Emprego

Trabalhador-estudante: Como ganhar dinheiro enquanto se estuda?

Trabalhar enquanto ainda se está a estudar pode ser uma oportunidade para adquirir experiência e começar até a criar uma rede de contactos.

Sara Fernandes Sara Fernandes , 4 Setembro 2020

Estudar e trabalhar ao mesmo tempo é uma opção para aqueles que pretendem ter maior folga orçamental ao final do mês. Afinal, entre estudos, transportes, alimentação e vida social, o período da faculdade consegue ser bastante dispendioso.   

Além disso, trabalhar enquanto ainda se está a estudar pode ser uma oportunidade para adquirir experiência no mercado de trabalho e começar até a criar uma rede de contactos. Mas, para o fazer, é necessário saber gerir e organizar o seu tempo.  

Neste artigo, damos algumas sugestões do que pode fazer para ganhar um rendimento extra enquanto estuda e ainda dicas para organizar melhor o tempo. 

Leia ainda: Trabalhador-estudante: o que precisa saber sobre este estatuto

Dê explicações 

Domina uma disciplina? Por que não aproveitar para dar explicações? Se é rápido a aprender e bom a explicar, pode optar por este caminho. Além de estudar, ensinando, vai conseguir ganhar algum dinheiro.  

Toca algum instrumento? Também pode usar o seu conhecimento para dar aulas particulares.  

A remuneração vai variar consoante o ano de escolaridade ou o local onde as explicações ou as aulas serão dadas.  

Coloque anúncios na faculdade e utilize as redes sociais para divulgar os serviços.   

Baby-sitting 

Se tem jeito para os mais novos, esta pode também ser uma opção para ganhar algum dinheiro extra enquanto estuda.  

Ao contrário de outros trabalhos, o babysitting costuma ser pago em dinheiro e na hora. Além disso, as famílias não se importam de pagar mais para garantir que os seus filhos estão bem entregues. 

Analise a sua agenda e perceba quando tem disponibilidade para colocar este serviço ao dispor das famílias. Altualmente existem sites especializados onde pode criar um perfil, divulgando assim mais facilmente, os seus serviços de babysitting.  

E não se esqueça, este é um trabalho de extrema responsabilidade e os pais são exigentes na hora de escolher alguém que cuide dos seus filhos. 

Torne-se freelancer 

Existem várias profissões que podem ser desempenhadas em regime de freelance, isto é, sem ter de estar vinculado a um empregador de forma permanente.  

Uma vez que a gestão do tempo e do trabalho fica a cargo do freelancer, esta opção pode ser conciliada com os estudos.  

Há plataformas online onde pode procurar ofertas de trabalho. Seja para fotografar, escrever artigos para sites, fazer traduções ou na área do design, por exemplo, esta pode ser uma oportunidade para colocar os seus conhecimentos em prática.  

Negociar o valor do seu trabalho neste registo pode ser mais difícil. Para isso, deve ter e conta a sua formação, os equipamentos utilizados e o grau de dificuldade da tarefa.  

Aposte num estágio renumerado 

A realização de um estágio consiste numa mais-valia para a vida profissional, sendo ainda uma porta de entrada no mercado de trabalho.  

Ao apostar num estágio remunerado enquanto ainda está a estudar, vai não só conseguir adquirir experiência - nomeadamente, na sua área de estudos - como também criar uma rede de contatos. E ainda, ganhar algum dinheiro extra.  

Leia ainda: Saiba tudo sobre os estágios profissionais do IEFP

Dicas para conciliar os estudos com um trabalho

Estudar e trabalhar ao mesmo tempo nem sempre é fácil, mas é possível. É necessário haver disciplina, organização e responsabilidade para que nenhuma das atividades saia penalizada.

Assim, a Adecco, empresa especializada em recursos humanos, partilha algumas dicas para esta fase:

Gestão do tempo: Saber gerir o tempo é uma das condições indispensáveis para poder concluir todas as tarefas com sucesso. É necessário planificar a agenda e dar prioridade às tarefas que consideradas mais urgentes.

Conheça os limites: Estudar e trabalhar é possível, mas apenas se este acumular de funções não influenciar a sua saúde e rendimento. Também importante haver tempo para praticar desporto, ler ou socializar com os amigos.

Respeite as horas de sono: É natural estar mais cansado. Cuidado com as bebidas ricas em cafeína ou bebidas energéticas, pois os seus efeitos duram apenas umas horas e o cansaço não vai desaparecer.

São muitos os estudantes que durante o ensino superior decidem combinar os estudos com um trabalho para ganhar dinheiro e adquirir experiência. Se pretende entrar o mundo do trabalho enquanto estuda, deve ter em mente o seu objetivo final, ser disciplinado e responsável.

Leia ainda: O guia de poupança para estudantes universitários

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)