Perder o cartão de crédito ou multibanco pode acontecer a qualquer um, pelo que deve estar preparado. Se perdeu o seu cartão de crédito, descubra neste artigo o que deve fazer.

Parte do quotidiano dos portugueses desde 1985, os cartões multibanco ocupam um lugar importante na nossa carteira e na nossa vida.

Por isso ficamos em pânico quando não sabemos onde estão e o que fazer nesses casos. Para evitar más surpresas e gastos indevidos, siga estes 3 passos simples, caso perca o seu cartão bancário.

Passo 1: Identificar a causa da perda

Será importante quando comunicar ao banco mencionar a razão da perda do cartão, de modo a tratarem o caso com rigor. Verifique primeiro se o perdeu em casa ou num local público, como um restaurante.

Caso tenha sofrido de roubo, deve passar imediatamente ao passo dois.

Passo 2: Comunicar a perda ao banco

Logo que se aperceba de que não tem o seu cartão bancário consigo, é importante agir rapidamente. Pode dirigir-se ao balcão do respetivo banco ou então ligar para comunicar o extravio – será útil gravar o número de apoio, para o qual deve ligar.

Certas aplicações mobile de home banking também já disponibilizam este serviço, consulte a APP do seu banco para ter acesso a este número.

É importante ser rápido a informar o banco da perda, pois a partir do momento em que o faça, o titular deixa de ser responsabilizado por usos indevidos do cartão.

Caso a perda ou roubo ocorra no estrangeiro, deverá indicar o facto na chamada para saber quais os passos a seguir.

Poderá ser-lhe pedido que indique o número de cartão, por isso tenha sempre essa informação consigo.

O banco trata de anular de imediato o cartão, passando a estar inutilizável, e fornece um novo sem custos. Contudo, o prazo de entrega pode chegar a ser de duas semanas, por isso se necessitar de fazer movimentos com cartão sugerimos que peça um provisório ao seu banco (custa cerca de €6,5 e é válido por 3 anos).

Passo 3: Fique atento aos movimentos bancários

Verifique as movimentações nos dias seguintes à perda do cartão, de modo a certificar-se que não há ações ou compras feitas a partir do cartão e de que este foi anulado.

Caso detete algo estranho, entre em contacto com o banco e relate o sucedido, para que não tenha custos acrescidos.

Lista de contactos para cancelamento de cartão bancário, em Portugal e no estrangeiro:

Caixa Geral de Depósitos
+351 218 422 424

Millennium BCP
+351 214 704 402

Montepio – das 08h às 00h
+351 217 241 635
707 102 626

Santander
808 20 12 51 – SIBS, 24h
707 212 424 – das 08h às 23h
+351 217 918 780 – SIBS do estrangeiro, 24h
217 807 364 – do estrangeiro, das 08h às 23h

BPI
+351 217 207 700
+351 226 072 266

Novo Banco
707 247 365
+351 218 557 705

AtivoBank
+351 918 788 486
+351 351 210 030 700

EuroBic – das 08h às 23h
808 224 444
+351 213 180 870 – do estrangeiro