Carreira e Negócios

Entrevista de emprego online: Que cuidados deve ter e como transmitir o seu potencial

Conheça algumas dicas que podem ajudar a transmitir o seu potencial e saiba o que deve evitar numa entrevista de emprego online.

Devido à pandemia do Covid-19, a maioria das entrevistas de emprego são agora realizadas online. Embora seja uma simples mudança, a verdade é que a passagem de um momento presencial para uma conversa online criou novos desafios, tanto para os entrevistadores como para os candidatos. Para quem está num processo de procura ativa por um novo trabalho, as entrevistas de emprego online trazem benefícios, uma vez que poupa tempo e dinheiro nas deslocações. No entanto, nem sempre é fácil passar o seu verdadeiro potencial ou a imagem pretendida, principalmente se a tecnologia não ajudar.

Além dos problemas com a tecnologia e o local que escolhe para realizar a sua entrevista de emprego online, podem existir outras complicações que talvez nunca tenha pensado. Por exemplo, ao dirigirmo-nos até à sede de uma empresa, por norma estamos mais focados e pressionados a passar a imagem que queremos enquanto profissionais. Mas ao realizarmos a entrevista num local onde estamos mais relaxados, existe a probabilidade de passarmos uma imagem demasiado informal ou até perdermos o foco em alguns pontos essenciais para quem está a avaliar do outro lado do ecrã.

E por isso mesmo, de seguida, vamos abordar alguns pontos essenciais que deve ter atenção numa entrevista de emprego online, de forma a conseguir passar o seu verdadeiro potencial enquanto candidato.

Ler mais: 8 conselhos para escrever candidaturas de emprego mais eficazes

1 - Prepare-se sempre para a sua entrevista

Embora nem todas as candidaturas de emprego signifiquem a possibilidade de um trabalho de sonho, quando queremos ser escolhidos para um novo emprego devemos preparar-nos com antecedência. Mesmo que não possa adivinhar as perguntas que vão ser feitas, pode certamente fazer alguns trabalhos de casa para transmitir maior confiança. Por exemplo, se a sua entrevista for realizada diretamente com a empresa que está a contratar é importante que reúna o máximo de informação sobre a mesma. Veja com calma o site institucional da empresa, verifique as áreas de negócio, analise as conquistas, e tente perceber como pode ser uma mais-valia.

Nunca se esqueça que embora a entrevista seja focada em si, as empresas procuram profissionais que tragam mais-valias e ajudem a solucionar os problemas que existem na empresa. Por isso, se olhar para a entrevista como uma oportunidade de mostrar como é que as suas capacidades profissionais podem ajudar a empresa, aumenta as probabilidades de o entrevistador ver em si a solução que a empresa procura.

Por fim, faça uma análise do seu percurso profissional e selecione aquilo que realmente é interessante falar naquela entrevista específica. Pense de que forma o seu conhecimento pode fazer a diferença e que conquistas profissionais devem ser mencionadas. Não se esqueça que é fundamental não divagar e apresentar os seus argumentos de uma forma clara e concisa.

2 - Nunca inicie as entrevistas de emprego online sem antes testar os aparelhos tecnológicos

Mesmo que tenha uma excelente ligação à internet no local escolhido, é muito importante fazer testes antes de iniciar a sua entrevista de emprego online. Para além de ligar com antecedência o seu computador ou o seu smartphone se for a sua única opção, deve testar a câmara, o microfone e os auriculares, de forma a verificar se tudo está a funcionar na perfeição.

Lembre-se que caso aconteça algum problema técnico no decorrer da entrevista, o mais importante é manter a calma por maior que seja a sua frustração. Se por algum motivo for impossível manter a ligação, pode sempre sugerir uma solução para o problema, como por exemplo terminar a entrevista por telefone ou remarcar para um novo dia. É importante que saiba que caso surja um obstáculo, o entrevistado pode analisar como é que encarou o mesmo.

3 - Escolha bem o local para as suas entrevistas de emprego online e evite todas as distrações

Atualmente, já não é novidade que o local para realizar reuniões ou entrevistas online é um fator fundamental para passar uma boa imagem. A verdade é que nos últimos tempos o que não faltam são exemplos de situações peculiares no decorrer de reuniões em casa. Por isso, se a escolha de local for a sua casa é importante que tenha à disposição uma divisão sossegada, sem ruído, onde não existam interrupções. É ainda importante que a divisão eleita ou pelo menos o ângulo que a câmara vai apanhar não mostre um local desarrumado.

Outro fator importante a ter em conta é a luminosidade da divisão, para que o entrevistado consiga vê-lo bem. Se não tiver luz solar suficiente na divisão, deve acender as luzes e testar novamente a qualidade da imagem da câmara. Caso seja necessário, utilize um candeeiro adicional para que o seu rosto fique devidamente iluminado.

E, não se esqueça que antes de começar a sua entrevista de emprego deve sempre desligar todas as distrações que podem existir. Por exemplo, pode sempre desligar o seu telemóvel ou colocá-lo sem som, desligando também o modo de vibração. No caso do computador, o ideal é fechar todos os separadores que não interessam no decorrer da entrevista. Para além de melhorar a ligação, não corre o risco de receber notificações que podem causar distrações.

4 - Mesmo online, as aparências contam numa entrevista de emprego

Não é novidade que as aparências têm um certo peso na hora de escolher os candidatos. Uma vez que a entrevista pode ser realizada no conforto do seu lar, é importante que não descuide a sua imagem profissional. Por isso, se costuma vestir um fato, uma camisa ou um blazer quando vai a uma entrevista de emprego presencial, mantenha essa prática.

Ao contrário do que podemos imaginar, numa entrevista de emprego conta mais a nossa aparência como profissionais, do que como pessoas individuais. Não é por acaso, que muitas vezes uma produção mais acentuada tem o efeito oposto do que o desejado. Afinal, o entrevistador quer conhecê-lo enquanto profissional e não como é num evento festivo.

Por isso, o ideal é escolher uma roupa profissional, que demonstre a sua capacidade de ter uma imagem cuidada e adequada à função que vai desempenhar.

5 - Não se descuide na sua linguagem verbal e não verbal nas entrevistas de emprego online

A linguagem verbal e não verbal são sempre pontos a ter em conta numa entrevista de emprego, quer esta seja online ou presencial. Embora numa entrevista de emprego a maioria dos entrevistados mostrem algum cuidado com a sua linguagem verbal, muitas vezes têm tendência a esquecer-se da sua linguagem não verbal. E, se pensarmos bem, quantos de nós já avaliámos alguém pela sua linguagem não verbal, como um revirar dos olhos ou devido à falta de um sorriso num determinado momento.

Embora o nervosismo acabe por ter um peso na nossa linguagem não verbal, ao estarmos conscientes da mensagem que queremos passar é possível controlar melhor o nosso corpo. Uma boa tática é mantermos o nosso rosto relaxado e não dispersarmos o foco visual do ecrã. O corpo deve manter-se direito e os pés devem estar bem assentes no chão. Os braços podem estar ligeiramente descontraídos em cima da mesa. Caso tenha dificuldades em manter as mãos paradas, um bom truque é usar um papel e uma caneta e apontar algumas informações relevantes.

Em termos de posicionamento no ecrã, deixamos a dica que deve posicionar a câmara à altura dos seus olhos e o seu tronco deve estar centrado na imagem.

Nota: Em termos de linguagem verbal é importante falar devagar, de forma a conseguir pronunciar corretamente as palavras. Evite ao máximo os tiques verbais e não use termos de calão nem uma linguagem demasiado informal.

6 - Cuidado com a descontração no decorrer da entrevista

Dependendo do tipo de entrevistas de emprego online, alguns candidatos começam a ficar mais descontraídos com o desenrolar da entrevista. E, num ambiente descontraído, por vezes, acabamos a dizer coisas ou a comentar situações que nem sempre são benéficas quando estamos a ser avaliados profissionalmente. Para além disso, se juntarmos o relaxamento a um local que nos sentimos seguros e confortáveis, a nossa postura pode ficar demasiado relaxada e passar uma imagem pouco profissional.

No entanto, isto não quer dizer que não possa encarar a entrevista de forma mais relaxada e ser autêntico. Pelo contrário. Apenas é importante que não se esqueça que tudo o que diz e faz durante a entrevista está a ser avaliado por um profissional que tem um ideal de candidato em mente.

7 - Olhe diretamente para a câmara para transmitir confiança

Embora pareça uma dica óbvia quando o tema são entrevistas de emprego online, a verdade é que a maioria das pessoas acaba por olhar para a janela onde surge o entrevistador. Ao olhar para a janela, o entrevistador não o vê a olhar diretamente para ele, mas sim para o lado. Uma forma de contornar esta situação e transmitir mais confiança é olhar diretamente para a câmara.

Claro que no decorrer da entrevista é normal que por vezes desvie um pouco o olhar. Afinal, não somos robôs com a capacidade de manter o foco numa câmara durante toda a duração da entrevista. O importante é que quando estiver a falar e a escutar, tenha esse detalhe em atenção. Para além de ser uma imagem visualmente mais agradável e transmitir o olhar que é feito presencialmente, mostra que está confiante no seu discurso e que está a ouvir com atenção o entrevistador.

8 - Permaneça focado até ao fim da entrevista de emprego online

Esta última dica é um pouco o resumo de muitos pontos que já foram mencionados, mas é fundamental para terminar a sua entrevista com sucesso. Quando as entrevistas de emprego online estão a chegar ao fim, é normal que sinta algum cansaço e a sua capacidade de foco seja menor. Ao saber que é provável isso acontecer, é aconselhável fazer um esforço para continuar a transmitir uma boa energia e mostrar o seu interesse.

Caso tenha dúvidas ou algum apontamento relevante a fazer, no final o entrevistador costuma perguntar se ficou com alguma questão. Esta é uma boa altura para não só esclarecer as suas questões, como também colocar perguntas que demonstrem o seu interesse pela empresa e pela área que se candidatou. Lembre-se que todos os segundos contam para causar boa impressão e por isso mesmo mantenha-se focado e determinado até ao fim.

Ler mais: Que questões colocar à empresa no final de uma entrevista de emprego?

Não se esqueça que embora os tempos sejam incertos, e possa existir alguma dificuldade em encontrar rapidamente um novo emprego, esteja sempre atento aos sites de ofertas de trabalho e mantenha-se informado sobre as novas medidas de emprego.

Ler mais: Os melhores sites e agregadores de emprego em Portugal

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)