Finanças pessoais

Vai comprar casa? Saiba como identificar se é a casa certa

Vai comprar casa e não sabe ainda se é a habitação correta para si? Fique a conhecer algumas formas para identificá-la.

Finanças pessoais

Vai comprar casa? Saiba como identificar se é a casa certa

Vai comprar casa e não sabe ainda se é a habitação correta para si? Fique a conhecer algumas formas para identificá-la.

Comprar casa esta entre as decisões mais importantes da nossa vida. Por isso, é expectável que sintamos dúvidas ao longo do processo.

Quer seja em relação à localização ou o preço da casa, deve sempre fazer a sua pesquisa de forma cautelosa. Sobretudo, se for a primeira habitação e pretender viver nela durante vários anos. Se está à procura de um imóvel, ou se ainda tem dúvidas se deve avançar com o negócio, saiba como identificar se é a casa certa.

Faça uma simulação no banco para saber quanto pode gastar

Especialmente para quem está à procura da primeira casa, pode existir a "tentação" de esticar o orçamento para conseguir comprar uma melhor habitação. Mas aumenta assim o risco de de entrar em incumprimento perante uma situação de desemprego, aumento das taxas de juro ou diminuição de rendimentos. Assim, antes da pesquisa, comece por fazer uma simulação junto do seu banco. Ao analisar os seus rendimentos, despesas e estilo de vida atual, vai conseguir determinar qual o intervalo de preços comportáveis para si.

Esta análise vai trazer-lhe vários benefícios. Em primeiro lugar, porque vai apenas focar-se nos imóveis que financeiramente são viáveis. Além disso, pode pedir uma pré-aprovação de crédito o que, em determinadas situações, pode fazer com que assegure ao proprietário do imóvel que tem condições para comprá-lo.

Em suma, saber quanto pode gastar na aquisição permite-lhe não colocar a sua estabilidade financeira em causa. No entanto, existem outros casos menos evidentes em que é benéfico. Por vezes, pelo facto de não saber exatamente até onde pode ir, pode acabar por perder oportunidades que até conseguiria aproveitar.

Leia ainda: Comprar a primeira casa. O que vai pagar além da prestação? 

Defina a localização onde pretende comprar casa

A localização de um imóvel é um dos fatores mais importantes não só para a valorização da sua casa, mas especialmente para, enquanto proprietário, se sentir confortável com a escolha. Uma boa localização pode trazer-lhe um maior conforto, mais facilidade em deslocar-se, não necessitar de utilizar o carro, entre outras vantagens. Tudo depende das suas necessidades e estilo de vida que pretende ter.

Por exemplo, se gostar de conduzir e não se importar de demorar um pouco mais de tempo até ao centro da cidade, ou até mesmo caso prefira um local mais calmo, pode até ser vantajoso procurar um imóvel nos arredores da cidade. Não só será mais barato, mas também pode ser uma boa oportunidade, caso exista um bom potencial de valorização.

Independentemente da escolha, não deixe de ter em atenção o potencial de valorização, ainda que este possa não ser o fator essencial para si. Caso se arrependa da sua decisão, ou até acabe por vender mais tarde, consegue ganhar dinheiro e vendê-la mais rapidamente. Em situações de aperto ou pressa em vender, este pormenor pode fazer toda a diferença.

Leia ainda: Existe um momento ideal para comprar casa? 6 razões para avançar

Garanta que a casa preenche as suas necessidades e desejos

Quando iniciar a pesquisa, comece por identificar as suas necessidades, o que é imprescindível para si, o que é um extra e, sobretudo, aquilo que não quer de todo ver na sua futura casa. Por exemplo, o número de quartos que precisa, se necessita de espaço exterior ou não (para o seu animal de estimação, por exemplo), escritório para trabalhar por casa, entre outros fatores.

De forma a tornar a pesquisa mais simples e rápida, existem filtros que pode utilizar nos diversos sites das imobiliárias, ou em plataformas agragadoras deste setor. Assim, não precisa de ver todos anúncios um por um até encontrar algum imóvel que seja do seu agrado. Pode ainda tornar a sua pesquisa mais célere ao optar por apenas visualizar os imóveis adicionados na última semana ou mês.

É importante relembrar que quando estiver a especificar a lista das suas necessidades, não deve confundi-las com desejos. Já que corre também o risco de começar a ver casas acima do seu orçamento e acaba por se desiludir ou colocar em causa a sua estabilidade financeira.

Leia ainda: Vai comprar casa em 2022? Dicas para evitar erros que podem custar caro

É preciso fazer obras após a compra da casa?

Um dos fatores que determina a compra de uma habitação é a necessidade, ou não, de fazer obras antes de a habitar. Por isso, se estiver aberto a fazer algumas obras, seja para melhorar alguns aspetos do imóvel, seja porque se encontra inabitável, comece por identificar o que tem de fazer no momento e o que pode esperar. Especialmente se se tratar de uma casa mais antiga, existe sempre imprevistos e, como tal, isso implica um esforço financeiro maior. Além disso, embora exista muitas vezes a tentação de querer fazer as obras o mais rápido possível, não deve comprometer as suas finanças.

De forma a gerir melhor as suas expectativas, questione o proprietário sobre as obras já realizadas, aquilo que tem conhecimento e que necessita de ser alterado, além de eventuais orçamentos que este possa já ter. No entanto, isto não dispensa a necessidade de análise de um ou vários profissionais, nomeadamente para garantir a sua segurança.

Já se tiver partido para a compra da sua futura habitação sem nenhuma intenção de realizar obras e, até gostar de um imóvel que precise de alguns "retoques", pondere bem o custo-benefício. Especialmente, se as obras forem mais estruturais ou custarem uma boa fatia das suas poupanças.

Leia ainda: Primeira vez que vai comprar casa? Saiba os desafios que tem pela frente

Quanto tempo vai viver na futura casa?

Antes de avançar com a compra, faça o exercício de se imaginar a viver nela durante algum tempo. Ao contrário de fatores tangíveis, como a localização ou a dimensão da casa, a sensação de "felicidade" com um imóvel é algo que dependerá sempre daquilo que valoriza. Depois de visitar vários imóveis, vai sentir quando algo é indicado para si ou não. Certos imóveis podem fazê-lo "sentir-se em casa".

Embora o processo de compra de uma casa deva ser feito "com cabeça", isto é, analisando as vantagens e desvantagens de cada imóvel, muitas vezes a decisão final acaba por ser emocional. Por essa razão, e ainda que se trate de uma das decisões mais importantes da sua vida, não deve deixar a sua intuição de fora da equação. Por vezes, a decisão recai sobre dois imóveis com características semelhantes. A única forma de decidir entre cada um deles é precisamente o quanto um fez sentir-se melhor em casa.

Leia ainda: Vai comprar casa para vender posteriormente? Saiba como valorizá-la

Pontos positivos não superam os negativos, mas...

Por fim, mas não menos importante, sentir-se confortável com uma casa, mesmo considerando os seus pontos negativos, é um bom sinal. Se a casa for usada, é natural que nem tudo esteja como deseja. Vão existir pontos que lhe vão agradar mais, outros nem tanto. No entanto, não significa que a casa não seja ideal para si. Muito pelo contrário. A escolha reside precisamente no quão está disposto a viver com os pontos que menos lhe agradam.

No entanto, tenha em consideração que existem certos pontos negativos que não deve ignorar. Por exemplo, se o preço da habitação estiver acima do seu orçamento, isso pode constituir um risco para si. Da mesma forma, se a habitação não preencher várias necessidades que tinha inicialmente, então a casa não é indicada para si.

Leia ainda: Comprar casa: custos, documentos e impostos com que deve contar

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.