta comparação pode ser feita em apenas alguns minutos.

Existem também algumas aplicações, como por exemplo a Super Save, que fazem esta comparação por si. Basta selecionar os artigos que gostaria de adquirir e colocá-los na aplicação. De seguida, esta mostra-lhe os diversos preços em várias superfícies para que possa selecionar onde compensa mais.

Leia ainda: Prenda única e económica? Prepare-se para fazer o seu cabaz de Natal

Verifique as promoções nas plataformas online

Hoje em dia, com o crescimento das lojas online, já não é necessário ir presencialmente a uma superfície comercial para aproveitar campanhas de desconto. Uma vez que decida fazer as suas compras online, deve garantir que as faz o mais cedo possível. Por exemplo, supondo que a promoção ocorre sábado e domingo, tente comprar logo no sábado, pois a procura pode ser muita e os stocks dos artigos são limitados. Além disso, outra das conveniências das compras online são as opções de entrega. Pode optar por receber em sua casa, ou, se preferir, enviar os artigos para a loja ou para outro ponto de recolha perto de si.

Leia ainda: 15 lembranças acessíveis e marcantes para oferecer este Natal

Acumule promoções sempre que puder

Uma outra dica passa por acumular descontos, sempre que puder. Existem superfícies comerciais que permitem colocar em prática esta estratégia de poupança. Por exemplo, suponha que além do desconto direto dos artigos ainda possui um cupão de desconto. Se for permitido acumular, vai obter uma maior percentagem de desconto ou acumular saldo no seu cartão de cliente.

Leia ainda: Quer poupar nas prendas de Natal? O truque está no orçamento

Evite levar as crianças consigo

Outra estratégia de poupança em campanhas de brinquedos, passa por evitar levar as crianças consigo neste tipo de compras. Para além do fator supresa, a razão mais importante para não levar as crianças consigo é a possibilidade de minimizar os gastos, já que elas são facilmente influenciáveis e vão acabar por lhe pedir todos os brinquedos que veem.

As superfícies comerciais estudam as melhores estratégias para atrair clientes e no que diz respeito às crianças não é diferente. Os brinquedos estão logo na entrada da loja, mas também vão estar espalhados por diversos sítios. A ideia é ir lembrando o consumidor que os brinquedos estão em promoção. Se para os adultos, por vezes, é difícil resistir, imagine para crianças.

Leia ainda: Este ano pode ser diferente: 7 dicas para um Natal mais sustentável

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.