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Reclamações: Como apresentar o seu problema no livro amarelo

Já apresentou reclamações? Sabia que estas podem ser feitas de várias formas e que existem vários livros de reclamações?

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Reclamações: Como apresentar o seu problema no livro amarelo

Já apresentou reclamações? Sabia que estas podem ser feitas de várias formas e que existem vários livros de reclamações?

Alguma vez apresentou reclamações? Sabia que estas podem ser feitas de várias formas, já que existem vários tipos de livros de reclamações?

Fazer uma reclamação é um direito do consumidor, seja em que situação for. Se está a usufruir de um serviço que não está a cumprir o estipulado, pode, e deve, reclamar. As reclamações, regra geral, têm uma conotação negativa. No entanto, o facto de um cliente reclamar, deve representar para a entidade visada uma possibilidade de melhoria.

Existe mais do que uma forma de fazer uma reclamação, ou seja, pode fazê-lo no livro físico ou online, sendo estas as formas oficiais de o fazer. Por outro lado, se apenas preferir deixar a sua queixa na forma de sugestão, também pode fazê-lo.

Neste artigo, abordamos um tipo específico de reclamações, as que são feitas no livro amarelo, explicando em que consiste, quando pode ser utilizado e como se processa uma reclamação.

Existem diferenças entre livros de reclamações?

Os vários tipos de livros de reclamações dependem do local ou serviço sobre o qual pretende reclamar. Assim, existem três tipos de livros: o livro vermelho, o amarelo e o azul.

O livro vermelho é o mais comum e está associado a superfícies comerciais ou restauração. Usado, por exemplo, se for a uma loja e pretender reclamar de alguma situação. Uma vez que este é o livro mais utilizado é, vulgarmente denominado, de livro de reclamações. No entanto, não é o único. Este livro vermelho encontra-se em todas as superfícies comerciais e restauração. Em situações de reclamação, os operadores económicos têm de responder ao consumidor no prazo máximo de 15 dias úteis.

Por outro lado, existe o livro azul. Este livro tem este nome devido à sua coloração exterior. Este livro destina-se às reclamações feitas em autarquias e outros serviços de administração local, como juntas de freguesia. Uma vez nestes serviços, se sentir que os seus direitos não foram devidamente acautelados, pode pedir livro azul para expor a sua reclamação. Nestas situações, a queixa é feita em duplcado, o original destina-se ao presidente da câmara ou da junta de freguesia, e o duplicado fica para o reclamante. A resposta deve ser dada no prazo máximo de 15 dias úteis.

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pilha de papeis, documentos com reclamação serviço público essencial, em cima de uma mesa mesa, apenas em fundo escuro e desfocado

O que é o livro amarelo?

O livro amarelo é o suporte de reclamações do setor público. Por exemplo, se se dirigir a um serviço público, como a Segurança Social, e tiver necessidade de reclamar, ser-lhe-á dado o livro amarelo para o fazer. Este livro existe em suporte físico e eletrónico. Assim, não necessita de escrever imediatamente no momento em que a situação aconteceu. Pode fazê-lo no livro amarelo eletrónico, que se encontra online, evitando, assim, alguma perda de tempo.

É importante ressalvar que nem todas as entidades públicas dispõem de livro amarelo eletrónico, ou seja, a opção online pode não estar disponível. No entanto, todas estas entidades têm o livro em suporte físico, logo, pode sempre utilizar esta alternativa.

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Como posso fazer uma reclamação no livro amarelo?

Existem duas formas de efetuar uma reclamação no livro amarelo: em suporte físico junto da entidade pública, ou fazê-lo na plataforma online do livro amarelo.

Na primeira situação, deve dirigir-se à entidade pública em questão e solicitar o livro amarelo. De seguida, deve preencher os campos solicitados. Terá de preencher a data de atendimento, alguns dados pessoais, como nome, contacto, email, entre outros, e o motivo da reclamação, onde deve explicar a situação o mais detalhadamente possível. Por fim, deve assinar a reclamação e ser-lhe-á entregue um duplicado do documento que preencheu.

Se, por outro lado, optar por deixar a sua reclamação e formato eletrónico, deve aceder à página do livro amarelo eletrónico. De seguida, deve selecionar a entidade pública em questão e, progressivamente, selecionar a opção reclamação. Após esta seleção irá aparecer o consentimento para recolha de dados pessoais, assim como, a política de privacidade. Depois de realizar estes passos, vai iniciar o processo efetivo da reclamação, que se assemelha ao do formato físico, ou seja, irá preencher os seus dados pessoais, expor o motivo da reclamação e, se pretender, anexar algum ficheiro que possa ser de interesse. No final, será enviada para o seu email um comprovativo de submissão, que deve guardar até obter uma resposta. Qualquer alteração ao estado da sua reclamação será comunicada por email.

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Existem vantagens em utilizar o livro amarelo online?

A disponibilização do livro amarelo online veio trazer algumas vantagens. Primeiro, torna o processo mais simples, pois pode fazê-lo em casa, de forma mais confortável. Por outro lado, reduz, significativamente, a burocracia e a quantidade de papel, pois todo o processo é feito de forma digital. Por fim, reduz o número de pessoas no espaço físico e evita a alocação de um funcionário para uma situação "não urgente". Esta última vantagem está mais relacionada com a entidade do que com o reclamante.

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Quais as "fragilidades" deste livro de reclamações?

Apesar do direito existente à reclamação, nem sempre estas situações funcionam da forma prevista. Assim, uma das fragilidades associadas ao livro amarelo é a inexistência de um prazo para que as entidades reguladoras se pronunciem quanto às medidas a adotar. O que está estipulado na lei é um prazo máximo de 15 dias úteis para dar a resposta ao consumidor, independentemente da via. No entanto, essa situação tem bastantes falhas, especialmente quando se trata do livro amarelo em suporte físico. No que diz respeito à versão eletrónica, a resposta é quase sempre garantida.

Outra fragilidade associada ao livro amarelo, neste caso em suporte online, é o facto de nem todas as entidades públicas de encontrarem disponíveis para reclamação eletrónica. Apesar do formato físico estar sempre disponível, é necessário disponibilizar a versão online da mesma forma.

Leia ainda: Como fazer uma reclamação formal?

O livro amarelo serve, apenas, para fazer reclamações?

Apesar da sua denominação, o formato online do livro amarelo não serve, apenas, para este efeito. Na verdade, além de reclamações, pode escrever sugestões ou elogios. Para isso, basta selecionar a opção que pretende após selecionar a entidade em questão. Se pretender elogiar a entidade ou, inclusive, o funcionário que o atendeu, pode fazê-lo. Da mesma forma, pode optar por deixar alguma sugestão de melhoria de serviço.

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A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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