Vida e família

10 atividades para fazer com os seus filhos este verão sem gastar muito

Aproveite as férias de verão para passar mais tempo de qualidade com os seus filhos. Neste artigo, reunimos 10 dicas muito em conta.

Vida e família

10 atividades para fazer com os seus filhos este verão sem gastar muito

Aproveite as férias de verão para passar mais tempo de qualidade com os seus filhos. Neste artigo, reunimos 10 dicas muito em conta.

O verão chegou e com ele as férias e a oportunidade de passar mais tempo de qualidade com os seus filhos. Neste artigo, reunimos 10 atividades que pode fazer com os seus filhos sem gastar muito dinheiro.

Leve os seus filhos à praia

Aproveite o bom tempo, coloque os baldes e as pás de areia num saco e leve os seus filhos à praia. Brinque com eles e ajude-os a fazer as construções na areia que eles tanto gostam.

Lembre-se que deve sempre ir à praia nas horas de menor calor (de manhã ou ao final do dia), leve um guarda sol, protetor solar, de preferência com fator de proteção 50, e água para se hidratarem com frequência ao longo do dia.

Visite museus e monumentos com os seus filhos

Uma forma muito divertida dos seus filhos aprenderem algo novo é visitar museus e monumentos. Aproveite este verão para isso mesmo. Está sem ideias? Damos-lhe algumas sugestões:

  • Museu do Brinquedo em SeiaEntrada gratuita para crianças até aos três anos. Dos quatro aos 17 anos o preço do bilhete é de dois euros. Para si, o valor da entrada é de três euros.
  • MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia em Lisboa – Entrada gratuita para jovens com menos de 12 anos. Se optar por visitar este museu no primeiro domingo de cada mês, também não paga nada, uma vez que as entradas são gratuitas.
  • Serralves no Porto - Entrada gratuita para jovens com menos de 12 anos. Se optar por visitar este museu no primeiro domingo de cada mês, das 10 às 13 horas, também não paga nada, uma vez que as entradas são gratuitas neste período.
  • Torre de Belém em Lisboa - Entrada gratuita para jovens com menos de 12 anos. Se optar por visitar este monumento aos domingos e feridos até às 14 horas não paga nada, pois as entradas são gratuitas neste período.

Faça piqueniques

Convide os seus filhos para fazerem um piquenique num parque. Para torna o dia ainda mais divertido, peça-lhes ajuda na preparação da refeição para levarem, certamente vão ficar muito entusiasmados com a tarefa.

Além da cesta com o piquenique, não se esqueça de levar algo com que possam passar o tempo de uma forma divertida, como por exemplo uma bola, cartas, livros de anedotas ou mesmos jogos de tabuleiro.

No final do dia, aproveitem para andar um pouco de bicicleta ou fazer uma caminhada.

Leia ainda: Literacia Financeira Infantil: Aproveitar as férias para ensinar os seus filhos

Faça sessões de leitura

De forma a promover e incentivar os hábitos de leitura dos seus filhos, sugerimos que façam sessões de leitura juntos. Vá com os seus filhos à biblioteca da sua área de residência e requisite gratuitamente alguns livros.

Prepare em sua casa um local confortável e tranquilo, por exemplo colocando uma cama de rede no jardim. Depois, é só se deliciarem com as histórias que certamente vos vão prender até ao final dos livros.

três crianças, dois meninos e uma menina, brincam num campo de relva, com uma pinhata, enquanto celebram o Dia da Criança

Aposte nos trabalhos manuais

Estimule a criatividade dos seus filhos e desafie-os a fazer trabalhos manuais. Pode, por exemplo, pedir para eles o ajudarem a fazer a decoração da sua festa de aniversário ou simplesmente do próximo almoço ou jantar de família.

Não precisa de gastar dinheiro na compra de material, podem perfeitamente utilizar tecidos de roupas que já não usam, papéis, fitas, plásticos, embalagens que já não têm utilidade, entre outros. A criatividade é o vosso limite. 

Leia ainda: Como ocupar o tempo dos seus filhos durante as “férias grandes”?

Deixe os seus filhos ajudar no jardim

Está a pensar aproveitar as férias de verão para fazer aquelas alterações no seu jardim que já anda a adiar há muito tempo? Ótimo. Faça-o e peça ajuda aos seus filhos para as tarefas mais simples, como arrancar algumas ervas ou regar as plantas. Ajude-os a plantar uma flor ou uma árvore e deixe-lhes a responsabilidade pelo seu tratamento.

Faça jogos tradicionais com os seus filhos

Há quanto tempo não joga às cartas ou ao jogo da mímica, por exemplo? Aproveite as férias e faça sessões de jogos tradicionais com os seus filhos. Faça uma visita ao sótão e resgate os jogos de tabuleiros que já nem se lembrava que tinha.

Pode igualmente optar por fazer jogos mais simples, como por exemplo o jogo do Stop, para tal, só precisa de folhas, lápis ou canetas e boa disposição. 

Leve os seus filhos a visitar parques biológicos

Existem parques biológicos, onde podem encontrar várias espécies animais e vegetais a um preço muito em conta. Por exemplo:

  • O parque Biológico de Gaia. A entrada é gratuita para crianças até aos 6 anos. Para jovens dos sete aos 17 anos o preço da entrada é de apenas um euro. Adultos, é de três euros.
  • O Parque Biológico da Serra das Meadas em Lamego. A entrada é gratuita para crianças até aos três anos. Para crianças e jovens dos quatro aos 17 anos o valor do bilhete é de dois euros (três euros para adultos).

Parques infantis

Por todo o país existem parques infantis de utilização totalmente gratuita. Verifique o que se encontra mais perto da sua área de residência e leve lá os seus filhos.

Além de passarem um dia divertido, os seus filhos vão ter certamente a oportunidade de travar conhecimentos com outras crianças o que é sempre um aspeto muito positivo.

Leia ainda: Férias de verão: ideias frescas de atividades para os filhos

Concertos e outras atividades culturais

Com a chegada do verão existe por todo o país concertos e atividades culturais de entrada totalmente gratuita. Verifique a programação na sua área de residência e concelhos limítrofes e vá com os seus filhos a teatros, a cinemas ao ar livre, a concertos, a mostras gastronómicas e a exposições.

Além de passarem tempo de qualidade consigo, é também uma forma de ficarem a conhecer melhor a cultura da sua região.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.