Cultura e Lazer

Quer poupar nas prendas de Natal? O truque está no orçamento

Comprar as prendas de Natal, por estes dias, já faz parte dos nossos planos. Fique com algumas dicas para conseguir poupar na quadra festiva.

Cultura e Lazer

Quer poupar nas prendas de Natal? O truque está no orçamento

Comprar as prendas de Natal, por estes dias, já faz parte dos nossos planos. Fique com algumas dicas para conseguir poupar na quadra festiva.

A época natalícia pode tornar-se, com alguma facilidade, num dos períodos que mais pesam nas suas finanças. Por exemplo, se deixar as compras das prendas de Natal para perto da consoada corre o risco de gastar bastante mais do que se conseguir fazê-las antecipadamente. Se tem o hábito de fazer as compras à última da hora, os truques para poupar nas prendas que se seguem são para si.

Defina um orçamento para as prendas de Natal

Antes de começar a comprar as suas prendas de Natal, deve definir um orçamento. Tenha em conta não só a quantia que pretende gastar, mas também o tempo de que vai precisar para as fazer. Definir um orçamento permite-lhe ter uma visão geral do que pode gastar. Assim, sempre que fizer uma compra, sabe exatamente quanto dinheiro ainda tem disponível para as restantes prendas de Natal.

Assim, pode definir este orçamento de uma forma simples. Para tal, basta associar um determinado valor que pretende gastar por cada pessoa e, sempre que faz uma compra, anota o que valor que conseguiu poupar. Se numa compra exceder o limite determinado, mas conseguir poupar noutra prenda, não tem qualquer problema. Um orçamento, embora deva ser cumprido para não destabilizar as suas finanças, não deve ser encarado como um "contrato" que não pode ser ajustado. O importante é o saldo final.

Se conseguir ficar abaixo do seu orçamento, então fez um ótimo trabalho a gerir as suas despesas. Isto, assumindo que o orçamento que definiu não põe em causa a sua estabilidade financeira. No entanto, se uma futura compra exceder o limite que definiu, então deve repensar essa prenda de Natal para não inviabilizar o seu orçamento.

Leia ainda: Guia para este Natal: Promoções, compras e encomendas na alfândega

Compre cedo as prendas de Natal

Embora possa aproveitar os descontos em alturas específicas, como a Black Friday, isso não invalida que faça algumas compras antes. Se tiver a oportunidade de comprar algo que quer oferecer no Natal, e que encontra com um desconto bastante considerável e pouco habitual, então pode ser uma boa decisão comprá-lo logo. Na verdade, liquidações de stock ou outro tipo de promoções extraordinárias podem fazê-lo poupar imenso dinheiro.

Outra vantagem de comprar cedo as prendas Natal, deve-se ao facto de conseguir escapar ao frenesim da época natalícia. Fazer compras numa altura de grande movimento pode ser desgastante, além de que vai, certamente, perder imenso tempo em deslocações e filas de espera. Por isso, quanto mais cedo tratar das suas prendas de Natal, mais agradável será a sua experiência.

Leia ainda: Natal 2021: Antecipe-se e evite problemas com os presentes e com a ceia

Faça as compras no conforto da sua casa

Ao longo do tempo, a compra de produtos online tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal. Em 2021, mais de 40% dos portugueses fizeram compras online, segundo os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Se não gosta de fazer as suas compras de Natal presencialmente, sobretudo por causa da azáfama acrescida na época natalícia, pondere fazê-las no conforto de sua casa.

Além disso, pode aproveitar descontos que, habitualmente, não existem em lojas físicas, tal como pode encontrar rapidamente os produtos que mais deseja através dos sistemas de busca com filtros. Presencialmente, tem de dirigir-se a cada uma das lojas e procurar os produtos.

Não obstante, nunca é de mais relembrar os cuidados que deve ter ao fazer encomendas online, especialmente em alturas de maior procura. Tendencialmente, existe um aumento no número de fraudes durante a época natalícia, face ao restante ano. Se tem dificuldade em identificar uma situação de fraude ou burla online, procure informar-se junto das entidades oficiais, nacionais e internacionais, de apoio ao consumidor. Vai então tirar dúvidas sobre como pode, e deve, fazer compras em segurança na internet.

Leia ainda: Quer poupar nas compras de natal? 15 dicas para atingir esta meta

Imagem a representar as compras de natal - smartphone com uma loja online, um cartão bancário, vários presentes de natal e adereços

Compare os preços entre lojas

Da mesma forma que deve verificar o histórico de preços dos produtos, também deve compará-los entre as diferentes lojas. Ainda que exista bastante concorrência, nada invalida que numa determinada loja exista um maior desconto do que noutra. Por isso, se realmente tem interesse num determinado produto, compare os preços. Existem algumas soluções, como é o caso da plataforma do KuantoKusta que permitem fazer esta comparação de forma simples, apresentando-lhe o preço praticado em cada uma da lojas.

Além desta plataforma, se preferir fazer compras na Amazon, saiba que pode utilizar o CamelCamelCamel para comparar rapidamente o preço do mesmo produto entre países. Além disso, esta plataforma também permite verificar o histórico de preços ao longo do tempo. Ao contrário do KuantoKusta, que limita o histórico a 90 dias, o CamelCamelCamel apresenta-lhe a variação de preços desde a colocação do produto à venda na Amazon.

Leia ainda: Natal: Se opta por compras online, é melhor começar já

Dê prendas de Natal em grupo

Por vezes, os produtos que gostaríamos de oferecer ultrapassam, sozinhos, um orçamento inteiro. Nestes casos, dar essa prenda em grupo pode ser a solução. Em primeiro lugar, se a pessoa a quem vai oferecer quer realmente esse produto, vai ficar mesmo agradada. Além disso, se um grupo contribuir para um só presente, o custo da prenda por pessoa reduz significativamente, sendo um bom negócio para todos. Por último, ao baixar o preço a pagar, consegue cumprir o que definiu no seu orçamento.

Leia ainda: Prendas de Natal low cost: Conheça 8 ideias para o inspirar

Limite o número de prendas de Natal por pessoa

Embora, por vezes, seja difícil limitar o número de prendas para cada pessoa, a sua carteira agradece se o fizer. Além disso, existem diversas vantagens em fazê-lo, ainda que não estejam relacionadas com as suas finanças. Se optar por comprar uma prenda mais cara e de melhor qualidade, ao invés de várias com menor qualidade, consegue maximizar o valor que obtém em cada produto.

Assim sendo, ao reduzir o número de prendas, focando-se mais na qualidade do que na quantidade, também a utilidade que a outra pessoa vai dar a esse produto será significativamente superior.

Leia ainda: 7 motivos para comprar as prendas de Natal antecipadamente este ano

Evite comprar prendas para si

Quando está à procura de presentes para outras pessoas, pode ser tentador ver algo para si. Se questionar a sua lista, onde não deve constar o seu nome, e ceder, o mais certo é impactar o seu orçamento de forma negativa ao alterar as suas prioridades.

Pode acabar por fazer uma compra desnecessária e, em certos casos, como já gastou dinheiro consigo, ver-se forçado a reduzir o valor atribuído a cada prenda que tinha definido. Assim, pondere, por exemplo, comprar algo para si na época de saldos, imediatamente a seguir ao Natal. Não só garante que cumpre o orçamento que definiu para as prendas de Natal, como pode fazer melhores negócios.

Leia ainda: Precisa de um rendimento extra no Natal? 7 opções que pode ponderar

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.