Carreira e Negócios

Quais as vantagens de um espaço de cowork?

Há muitas vantagens em arrendar um espaço de cowork, uma modalidade cada vez mais utilizada. Saiba o que deve considerar.

Patrícia Neves Patrícia Neves , 17 Novembro 2020

O trabalho remoto é cada vez mais uma realidade, mas para muitas pessoas é essencial separar o local onde trabalha de onde vive. O cowork surge como uma boa opção para este e outros casos, já que permite utilizar um escritório com todas as comodidades a um preço bem mais acessível do que se alugasse o seu próprio espaço. Quais as vantagens de alugar um espaço de cowork? Vamos abordar este assunto neste artigo. 

Conheça o coworking 

A origem do coworking como hoje o conhecemos data do ano de 2005, altura em que nasce em São Francisco, Estados Unidos da América, o San Francisco Coworking Space. O conceito foi desenvolvido por Brad Neuberg, um programador que na altura estava infeliz com o trabalho que desenvolvia. Neuberg idealizou a criação de um espaço que permitisse aos trabalhadores independentes, pequenos empresários ou em trabalho remoto manter a sua liberdade e, ao mesmo tempo, garantir-lhes a partilha de ideias com outros similares. 

O que é, então, o coworking? A tradução do termo para português é algo como co-trabalho, trabalho colaborativo ou cooperativo. Um espaço de cowork tem a mesma estrutura de um escritório convencional, mas neste caso é partilhado por diferentes pessoas ou empresas. Alugar um espaço de cowork é alugar um local de trabalho colaborativo com muitas vantagens para quem precisa de um escritório mas não tem capacidade financeira para arrendar um em nome próprio. Consoante o plano que selecionar, pode alugar o espaço sem reservar uma secretária em concreto, ou garantir que determinado local é apenas para seu usufruto. 

Este modelo de trabalho é utilizado por muitos freelancers para resolver o problema do isolamento. Oferece o contacto com profissionais quer da mesma área, quer de outras distintas, potenciando o networking e o amadurecimento de ideias. Ainda assim, há vantagens e desvantagens de alugar um espaço de cowork, até porque a maioria destes espaços estão apenas localizados nas grandes cidades. Vamos analisar os prós e os contras do coworking

Leia ainda: Dicas para a gestão de um negócio de freelancer que ajudam a poupar

Alugar um espaço de cowork: as vantagens 

Foco e produtividade 

Nem toda a gente tem condições para desenvolver um trabalho focado em ambiente familiar. Há muitas pessoas que precisam de um ambiente profissional, destinado para o trabalho. Mesmo para quem tem um espaço para trabalhar em casa, como um escritório, existem sempre distrações, desde as tarefas domésticas, ao contacto com outros elementos da família ou mesmo as inúmeras opções de entretenimento disponíveis. Principalmente para os freelancers sem obrigatoriedade de horários, o coworking garante-lhes alguma rotina, ajudando-os a controlar os prazos. Assim, um espaço de coworking pode ajudar a ser mais produtivo ou a manter-se consistente ao longo de vários dias.

Networking 

Trabalhar num espaço partilhado é muito útil em termos de networking. É uma excelente oportunidade de ampliar a sua rede de contactos porque no mesmo espaço coexistem profissionais de diferentes áreas, abertos a esta partilha de ideias. 

Estes escritórios partilhados, geralmente, possuem zonas de lazer, como uma copa, ou uma sala de convívio. Fazer pausas acaba por servir dois propósitos, descansar e conhecer novas pessoas. 

Além disso, os espaços de cowork têm por hábito organizar iniciativas com alguma regularidade, para partilha de conhecimento e experiências. Aproveite também estes momentos não só para formar novas parcerias como para dar a conhecer o seu trabalho e ainda para ter acesso a novas ideias. 

Custo-benefício 

Uma das maiores vantagens de alugar um espaço de cowork é o preço. A renda é mais acessível em comparação com o arrendamento de um local próprio. Os valores variam consoante a localização dos espaços, as condições e dependendo dos “serviços” que contratar. Ainda assim, em Lisboa os planos mais simples rondam os 120€ e os 175€. 

Estes valores podem cobrir serviços essenciais: local de trabalho, eletricidade, água, internet, limpeza, máquina de café e espaço para refeições. Muitos possuem, ainda, salas de reuniões, ou ainda escritórios mais “reservados” perfeitos para startups, por exemplo.

Alguns espaços de cowork permitem o arrendamento ao dia e à hora. Isto pode ser interessante para freelancers ou trabalhadores remotos em viagem ou de visita a outra cidade ao país ou para a necessidade de realizar uma reunião mais formal com algum cliente. 

Burocracia reduzida e infraestruturas prontas

A única coisa que precisa de levar consigo para utilizar um espaço de cowork é o computador. Para começar a utilizar um destes escritórios deve dirigir-se ao local, escolher o plano que pretende (hora, diário, mensal, com ou sem serviços “extra”) e começar a trabalhar. Há muito pouca burocracia exigida e os espaços de trabalho já estão prontos para o receber. 

Não há necessidade de comprar secretárias, cadeiras ou outro tipo de material. Terá zonas de descanso, para refeições, café ou lanches, internet de boa qualidade e ar condicionado. Já vai encontrar tudo o que precisa e esta é sem dúvida outra grande vantagem de alugar num espaço de cowork

Endereço comercial 

O coworking permite-lhe também ter uma morada para o seu negócio. Uma vez que aluga um espaço de cowork, pode utilizar esse endereço para receber todo o tipo de correspondência ou de encomendas. Desta forma, mantém privada a morada da sua residência. 

Outro facto interessante é que alguns coworkings permitem o aluguer de um “escritório virtual”. Ou seja, aqui apenas existe o aluguer do endereço, centralizando a correspondência da empresa ou do profissional por conta própria e a utilização da sala de reuniões pontualmente (algumas horas por mês). A verdade é que se vive com outras pessoas, se tem crianças pequenas e animais, sempre que recebe clientes ou possíveis parceiros, fica sujeito a situações que pouco combinam com um ambiente profissional. Assim, e caso se adapte bem ao home office mas gostaria de ter uma morada para a sua empresa e um local para receber clientes, esta pode ser uma modalidade interessante para si. 

Em qualquer um dos casos, terá sempre à sua disposição um ambiente adequado à realização de reuniões que em casa dificilmente conseguirá alcançar. 

mulher a falar ao telefone e a trabalhar

As desvantagens do coworking

Menor privacidade 

Considerando que a maioria dos espaços de trabalho são em open space, num cowork não terá o mesmo nível de privacidade do que num escritório privado. Se o seu trabalho exigir um alto nível de confidencialidade, ou se tiver muitas chamadas durante o dia, cujo conteúdo não possa ser ouvido por ninguém alheio ao projeto, então talvez tenha que optar por uma modalidade mais resguardada. Muitos coworkings oferecem essa possibilidade, ou seja, alugar espaços mais privados, adequados a estas situações ou a reuniões de equipa. 

Dificuldade de concentração

Se por um lado o ambiente profissional potencia a produtividade, por outro, o facto de ser um espaço partilhado com outras pessoas pode ser um desafio para a concentração. Há sempre algum telefonema, pessoas a chegar e a sair e outros ruídos. Analise bem se esse tipo de barulhos o incomoda no seu trabalho. Nesse caso talvez o coworking num espaço aberto não seja o mais adequado para si. 

Localização 

A localização é referida como uma desvantagem na medida em que a maioria dos espaços de cowork estão localizados apenas nas grandes cidades e em zonas mais centrais. 

Quem vive nessas zonas, ou quem tem facilidade de acesso não vê esta questão como uma desvantagem. No entanto, se a deslocação exigir muito tempo e muitos custos, então talvez o espaço de cowork não seja uma modalidade muito vantajosa. Acabará por perder horas em viagem, todos os dias, já para não falar do dinheiro que poderia poupar em transportes públicos ou em combustível e estacionamento. 

Por outro lado, o coworking, estando concentrado apenas nos maiores centros urbanos não é sequer uma opção para todos os profissionais que vivem noutras zonas do país, em locais mais rurais ou mais afastados das cidades. 

Ainda relacionado com a questão da localização, é importante referir que os coworkings mais bem localizados, por assim dizer, em zonas mais centrais das cidades são bastante concorridos e atingem facilmente a lotação máxima. Se está a pensar começar a frequentar um destes espaços, o melhor talvez seja requisitar um espaço de trabalho exclusivamente para si, de forma a garantir que tem sempre um local para trabalhar. 

Avalie se compensa

Quer queiramos quer não, o aluguer de um espaço de cowork acaba por ser sempre uma despesa extra, por mais em conta que seja o valor. Há vantagens em alugar um espaço de cowork, mas pode não fazer sentido para o seu caso. Recomendamos que faça uma análise e perceba quais são as suas prioridades. Trabalha bem a partir de casa? Valoriza o networking? O seu trabalho envolve muitas comunicações confidenciais? Sente que lhe faz falta o contacto com outras pessoas no dia-a-dia de trabalho?

Estas são algumas questões que pode fazer a si próprio para perceber se no seu caso há vantagens em alugar um espaço de cowork. Afinal, se não procura fontes de networking e se consegue ser produtivo a trabalhar, sozinho, a partir de casa, então o coworking será uma despesa extra para si, da qual poderá abdicar. 

Assim, o ideal é que coloque na balança todos os pontos positivos e negativos apresentados neste artigo. Procure definir quais são as suas prioridades e necessidades e escolha o local de trabalho que mais se adequa ao seu negócio: home office, coworking ou escritório privado. 

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)