Colaboradores com desafios financeiros verão a sua produtividade reduzir. Estima-se que passem até 3 horas da sua semana de trabalho à procura da melhor solução para o seu problema financeiro. A isto, devemos adicionar também as más decisões que tomam pela empresa, originadas pelo foco reduzido, com custos bastante superiores.
Um colaborador em stress financeiro estará em permanente busca de uma oportunidade laboral que lhe permita ter um rendimento superior, e caso consiga, a sua saída vai trazer desafios acrescidos à organização. Além disto, e a título mais pessoal, existe uma forte correlação com a saúde mental, autoestima, relacionamentos e saúde física. Se considerarmos que este tipo de conceitos não são ensinados na escola, mas sim em casa, facilmente chegamos à conclusão que existe uma forte lacuna em grande parte da população. Isto porque a maioria das famílias também não compreende nem discute esta temática em casa.
As empresas, como atores sociais que são, têm a responsabilidade de promover um desenvolvimento sustentável da sociedade. Com a rapidez do mundo atual, onde, para trabalhar, precisamos de aprender constantemente, aprender também deve ser um trabalho.
Saiba como a Academia Doutor Finanças, especializada em formação e literacia financeira, pode apoiar as empresas a os seus colaboradores.
Leia ainda: Como evitar a ansiedade financeira?
Bem-estar dos colaboradores deve ser prioridade
As instituições têm como obrigação zelar pelo bem-estar de todos aqueles que consigo trabalham e que contribuam para a sua atividade, sejam clientes, fornecedores ou colaboradores. Num mundo cada vez mais incerto, onde o longo prazo chega cada vez mais rápido, é fundamental que estejamos preparados para lidar com os desafios que surgem pelo caminho.
Se existem evoluções na tecnologia que permitem o desenvolvimento de ferramentas e aumentam a nossa eficiência, ou novas metodologias que nos permitam trabalhar de forma mais integrada e eficaz, vamos querer que a nossa equipa tenha acesso ao máximo de informação e treino, contribuindo para um maior valor acrescentado. A questão que se coloca é: porque é que ainda não é transversal a todas as empresas uma abordagem pedagógica às valências que, ainda que não diretamente ligadas à atividade, contribuem muito para o bem-estar dos colaboradores?
Dentro destas, conceitos de literacia financeira, necessários para qualquer cidadão, são fundamentais para uma vida equilibrada e para o processo de tomada de decisões que impactam, diariamente, a vida de todos nós. A nossa relação com o dinheiro é incontornável e, quando não é saudável, vai trazer consequências para as restantes vertentes da nossa vida.
A Academia Doutor Finanças ajuda empresas e trabalhadores, através de formação financeira adaptada às suas necessidades. A oferta é vasta e adaptada, estando certificada para fazer parte das 40 horas anuais de formação obrigatória. Saiba mais sobre a nossa oferta formativa.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário