Habitação

Reformular para vender? O que pode ganhar com pequenas obras em casa

Na venda de um imóvel deve garantir que vai fazer um bom negócio. Saiba algumas dicas pare reformular para vender a sua casa.

Bárbara Do Carmo Bárbara Do Carmo , 10 Abril 2019

Se está a pensar reformular para vender a sua casa posteriormente, saiba que algumas obras podem fazer a diferença.

Quando pensamos em vender uma casa, fazemo-lo conscientes de aquele espaço já não é adequado para a nossa família - ou tornou-se demasiado pequeno ou demasiado grande - ou mudámos de emprego e temos que deixar a cidade, ou simplesmente queremos trocar o nosso apartamento citadino por uma casa rasteira no campo (ou vice-versa). As razões para queremos vender um imóvel são variadas e a forma de ganharmos mais dinheiro com isso depende da estratégia que quisermos implementar e, não poucas vezes, de quanto estamos dispostos a gastar.

Vender um imóvel é um passo importante, do qual pode depender o passo seguinte - comprar outra casa - e por isso deve ser muito ponderado, garantindo que vamos fazer sempre o melhor negócio possível. Por saber do peso que uma decisão destas tem na vida e orçamento familiar, decidimos, aqui no Doutor Finanças, preparar algumas dicas que o podem fazer ganhar mais dinheiro (neste caso) na venda do seu imóvel.

Leia ainda: Vender casa sozinho: tudo o que precisa saber

Reformular para vender a casa pode valorizar o imóvel

casal satisfeito a olhar para o telemóvel

Esteja atento às tendências do mercado imobiliário, pesquise e perceba o que está no topo das preferências dos compradores. Para isso consulte sites de especialidade, revistas de arquitetura e de design de interiores e informe-se bem, junto de especialistas, que tipo de alterações estruturais a sua casa pode receber.

Este é um aspeto fundamental, independentemente do tipo de obras que possa estar a pensar fazer. Se vai reformular para vender, veja os vários espaços da casa que pode alterar. Desde mudar as loiças da casa de banho, o chão da sala, ou derrubar paredes, deve sempre contactar alguém que perceba e que o possa aconselhar do que pode e não fazer, sem comprometer o edifício/o espaço é essencial.

Por isso, pesquise que soluções podem valorizar a sua casa, estabeleça um orçamento e consulte vários profissionais que o possam ajudar e aconselhar, garantindo que toma boas decisões e que, efetivamente, aumenta o valor comercial do seu imóvel.

Por exemplo, a kitchenette está de novo em voga e certamente vai dar à sua casa um ar mais moderno, mais harmonioso e mais amplo, fazendo com que os potenciais compradores  interessados aumentem. Confira que derrubar a parede que liga a sala à cozinha não afetará a estrutura casa, nem mexerá com paredes mestras. Se tudo estiver dentro dos conformes, torne estas duas áreas comuns numa só, funcionando como uma extensão uma da outra.

Em contrapartida, a marquise é um compartimento que acabou por cair em desuso. Esta pode ser uma divisão a reformular para vender.

As casas modernas eliminaram-no ou substituíram-no por uma varanda aberta, ou por uma extensão da sala - como um pequeno escritório ou canto de leitura. Se a sua casa tiver um espaço destes, faça o mesmo - elimine-o (aumentando o espaço útil da sala, por exemplo. Ou altere-o tornando-o uma continuidade da casa, em vez de uma varanda coberta, com pouca utilidade ou sentido estético.

Leia ainda: Como valorizar o seu imóvel antes de o colocar à venda

Acabamentos de luxo são uma boa aposta

Outro aspeto fundamental se está a pensar ter algum retorno na venda do seu imóvel são precisamente os acabamentos.

Alguns exemplos, caso o pavimento da sua casa seja em mosaico, material muito usado durante as construções dos anos noventa, pode substituí-lo por flutuante. Nos dias de hoje há flutuante para todos os preços e de todos os géneros e feitios, portanto assegure que a instalação fica bem feita e esta pode ser um bom investimento para reformular para vender a casa mais tarde.

Pinte a casa. Uma boa pintura, que privilegie as cores neutras, também será um ponto positivo para os visitantes, uma vez que cores claras dão amplitude e luminosidade ao espaço.

Dependendo do seu orçamento, veja o que pode fazer com os seus armários da cozinha:

  • Se estiverem em bom estado de conservação dê-lhes apenas alguns retoques, com o objetivo de os tornar mais sofisticados;
  • Se considerar que precisam de ser trocados, veja as opções no mercado - são variadas para todos os gostos e preços.

Detalhes essenciais que podem ser um ponto de partida para tornar a venda do seu imóvel mais rápida.

Leia ainda: 5 erros comuns na compra de móveis e como evitar

Peças de decoração únicas dão personalidade e tornam o seu imóvel mais apetecível

mesa de jantar que vai ser formulada para vender

Normalmente quando compramos uma casa queremos que esteja vazia, pois faz parte do processo recheá-la com as nossas memórias e dar-lhe o nosso cunho pessoal. No entanto, se estiver no lugar de vendedor procure nos pormenores dar personalidade à sua casa.

Use peças decorativas e torne-as o centro das atenções. Isto pode não fazer aumentar o preço da compra, mas certamente que ajudará a apaixonar o comprador. Use flores, por exemplo, na banca da cozinha uma jarra imponente com um arranjo campestre dará certamente um ar mais arrojado ao espaço.

Se tiver peças que possam ter algum valor de mercado, aproveite as visitas à casa para lhes dar destaque, esta pode ser uma boa estratégia para se desfazer delas e ainda ganhar algum dinheiro com isso.

Leia ainda: Na hora de vender a sua casa, lembre-se das mais-valias

O que não pode esquecer

Se está a reformular para vender a casa mais tarde, descomplique e despersonalize o espaço. Assim, terá menos de si e pode ser mais fácil para o potencial comprador projetar-se nele. Inclua alguma decoração que potencialize o espaço ou procure algumas tendências de decoração que o vão ajudar a apresentar o imóvel.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #investimentos,
  • #obras,
  • #reformular casa,
  • #vender casa

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)