Habitação

Quais são as vantagens de optar pelo arrendamento?

Arrendar pode ser alternativa para aqueles que procuram casa e não dispõem do montante para comprar ou simplesmente não o pretendem fazer.

Habitação

Quais são as vantagens de optar pelo arrendamento?

Arrendar pode ser alternativa para aqueles que procuram casa e não dispõem do montante para comprar ou simplesmente não o pretendem fazer.

Comprar uma casa implica um grande esforço financeiro, já que é necessário ter mais dinheiro numa fase inicial. Além disso, é também uma decisão que pode parecer mais definitiva. O arrendamento torna-se assim uma alternativa para aqueles que procuram casa e não conseguem ou não pretendem comprar.  

Uma das vantagens de arrendar uma casa prende-se com os custos iniciais. A grande parte dos senhorios exige um mês de renda e mais um ou dois de caução. Para quem não tem um pé-de-meia de alguns milhares de euros, arrendar é opção.  

Mas, os pontos positivos desta alternativa não se ficam por aqui. Neste artigo, vamos analisar quais são as vantagens do arrendamento.  

Leia ainda: 6 tendências para o setor imobiliário nos próximos meses

Menos despesas

Tal como já foi mencionado anteriormente, arrendar uma casa implica menos custos numa fase inicial. Normalmente, os senhorios exigem um mês de renda e mais um ou dois de caução e é esse o montante que deve ter em conta gastar inicialmente.  Já se quiser comprar uma casa, terá de garantir que tem dinheiro para cobrir 10% do preço do imóvel, uma vez que os bancos só empresta até 90% do valor da casa.

Fora estes gastos, não tem de se preocupar com as despesas pontuais nem com impostos, como o IMT (perceba quanto pode custar este imposto através do simulador de IMT) e a escritura, que tem de pagar quando compra uma casa, ou o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que terá de pagar anualmente, ou o condomínio. Estes encargos são da responsabilidade do senhorio. Também não terá de se preocupar com os custos de obras em casa ou no prédio.  

Ao arrendar, sabe o que paga todos os meses o mesmo e não tem despesas inesperadas.  

Leia ainda: Vai comprar casa? Conheça todos os custos, papéis e impostos!

Benefícios fiscais

Arrendar uma casa também traz vantagens do ponto de vista fiscal aos inquilinos. Declarar as rendas no IRS pode equivaler, em alguns caso, a uma dedução à coleta igual a um mês de renda, ou até mais, dependendo da casa ou da região.

São dedutíveis 15% dos gastos com rendas até um máximo de 502 euros.

É mais fácil mudar de casa

Outra vantagem do arrendamento prende-se com a mobilidade. Esta opção permite-lhe mudar de casa com mais facilidade devido à duração dos contratos.  

NRAU: Conheça as alterações na lei do arrendamento urbano
Ler mais

Atualmente, os contratos de arrendamentos têm um prazo mínimo de um ano e a sua renovação é automática de três em três anos. Contudo, a renovação ou não do contrato pode ser estabelecida noutros termos, desde que as duas partes cheguem a um acordo.  

Desde que avise o senhorio dentro do prazo definido no contrato, pode mudar de casa de forma fácil e sem grandes inconvenientes.  

Seguros de proteção de rendas

Há algumas seguradoras que têm produtos com o objetivo de assegurar o pagamento de rendas em situações específicas de maior incerteza económica. Este tipo de seguros pode ser contratado por inquilinos ou senhorios e o valor do prémio vai depender da quantidade de rendas que pretende assegurar e do valor pago mensalmente.  

No caso de o inquilino se vir numa situação de desemprego involuntário - caso trabalhe por conta própria - ou for hospitalizado – no que toca aos trabalhadores independentes -, estes seguros preveem o pagamento das rendas durante um determinado período.  

Desta forma, o inquilino tem margem de tempo para se adaptar à sua nova situação económica, acautelando possíveis desequilíbrios no orçamento familiar.

Leia ainda: 8 seguros menos conhecidos

Estas são as principais vantagens e arrendar uma casa, em vez de a comprar. Claro que na altura de tomar uma decisão, não se pode basear apenas nos pontos positivos. Isto porque o arrendamento tem também os seus pontos negativos, entre os quais está o facto de a casa nunca ser sua e de atualmente, com os juros tão baixos, o valor da renda ser, muitas vezes, superior à prestação de um crédito.

Faça contas, pese os prós e os contra e decida qual a melhor opção para o seu caso.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #arrendamento,
  • #habitação,
  • #inquilino,
  • #renda
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

2 comentários em “Quais são as vantagens de optar pelo arrendamento?
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.