Carreira e Negócios

Progressão na carreira: 10 passos para ser bem-sucedido

A progressão na carreira deve ser planeada com detalhe. Só assim pode atingir os seus objetivos. Saiba que passos dar para ter sucesso.

Carreira e Negócios

Progressão na carreira: 10 passos para ser bem-sucedido

A progressão na carreira deve ser planeada com detalhe. Só assim pode atingir os seus objetivos. Saiba que passos dar para ter sucesso.

Para conseguir uma progressão na carreira é importante que faça um plano que lhe permita atingir os seus objetivos. Assim, deve planear a sua carreira ou, no mínimo, analisar regularmente a sua evolução. Afinal, o mercado de trabalho está em constante evolução e temos de nos adaptar.

Para ter sucesso no mercado de trabalho, os especialistas sugerem que olhe para si como um negócio e não apenas como um funcionário. Ou seja, deve apostar no marketing pessoal e promover o seu trabalho. Por outras palavras, deve saber vender-se.

O que é um plano de carreira?

Acima de tudo, o plano de carreira consiste em pensar e organizar a sua vida profissional. Nesse sentido, é importante ter consciência daquilo que quer e do que fazer. Em suma, deve saber:

  • Quais são os objetivos profissionais?
  • O que quer fazer?
  • O que estudar para alcançar esses objetivos?
  • Como colocar em prática esse plano?
  • Quais os próximos passos?

No fundo, um bom plano de carreira permite-lhe fazer uma caminhada profissional sem tantas "pedras" no seu trajeto, no sentido dos seus objetivos. Existem três pontos chave para planear a sua carreira: autoconhecimento, objetivos e estratégia.

autoconhecimento é simplesmente conhecer-se a si mesmo. Nesse sentido, tem de saber o que quer em cada momento na sua vida profissional.

Por outro lado, os objetivos são as metas que pretende alcançar. Para os conseguir atingir, é necessário escolher os meios adequados. Ou seja, deve definir uma estratégia para alcançar os seus fins.

Leia ainda: Saiba como melhorar o seu marketing pessoal e o impacto na sua carreira

Mas o que fazer? 11 passos para ser bem-sucedido

1. Estude

Dificilmente terá uma progressão na carreira sem ter conhecimento. Dessa forma, estudar será o principal meio para alcançar os seus objetivos. Por isso, faça um plano de formação e pesquise quais os cursos e formações indicados para si.

Por exemplo, para quem quer ser arquiteto é irrelevante ter um curso de culinária (apesar do conhecimento não ocupar lugar). Ou seja, é essencial escolher o que realmente acrescenta valor ao seu currículo para ser o profissional que tanto ambiciona ser.

Por outro lado, não menos importante, é o seu orçamento. A importância de um bom planeamento vai facilitar a gestão do seu orçamento familiar. Para isso, precisa de ter respostas para algumas questões:

  • Quanto dinheiro precisa para os seus estudos?
  • Quando pode fazer o curso ou formação? 
  • Precisa de um dinheiro extra?
  • Consegue ter acesso a uma bolsa de estudo?
  • Pode estudar por conta própria?

Eventualmente, estas são questões que vão colocar-se no seu caminho. Seja como for, com um bom planeamento, muitas destas questões terão resposta imediata. Afinal de contas, não quer "dar um passo maior que as pernas", certo?

2. Defina objetivos

Para uma progressão na carreira, é essencial ter objetivos, sejam eles a curto, médio ou longo prazo. Pode até ter sucesso sem estabelecer metas, mas estará mais longe de obter o desejado sucesso profissional. 

Por outro lado, defina metas que sejam realistas e possíveis de alcançar. Além disso, adapte-as a cada momento da sua carreira. Se necessário, ajuste os seus objetivos. Assim, pode ter certos objetivos aos 25 anos e aos 45 ter outros. Por fim, deve desenvolver novos objetivos à medida que vai atingindo os anteriores. Afinal, não quer ficar estagnado na sua carreira.

Em suma, o seu plano de carreira deve estar em permanente evolução.

Pessoas num local de trabalho em regime de open

3. Progressão na carreira: crie uma rede de contatos

Outra forma de subir na carreira é criar relacionamentos dentro e fora da empresa. Isto porque, só partilhando momentos com outras pessoas poderá evoluir profissionalmente. Assim, participe em conferências, workshops, formações, eventos, entre outras coisas que possam aumentar o seu currículo e o seu conhecimento. 

Quanto maior for a sua rede de contatos, maiores serão as oportunidades de aprender com outras pessoas. Faça reuniões com colegas e pessoas fora da sua organização que possam acrescentar valor à sua profissão.

4. Esteja atento a oportunidades de progressão na carreira

Planear a sua carreira é também estar atento a novas oportunidades e acompanhar a evolução do mercado de trabalho. Regularmente, deve questionar-se: onde quero estar daqui a "x" anos? Obviamente, é impossível planear tudo ao pormenor e vão surgir muitos imprevistos. Contudo, é importante saber o quer em cada momento e onde quer estar daqui a uns anos.

Assim sendo, deve estar atento ao presente, mas antecipe o futuro. Ou seja, pesquise, leia noticias, atualize o seu conhecimento. Só assim, pode prever como estará o mercado de trabalho daqui a alguns anos e estar preparado para as exigências do mesmo. 

Planeie a sua carreira, mas também esteja aberto a novas aventuras profissionais. Por conseguinte, não rejeite uma boa oportunidade por ela não fazer parte do seu plano inicial de carreira.

A vida muda, as pessoas e o mercado de trabalho também. Afinal de contas, as oportunidades aparecem quando menos esperamos e há que aproveitá-las. 

Leia ainda: Tem dúvidas na profissão que deve seguir? Conheça 10 dicas para escolher a carreira certa para si;

5. Aposte na inteligência emocional

A inteligência emocional é cada vez mais importante, não só na nossa vida pessoal, mas também na vida profissional. Controlar e conhecer as nossas próprias emoções, bem como as das outras pessoas, é um desafio com que nos deparamos diariamente.

Mas, porque é importante a inteligência emocional? Em primeiro lugar, potencia o nosso autoconhecimento. Segundo, melhora os relacionamentos entre as pessoas. Em outras palavras, a nossa carreira não é mais do que um conjunto de relações pessoais que estabelecemos todos os dias.

Ou seja, saber lidar com as pessoas implica ter “inteligência emocional”. Só é possível ter uma progressão na carreira, se conhecer as suas limitações e controlar as suas emoções. Por outro lado, deve conhecer os seus colegas de trabalho e saber lidar com eles.

6. Progressão na carreira: faça uma análise SWOT

Saiba ainda que fazer uma análise SWOT é fundamental para a sua carreira. Ela não é mais do que uma ferramenta de análise que lhe permite saber e ter consciência das suas capacidades e limitações. Só assim pode desenvolver estratégias e o seu autoconhecimento.

Ou seja, uma análise SWOT vai permitir-lhe conhecer:

  • As suas forças (S de “strengths”): suas características pessoais positivas que podem ser vistas como qualidades para a sua vida profissional.
  • As suas fraquezas (W de “weaknesses”): as suas características pessoais que limitam a sua vida profissional.
  • Oportunidades (O de “opportunities”): tendo em conta as suas características e preferências, quais as oportunidades que vê para progredir no mercado de trabalho?
  • Ameaças ( T de “threats”): quais os fatores que podem atrapalhar ou ameaçar o seu crescimento profissional?

Em suma, ao efetuar esta análise terá uma maior consciência da pessoa que é e da realidade em seu redor. Ou seja, quais os seus pontos fortes e fracos.

Por outro lado, terá noção de alguns fatores externos que podem influenciar a sua carreira. Isto é, quais as oportunidades e ameaças que vê no mercado de trabalho que podem influenciar a sua vida profissional.

Empresário analisa documentos com uma colega

7. Peça opiniões e avaliações a outras pessoas

Para evoluir na sua carreira, não chega apenas conhecer-se. Assim, é importante conhecer a opinião que têm sobre si e o seu trabalho.

Por vezes, é com as críticas que aprendemos e crescemos profissionalmente. Nesse sentido, seja proativo. Peça, sempre que possível, avaliações aos seus líderes. Só assim, saberá os pontos que pode melhorar.

No entanto, não deve levar possíveis críticas para o lado pessoal, mas sim aproveitá-lasar as mesmas para ver novas oportunidades para a sua carreira.

8. Progressão na carreira: faça uso da tecnologia

A tecnologia é hoje uma ferramenta essencial no mercado de trabalho e na gestão da sua carreira. As redes sociais (Facebook, Instagram e Linkedin, por exemplo) são instrumentos, que bem explorados, funcionam como uma montra de oportunidades. O LinkedIn, por exemplo, é uma plataforma claramente virada para o mercado de trabalho. Por outro lado, nestas plataformas pode promover-se ao mesmo tempo que pesquisa novas oportunidades.

Em sites especializados de emprego também pode encontrar o trabalho que tanto ambiciona. Por exemplo, o Net-empregos,  Sapo Emprego  ou Expresso Emprego, possuem dezenas de ofertas.

Em sites como o "Glassdoor", pode ainda obter informações sobre as empresas empregadoras.

Mas, a principal vantagem da tecnologia, é mesmo o acesso a todo o tipo de conhecimento. Existem conteúdos e cursos gratuitos ou com preços bastante acessíveis, que podem ser interessantes para a sua profissão. Essa é uma boa forma de se tornar um profissional mais qualificado.

9. Faça uma boa gestão do seu tempo

Certamente, já deve ter ouvido que o tempo é dinheiro, certo? A primeira vantagem de uma boa gestão do tempo é a melhoria na produtividade no trabalho. Quanto mais produtivo for no seu trabalho, maiores serão as possibilidades de crescer profissionalmente.

Por outro lado, quando planeia bem os seus horários, consegue desenvolver outras atividades e aptidões no seu tempo livre. Como resultado, quanto maior for a diversidade de experiências, maior será o seu conhecimento e as hipóteses de evoluir na sua carreira.

10. Seja proativo: aceite e sugira novos desafios

Às vezes duvida se deve experimentar um determinado desafio ou área profissional? Pois bem, trate de ser proativo. Ultrapasse as dúvidas e aceite novos desafios, experiências e projetos. Da mesma forma, fale com a sua chefia e exponha novas ideias que possam fazer crescer a empresa.

No entanto, ainda há quem prefira ter uma carreira tradicional. Isto é, ingressar numa empresa que lhes dá boas condições de trabalho e lá permanecem até à sua reforma. Ao longo do tempo, poderá progredir dentro da própria empresa com o acumular da sua experiência ou mediante o surgimento de uma boa oportunidade.

Contudo, vai estar sempre dependente da hierarquia e, eventualmente, da sorte (também faz parte deste processo).

Por isso, é necessário perceber que a realidade mudou e que pela via tradicional, é cada vez mais difícil progredir na carreira, pois o mercado hoje é outro.

Atualmente, as empresas ajustaram-se à rotatividade e o trabalhador é cada vez mais exigente. As oportunidades também são muitas, pelo que o trabalhador pode estar, constantemente, à procura de uma melhor oportunidade de emprego.

Assim, a carreira acaba por se construir ao longo dos anos com a experiência acumulada em várias empresas diferentes. Em síntese, enquanto trabalhador, tem total autonomia sobre a gestão da sua carreira. Agora faça as suas escolhas.

Leia ainda: Como mudar de carreira durante uma crise financeira?

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe uma resposta

Insira o seu nome

Insira um email válido