Utilidades

Tópicos que vai encontrar na fatura da água

Saber ler a fatura da água vai ajudá-lo a perceber como poupar e efetivamente saber o que está a pagar. Saiba mais neste artigo.

Rui Aspas Rui Aspas , 17 Dezembro 2019

Saber ler as faturas e compreender alguns dos termos e palavras que estão lá é meio caminho para se entender como as entidades fornecedoras dos serviços mais elementares funcionam.

Entender por isso cada linha da fatura é essencial para se perceber o que está implícito em cada cálculo, que somado vai permitir à entidade prestadora do serviço chegar ao valor final a cobrar ao cliente. 

Neste artigo, saiba como ler corretamente a fatura da água para assim ficar a par de como os valores são estimados. 

Na contratação dos serviços de água a uma entidade, aparece no canto superior esquerdo os dados relativos à contratação do serviço. Aqui pode ficar a par do consumo que está associado ao contrato. A entidade reguladora das atividades de água em Portugal é a Águas de Portugal.

Período de Comunicação de leitura

Todos os meses, é lhe indicado na fatura da água, o intervalo de dias em que pode enviar a leitura real para a entidade que lhe presta o serviço. 

Se não o fizer, a empresa estima o valor de água consumido sem ter em conta o que realmente foi consumido pelo que os valores depois a pagar sejam ligeiramente acima do esperado. 

Taxa ambiental

Cada vez mais, a parte ambiental está a ser considerada para efeitos de cálculo do valor a cobrar ao consumidor em todas as faturas e a da água não é exceção. Neste campo, pode encontrar informação sobre como a taxa ambiental influencia o preço final a pagar. 

Consumo médio

Aqui estão refletidos os custos em média que tem sempre que usa a água independentemente do fim que lhe destina. Os custos refletem também o consumo efectuado numa base expressa em quantidades num determinado período. 

Conta-Cliente ou Conta Corrente 

Neste campo, pode acompanhar se tem algum valor por liquidar ou não. É importante para saber como está em termos de solvabilidade para que possa pagar a fatura nos períodos indicados.

Formas de pagamento

Ao lado da caixa de mensagens e informações, mencionada no parágrafo anterior, estão dos dados para pagamento da fatura com a indicação das alternativas de pagamento. Normalmente as mais utilizadas são o débito direto, e o pagamento por multibanco. Mas existem outras como pagar nos correios ou em estabelecimentos com serviço payshop. 

Ler mais: Pagar em dinheiro, cartão, MBWAY ou cheque: o que fica mais caro?

O verso também informa 

No verso da fatura também pode encontrar outros elementos informativos como:

Histórico de Leituras: aqui é onde se encontram os registos de todas as leituras efectuadas até á data a que respeita a fatura. 

Período de Faturação: neste campo, pode verificar a que intervalo temporal respeita a fatura. É o período em que o consumo foi faturado.

Histórico do consumo: à semelhança do que se verifica em relação ao histórico das leituras, também os consumos têm o seu registo documentado. 

Os valores ao detalhe: Tudo o que conta para a cálculo final dos valores a cobrar, pode encontrar aqui. É apresentado uma nota explicativa e um resumo do valor que lhe está a ser cobrado. 

Qualidade da água: este dado resume a qualidade da água, possíveis intervenções realizadas, e para onde são encaminhados os resíduos sólidos urbanos

Se tem dúvidas, contacte a empresa 

Seja para esclarecer dúvidas, seja para obter uma informação concreta, contate a empresa para os números ou email que a mesma disponibiliza no cabeçalho. Estes dados também são disponibilizados. 

Além disso, consegue em função dessa informação, gerir melhor as suas finanças pessoais. 

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)