Ninguém fica rico a poupar

Este é um dos maiores erros financeiros que cometemos e que nos pode custar passar uma vida inteira à procura de um caminho que não existe.

Provérbios populares como “Grão a grão, enche a galinha o papo” ou “No poupar é que está o ganho” dão-nos uma falsa sensação de orientação financeira, como se bastasse poupar para chegarmos a algum lado. Eu também pensava assim. Cada vez que conseguia renegociar um contrato ou reduzir uma despesa ficava super orgulhoso, como se estivesse a vencer o “sistema” e a ficar um pouco mais perto dos meus objetivos.

Só muito tarde na vida percebi que o que muda a nossa vida não é o poupar, mas sim conseguir mais fontes de rendimento (ou aumentar as que tenho) e depois investir essa diferença em vez de a gastar como celebração das minhas conquistas financeiras.

Leia ainda: Amortizo o meu crédito à habitação ou invisto?

Mudança de mindset financeiro

Estou a dizer-lhe isto nesta altura em que estamos (quase) todos a passar por maiores dificuldades financeiras porque é a altura ideal para que perceba esta mudança de mindset financeiro. Muito provavelmente, já fez vários cortes e já reduziu gastos em várias áreas da sua vida para fazer frente, por exemplo, ao aumento das prestações do crédito à habitação. Tudo o que fez (renegociar o spread, transferir créditos, consolidar, renegociar seguros, etc.) deu-lhe um ganho real que neste momento não nota, mas que vai notar no futuro quando a Euribor baixar para níveis “normais” (que nunca serão os dos tempos da Euribor negativa).

Será nessa altura que aquilo que lhe estou a dizer agora vai fazer todo o sentido e que poderá começar a mudar a sua vida. Assim que voltar a ter uma pequena, média ou grande margem de poupança, o que vai fazer com ela? Tem duas opções: ou volta à vida despreocupada e despesista de antes; ou mantém o seu nível de vida atual - com menos luxos, é certo - e começa a investir essa poupança para criar uma rede de segurança para a crise seguinte - que virá - ou para começar a preparar o seu futuro e o da sua família. 

Leia ainda: Aproveite os novos apoios nas rendas e créditos à habitação

“No investir é que está o ganho”

O que gostava que percebesse a partir de hoje é que não é no poupar que está o ganho, é “No investir é que está o ganho”. Mas, para isso, primeiro precisa de facto de poupar. Mas essa é só a primeira parte do caminho, não é o fim em si. 

Mas investir em quê, quando e como? É aí que entra a literacia financeira. Não é tão difícil como pensa e não deve deixar-se travar pelo medo do desconhecimento. Leia muito. Pergunte muito. Seja “chato” até perceber que ferramentas financeiras são as ideais para si. E quando perceber como funcionam, experimente com pouco dinheiro até compreender os riscos e vantagens. 

A minha vida financeira mudou há poucos anos quando experimentei um investimento sem capital garantido (na altura um fundo de investimento, depois alguns ETF, e posteriormente, fundos PPR) e com uma pequena verba - que estava disposto a perder - consegui em poucos meses um rendimento dezenas de vezes maior do que com todas as minhas poupanças num depósito a prazo.

Depois dessa experiência, já tive anos de muitos ganhos, de ganhos zero, e neste ano, de perdas. E já percebi que estes ciclos de ganhos e perdas são normais e já não me assustam. Na média dos ganhos e “perdas” (só perco se resgatar os investimentos que desvalorizaram), neste momento já estou mais próximo do meu objetivo, que é pagar a minha casa mais cedo. Jamais conseguiria atingir esse meu objetivo apenas poupando: só investindo o que poupo e que ganho com fontes de rendimento extra. Foi a lição que aprendi e que quero partilhar com todos. No meu caso, está a funcionar. Estará na altura de ganhar coragem, perder o medo, e experimentar? 

Leia ainda: Ainda tem dinheiro à ordem ou a prazo?

Pedro Andersson nasceu em 1973 e apaixonou-se pelo jornalismo ainda adolescente, na Rádio Clube da Covilhã. Licenciou-se em Comunicação Social, na Universidade da Beira Interior, e começou a carreira profissional na TSF. Em 2000, foi convidado para ser um dos jornalistas fundadores da SIC Notícias. Atualmente, continua na SIC, como jornalista coordenador, e é responsável desde 2011 pela rubrica "Contas-Poupança", dedicada às finanças pessoais. Tenta levar a realidade do dia a dia para as reportagens que realiza.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.