Finanças pessoais

Seguro Multirriscos: Coberturas que tem mas pode não conhecer

O seguro multirriscos tem coberturas que não são muito usadas por serem pouco conhecidas. Mas, podem permitir poupar centenas de euros.

Finanças pessoais

Seguro Multirriscos: Coberturas que tem mas pode não conhecer

O seguro multirriscos tem coberturas que não são muito usadas por serem pouco conhecidas. Mas, podem permitir poupar centenas de euros.

O seguro multirriscos habitação não é um seguro obrigatório, ao contrário do seguro de incêndio. No entanto, se um cano rebentar e provocar uma inundação na sua habitação ou na dos vizinhos, sem um seguro multirriscos os custos em que incorre podem ser elevados.

O seguro multirriscos para além de cobrir danos provados por inundações, tempestades e riscos elétricos, pode também abranger um conjunto de coberturas facultativas de danos na sua casa ou no recheio, bem como uma cobertura de responsabilidade civil.

Mas, para além destas coberturas o seguro multirriscos tem coberturas que desconhecemos quando contratamos o seguro. E, por isso, raramente (para não dizer nunca) as usamos. Falamos do Serviço de Assistência e da Proteção Extra.

Coberturas gerais de um seguro multirriscos

A generalidade dos seguros multirriscos contempla um conjunto de coberturas, nomeadamente:

  • Danos causados por incêndios, explosões, quedas de raios e aluimento de terras;
  • Danos no chão, parede e mobiliário causados inundações e problemas em canos de água e esgotos;
  • Indemnização por furto ou roubo incluindo danos em portas e janelas danificadas;
  • Danos em aparelhos elétricos por curto-circuito ou sobrecarga;
  • Estragos causados por tempestades (à exceção das marquises, persianas, portões e vedações);
  • Alojamento temporário em caso de impossibilidade de permanecer na habitação até ser concluída a reparação.

Leia ainda: Poupança nos seguros: há quanto tempo não revê as suas apólices

Coberturas desconhecidas de um seguro multirriscos

Ao contratar um seguro multiriscos pensamos apenas nos grandes riscos que cobre, sem olhar para as coberturas menores. Às quais, até por virem quase sempre no final do documento, não lhes damos muita importância.

No entanto, são vantagens e garantias incluídas no seguro, que por desconhecermos, não usamos em caso de sinistro e, cuja utilização, pode até compensar o prémio que pagamos, anualmente, pelo seguro.

Assim, estamos a falar de serviços de assistência e proteção extra que muitos destes seguros incluem.  

Serviço de Assistência

O serviço de assistência pode disponibilizar técnicos para prestação de serviços de remodelação, conservação e manutenção da habitação. Porém, pode incluir apenas o reembolso de despesas, até ao montante definido nas condições particulares. Para além disso, pode abranger proteção jurídica, assistência médica ao domicílio.

Máquina de lavar loiça aberta com loiça lá dentro

Envio de técnicos para reparações

Se a torneira do seu lava-loiças ou banheira começar a pingar, ou se a sua máquina de lavar roupa se avariar, pensa de imediato em chamar um técnico. Quantas vezes o fez, e a deslocação que pagou foi superior ao arranjo?

Sabia que este serviço está incluído no seu seguro multirriscos? Através do serviço de assistência pode pedir a deslocação de um técnico para avaliar não só a causa do dano, mas também a necessária reparação.

A reparação é um custo seu (mas sem recorrer a este serviço já era). Deste modo, vai poupar na deslocação já que será paga pela seguradora.

O envio de técnicos abrange todos os serviços necessários à manutenção da sua casa, quer seja canalizador, eletricista, pintor, carpinteiro ou técnico de televisores. Mas, no entanto, só os serviços de emergência (como canalizador e eletricista) estão disponíveis durante 24 horas por dia.

Pagamento de despesas em lavandaria e restaurantes   

Em caso de sinistro que não lhe permita usar a cozinha, tem de ir comer fora. Sabia que acionando o seguro, o serviço de assistência o reembolsa das despesas que tiver? Pois é, será reembolsado mediante a apresentação das faturas. Estas devem ter o número de contribuinte do titular do seguro.

E se não poder lavar a sua roupa porque a máquina se avariou? Também neste caso, o seguro vai pagar-lhe as despesas de lavandaria, exigindo também as respetivas faturas, igualmente, com número de contribuinte do tomador do seguro.

Assim sendo, estas são despesas cobertas pelo seguro até ao valor fixado nas condições particulares, permitindo-lhe poupar numa altura de infortúnio.

Leia ainda: Glossário de seguros: os termos mais importantes a saber

Pagamento de despesas de alojamento   

Se, por exemplo, tiver uma inundação, a sua casa ficar inabitável e tiver de passar uma ou mais noites no hotel, saiba que as despesas de alojamento são também reembolsadas pelo seguro, se acionar o serviço de assistência, e mais uma vez, até ao montante fixado nas condições particulares (com apresentação da respetiva fatura).

Neste caso, a assistência pode até ir mais longe, ajudando-o a fazer a reserva do alojamento. Aproveite, está a pagar o prémio e tem direito ao serviço.

Pagamento de despesas de regresso antecipado

Se estiver fora e ocorrer um infortúnio na sua casa que o obrigue a regressar, ao acionar o serviço de assistência ser-lhe-á providenciado um bilhete de regresso a casa de comboio em primeira classe, ou se esta viagem tiver uma duração superior a cinco horas, um bilhete de avião em classe turística.

Se deixou no local o carro, porque a família ficou de férias, a seguradora também paga o bilhete de ida para ir buscá-la. E, enquanto estiver na área de residência, se a casa ficou inabitável, não se esqueça que tem direito a ser reembolsado das despesas de alojamento.

Pagamento de um vigilante

Se a sua casa ficar, por sinistro, acessível do exterior, ou se a fechadura ficar inutilizada, para evitar o roubo dos seus bens, a seguradora suporta a despesas que terá ao contratar vigilância, enquanto o problema não for solucionado. Também neste caso a seguradora suportará a despesa, até ao valor máximo incluído no seu seguro,

Rapariga a ver televisão ao lado do cão

Substituição de televisão por 15 dias sem custos

Se a sua televisão for roubada ou simplesmente se estragar, a seguradora poderá, a seu pedido, emprestar-lhe uma semelhante por um prazo de 15 dias , sem custos. Desta forma, não se esqueça de verificar se essa opção consta do seguro que contratou.

Leia ainda: Seguro e extensão de garantia de eletrodomésticos: Vale a pena?

Pagamento de transporte de móveis por sinistro na habitação

Se a sua casa ficou inabitável em caso de sinistro, vai ter de retirar os seus móveis para uma casa provisória, para um armazém, ou mesmo para uma casa definitiva. E, o custo de transporte não é barato.

Acionando o seguro, o custo de transporte fica a cargo da seguradora.  No caso de transporte para casa definitiva, a cobertura da seguradora apenas inclui o transporte para uma distância de 50 quilómetros.  

Apoio Jurídico em caso de furto

Em caso de assalto à sua residência, pode pedir o serviço de apoio jurídico, que pode ter duas formas:

  • Aconselhamento sobre as providências que deve tomar, no caso da sua casa ficar inabitável;
  • Apoio jurídico sobre os passos a tomar para fazer uma denúncia às autoridades.

Assistência médica ao domicílio

Sempre que, por sinistro, o estado de saúde do tomador do seguro o justificar, ao acionar o serviço de assistência será enviado um médico à residência. A seguradora suportará os honorários médicos, ficando assim a cargo do tomador do seguro apenas o copagamento que lhe for solicitado.

Se forem prescritos medicamentos, a seguradora suportará igualmente o custo de transporte dos mesmos.

Proteção extra

O seu seguro pode ainda contemplar garantias de proteção extra, entre as quais, as mais comuns são:

Indemnização por deterioração de bens refrigerados

Se a comida que tem na arca congeladora ou frigorífico se estragar, por avaria nos aparelhos ou por interrupção do fornecimento de eletricidade sem aviso prévio, tem direito a uma indemnização sujeita ao valor máximo definido no seu contrato.

Pagamento por reconstituição de documentos

Em caso de destruição de documentos, resultante de sinistro ocorrido na sua habitação, a seguradora pode suportar os custos de reconstituição de documentos como escrituras e outros documentos oficiais, manuscritos, plantas, desenhos e projectos. Inclui também suportes informáticos e demais formas de armazenamento de informação.

Em conclusão, sugerimos que leia sempre, atentamente, as condições do seu seguro. No caso do seu seguro multirriscos, este inclui um conjunto de garantias que, provavelmente, desconhecia. Se está a pagar um prémio tem direito a recorrer ao seguro sempre que dele necessite. Assim, use-o e poupará algumas centenas de euros que, de outra forma, têm de sair do seu orçamento familiar.

Leia ainda: Glossário de seguros: os termos mais importantes a saber

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)