Bem-estar

Precisa de contratar um seguro? Damos-lhe 7 dicas para poupar

São várias as situações que nos levam a contratar um seguro. E antes de o fazer devemos ter algumas questões em consideração.

Bem-estar

Precisa de contratar um seguro? Damos-lhe 7 dicas para poupar

São várias as situações que nos levam a contratar um seguro. E antes de o fazer devemos ter algumas questões em consideração.

Inevitavelmente, os seguros estão presentes em toda a nossa vida. No entanto, por falta de conhecimento sobre o tema, por falta de tempo ou por qualquer outro motivo, na hora de contratar um seguro nem sempre são feitas as melhores escolhas.

Quer precise de contratar um seguro obrigatório, que é o caso do automóvel, quer necessite de um seguro facultativo, como o de acidentes pessoais, saúde, viagem, ou qualquer outro, é muito importante seguir algumas estratégias para que possa fazer a melhor escolha e acima de tudo poupar dinheiro. Damos-lhe 7 dicas neste artigo.

Identifique as coberturas que necessita

Quando necessitar contratar um seguro, o primeiro passo é identificar claramente o seguro e as coberturas que precisa de forma a não contratar coberturas desnecessárias e consequentemente pagar mais pelo seguro.

Evite contratar seguros em duplicado

Após identificar as coberturas de que necessita, verifique quais os seguros que tem ativos e as respetivas coberturas. Por exemplo, os seguros que estão incluídos no seu pacote de serviços bancários ou os que estão associados ao seu cartão de crédito, ou os que são oferecidos pela entidade patronal, de forma a evitar contratar coberturas em duplicado.

Leia ainda: Cuidados a ter na contratação de seguros online

Faça várias simulações

Peça simulações em várias seguradoras e mediadores. Atenção que além dos valores de prémio deverá igualmente comparar as condições de cada seguro, nomeadamente, as coberturas (o que está coberto pelo seguro), as exclusões (o que não está coberto), as franquias (o que terá de pagar em caso de sinistro), os períodos de carência (períodos durante os quais não poderá usufruir das condições do seguro) e a abrangência da rede de prestadores bem como as condições de reembolso, no caso dos seguros de saúde.

Verifique se existem campanhas ou descontos

Confirme se existe alguma campanha promocional em vigor, por exemplo a oferta de mensalidades. Verifique igualmente se o segurador faz algum desconto se contratar mais do que um seguro. Por vezes as companhias aplicam descontos a quem contratar vários seguros, independentemente do ramo.

Esteja atento às condições de pagamento

Cada vez mais as companhias de seguros oferecem aos clientes a possibilidade de pagarem o prémio em prestações mensais ou trimestrais, por exemplo. Contudo, muitas vezes são cobrados encargos de fracionamento, o que torna o valor global das prestações mais elevado que o valor anual. Esteja atento a esta questão e se verificar que o pagamento a prestações não compensa, e caso tenha essa possibilidade, pague o valor de prémio anual.

Leia ainda: Quer poupar? Verifique a sua carteira de seguros

Reveja as franquias

A franquia consiste no valor que fica a cargo do segurado em caso de sinistro. Em alguns seguros existem franquias obrigatórias, contudo, existem também franquias facultativas e neste caso quanto mais elevado o valor da franquia mais reduzido será o valor do prémio. Desta forma, poderá solicitar o aumento do valor das franquias para pagar menos pelo seguro. Tenha, contudo, atenção que em caso de sinistro terá de pagar o valor da franquia para que a seguradora possa dar seguimento ao seu processo.

Verifique as condições do débito direto

Existem muitas seguradoras que reduzem o valor do prémio a quem optar pelo pagamento do mesmo através de débito direto. Verifique esta questão antes de contratar o seguro e se tiver benefícios opte por esta forma de pagamento.

Como pode ver, poupar nos seguros não é uma missão impossível. Requer algum tempo e paciência, nomeadamente na análise e comparação de propostas, é certo. No entanto, os benefícios e a poupança que irá obter compensam claramente o esforço.

É importante também alertar que nunca deverá prestar informações falsas nem omitir factos nas propostas de seguro com vista a obter um valor de prémio inferior, sob pena do contrato de seguro ser anulado e não ser indemnizado em caso de sinistro. 

Leia ainda: Sabe que o seu cartão de crédito tem seguros associados?

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe uma resposta

Insira o seu nome

Insira um email válido