Seguros

Cuidados a ter na contratação de seguros online

Já alguma vez teve para fazer seguros online, mas acabou por nunca fazê-lo por receio? Então fique atento ao artigo sobre alguns cuidados a ter.

Os seguros online podem trazer grandes vantagens para o consumidor, mas também é necessário ter alguns cuidados com os mesmos.

Melhores preços, conveniência, possibilidade de comparar apólices e coberturas mais rapidamente, são alguns benefícios dos seguros online, quando comparados com os demais. Mesmo que tal pareça irresistível, não deve ceder a essas tentações de forma tão leviana. O Doutor Finanças vem por isso apresentar-lhe alguns cuidados que deve ter quando estiver à procura de seguros online.

Contratar um seguro online é seguro?

Quer poupar em 2021? Verifique a sua carteira de seguros
Ler mais

Grande parte das vezes ao comprar, por exemplo, um seguro automóvel online, surge a questão sobre a sua segurança. 

Geralmente, os proprietários ficam reticentes relativamente à segurança de comprar um seguro online para o seu veículo versus contratar presencialmente. A verdade é que comprar um seguro online é seguro e pode usufruir de preços mais baixos, não existindo ainda necessidade de se dirigir a um local.

Por outro lado, existem vários aspetos que deve ter em consideração, tais como: ofertas falsas, informações imprecisas, inexistência de recibos de pagamento ou ausência de assinatura na apólice são alguns dos sinais de alerta, como demonstrado abaixo.

Leia ainda: Cuidado com os pedidos de crédito pessoal online

Ofertas falsas

Ofertas falsas são um dos maiores sinais de alerta de fraude. Estas são amplamente utilizadas para golpes de phishing, nos quais é levado a revelar os dados da sua conta bancária. 

Assim, nesses casos é muito comum encontrar ofertas aparentemente irresistíveis ao comprar um seguro automóvel. Depois de clicar no link para usufruir da oferta, geralmente é-lhe pedido para facultar os dados da sua conta bancária. Ao fornecer esses dados, o seu dinheiro será roubado. Portanto, deve ter muito cuidado para não cair em ofertas falsas. 

A melhor maneira de verificar a autenticidade de uma oferta boa de mais para ser verdade, é ligar diretamente para a seguradora. Pergunte ao serviço de apoio ao cliente sobre a veracidade da oferta e prossiga com a mesma apenas se esta for confirmada pela seguradora.

Leia ainda: Burlas e fraudes: Como saber se uma entidade está habilitada a conceder crédito?

Informação imprecisa

A quantidade de informações imprecisas sobre uma seguradora ou sobre um seguro automóvel é outro sinal de alerta. Discrepâncias nas informações podem atuar como uma prova contra a empresa ou a autenticidade do site.

Assim, se se deparar com informações imprecisas ou quaisquer discrepâncias, deve entrar imediatamente em contato com a seguradora e tentar cruzar as informações. Só depois disto estar claro é que deve prosseguir com a contratação do respetivo seguro .

Leia ainda: Compras online: Porque é que nem sempre o preço mais baixo é a melhor opção

Inexistência de recibos de pagamento

Outro sinal de alerta de uma fraude é quando alguma seguradora não lhe fornecer um recibo de pagamento do prémio. 

Uma empresa fidedigna irá sempre fornecer um recibo de qualquer prémio que pagar. Assim, se a empresa se recusar a fornecê-lo, então deve evitar comprar um seguro junto dessa seguradora. Por isso, e jogando literalmente pelo seguro, deve sempre pedir um recibo de pagamento para qualquer transação que fizer. 

Verifique com a sua seguradora se irá receber um recibo antes de fazer a transação real. Além disso, mantenha todos os recibos de pagamento dos prémios em local seguro para quaisquer eventualidades futuras.

Leia ainda: Proteções online para ter mais segurança nas suas férias

Ausência de assinatura na apólice

Ao comprar uma apólice de seguro online, verifique sempre se o documento da apólice tem uma assinatura. O documento da sua apólice de seguro deve ter a assinatura de uma pessoa autorizada da companhia de seguros. 

Assim, se o seu documento da apólice não tiver uma assinatura fidedigna, então existem suspeitas consideráveis de crime e deve fazer uma reclamação. Além disso, certifique-se sempre que assina os formulários da proposta do seguro automóvel. Nunca deixe ninguém assinar por si.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)