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Dias sem IVA: a promoção que não é de 23%

Neste artigo procuramos especificar o que são e o que acontece nestes ditos “dias sem iva”.

Os Dias sem Iva são cada vez mais populares em Portugal. Já são várias as marcas que adotaram esta campanha nas suas estratégias de marketing. E a verdade é que se revelam um sucesso, com grande impacto no consumo

Quando se anuncia uma ação de promoção intitulada “Dias sem IVA”, institivamente calculamos um desconto de 23%. O que não é correto. 

Neste artigo procuramos especificar o que são e o que acontece, de facto, nestes ditos “dias sem IVA”.

Leia ainda: A influência do marketing na sua carteira

O que são estes dias?

Os Dias sem Iva são uma campanha promocional sobre o preço dos produtos ou serviços. A promoção é, na verdade, a não aplicação do valor do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado). 

Por exemplo: 

Um produto que custe 100€ + IVA, custaria normalmente 123€. 
Numa promoção de “Dias sem IVA”, este produto custará 100€, -18,7% do que custaria normalmente. 

É nestes cálculos que muitas vezes os consumidores são induzidos em erro. Se a promoção fosse de 23%, o tal produto de 123€ (já com o IVA aplicado), custaria 94,71€.

Se analisarmos pela perspetiva do marketing, entendemos o impacto que este tipo de promoções tem no consumo: 

  • A palavra “dias” transmite à partida uma sensação de escassez e urgência. A promoção pode até estar em vigor mais de uma semana, mas a palavra “dias” tem mais impacto; 
  • E o anúncio “sem IVA” também é muito apelativo. Portugal está entre os 10 países da Europa com a taxa normal de IVA mais elevada, sendo o limite mínimo definido pela União Europeia de 15%. Este é um dos impostos que mais discussão gera no país na altura da sua alteração, pela repercussão que tem no dia a dia das pessoas. Então, apesar de se saber que não há nenhum “perdão fiscal” sobre o IVA nesses dias promocionais, a perceção da poupança igual ao mesmo valor da tributação é muito eficaz na decisão de compra. 

Como pode o cliente não pagar IVA? 

Na verdade o cliente continua a pagar o IVA dos produtos que compra. Beneficia, no entanto, do valor do produto como se estivesse isento de IVA. E esta "isenção" pode acontecer de várias formas: 

  • Desconto Direto: ao pagar, o valor total já excluí o valor do IVA; 
  • Devolução do valor: o cliente paga a totalidade do valor (custo do produto + o valor do IVA), mas recebe a diferença em crédito para gastar na loja mais tarde entre o valor que pagaria num produto em que fosse aplicado o IVA e o valor do produto antes dessa taxa. Isto pode acontecer sob o formato de talão ou cartão cliente.

Dicas para aproveitar estes dias da melhor forma:  

Os Dias sem IVA são muito populares e cada vez mais recorrentes entre as várias empresas portuguesas, pelo impacto que tem no consumo. No entanto, para que as compras sejam conscientes, alguns aspetos devem ser tidos em atenção: 

  • Tenha sempre presente que a percentagem real do desconto não é de 23%. Procure saber qual é o valor real do produto antes da aplicação do IVA; 
  • Procure e compare o preço original com o preço reduzido pelo desconto para chegar à percentagem real do desconto;  
  • Evite compras por impulso, saiba exatamente o que precisa de comprar e, utilize ainda, um desmotivador de compras
  • Evite as confusões em loja, que podem impedi-lo de ponderar a sua decisão de compra, evite filas e esperas e compre online

Os Dias sem IVA podem não significar uma redução significativa no preço dos produtos e serem ultrapassados por campanhas com descontos de 20%, por exemplo. Por isso, agora que já conhece as especificidades desta promoção, resta-nos desejar-lhe bons cálculos e boas compras!

Leia também: Compras online: porque é que nem sempre o melhor preço é a melhor opção

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