Poupança

Como escolher uma conta poupança

João Barbosa João Barbosa , 30 Setembro 2015

Se tem algum dinheiro poupado certamente que se questiona qual a melhor aplicação de entre tantas contas poupança disponíveis no mercado. Neste artigo iremos dar-lhe alguns argumentos para que se decida pela melhor conta poupança para o seu caso específico.

Nem todas as contas poupança são iguais

O primeiro ponto a ter em consideração quando falamos de contas poupança é perceber que nem todas as contas são iguais. A inovação financeira e a concorrência bancária criaram inúmeras contas com diferentes características. Cada conta será adequada a uma pessoa específica.

Saiba o que quer

A segunda ideia para o seu processo de decisão e algo que está na base de tudo é perceber o que quer. E aqui poderá colocar-se algumas questões:

  1. Estou na disposição de assumir riscos para ganhar mais dinheiro ou não quero risco nenhum?
  2. Quais os meus objetivos?
  3. Consigo poupar todos os meses ou só vou fazer um reforço inicial?
  4. Quando preciso do meu dinheiro de volta?

Estas e outras perguntas ajudam-nos a excluir alguns produtos financeiros e focar a nossa atenção em poucos produtos que se enquadram com a nossa primeira triagem. Estes produtos serão alvo de análise mais detalhada.

bancos-online

Quer uma taxa fixa ou uma taxa variável?

Esta pergunta está relacionada com a nossa propensão a tomar riscos. Se não queremos risco temos de escolher os produtos com taxa fixa. Se estamos confortáveis com algum risco podemos ter taxa variável. E podemos mesmo combinar dois produtos de poupança, um com taxa fixa e outro com taxa variável. Mas se não quer nenhum tipo de risco sugerimos que olhe com atenção para os produtos de aforro do Estado, como os certificados de aforro ou os certificados de tesouro poupança mais (são muito melhores em termos de risco e de retorno do que os depósitos a prazo).

Procure diversas alternativas

Num mundo concorrencial temos sempre de procurar diversas alternativas para que possamos decidir pela melhor. E como já referimos, as contas poupança não são iguais em todos os bancos.

Conheça os bancos com presença maioritariamente online

Os bancos que têm a sua presença maioritariamente online, ou dizendo de outra forma, os bancos que têm poucos balcões, têm uma oferta mais agressiva. Quer falemos de produtos de poupança (com taxas de juro mais elevadas), quer falemos de comissões ou quer falemos do nível de serviço, os bancos online têm um serviço com muita qualidade. Adicionalmente, dado estarem mais focados em poupança e investimento tornam-se em bancos com uma maior solidez financeira.

Um segredo público sobre a poupança

Concluímos este artigo com um pequeno “segredo” público sobre a poupança. Para aumentar a probabilidade de rechear a sua conta poupança ao longo do tempo deverá procurar desenvolver hábitos sólidos de poupança. Só a criação de hábitos irá permitir que transfira dinheiro para uma conta à parte. Isto porque as tentações de consumo são inúmeras e existe sempre um destino a dar ao nosso dinheiro.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #conta poupança,
  • #conta poupança aforro,
  • #contas poupança,
  • #Melhores Poupanças,
  • #taxa fixa,
  • #taxa variável

Deixar uma resposta

Um comentário em “Como escolher uma conta poupança