Ter um seguro de saúde é uma despesa que cada vez mais ganha importância nas famílias portuguesas. A Dica do Doutor explica-lhe como pode ter um melhor seguro de saúde com o avançar da idade.

O seu seguro de saúde é um instrumento importante para o acompanhar durante vários anos. Ter um seguro de saúde ajuda-o a ter menos gastos de saúde se ocorrerem alguns imprevistos e também para manter uma rotina de consultas e exames regular sobre o seu estado de saúde.

Contudo, um seguro de saúde implica ter uma despesa maior no seu orçamento familiar. Os seguros são despesas que têm peso no seu orçamento familiar, mas são bens necessários que nos ajudam a ter uma vida mais tranquila e saudável.

A prestação mensal de um seguro de saúde não é sempre a mesma, ao longo da vida.

O seu peso no orçamento familiar vai variando conforme a idade e as coberturas que o seguro tem. Quanto mais idade se tem, maior será o valor do custo mensal.

Assim as pessoas com mais de 50 anos têm uma dupla fragilidade: têm mais idade pelo que precisam de mais cuidados de saúde e, com maior utilização, a prestação mensal irá ser maior ao longo do tempo, o que poderá debilitar a sua situação.

dicadodoutor_segurosdesaúde

Se tem mais de 50 anos, a Dica do Doutor sugere ter um bom seguro de saúde e complementá-lo com cartões de descontos em diversos serviços médicos que mais precisa de utilizar.

Para poder ter um bom seguro de saúde, analise as coberturas do seu seguro atual. Tente ter um seguro o mais abrangente possível, com todas as especialidades que mais utiliza ao longo do ano, podendo até tentar reduzir coberturas ou limites de utilização anual nas especialidades que, habitualmente, não utiliza.

Para poder colmatar o valor da prestação mensal, utilize cartões de desconto que correspondem a diferentes especialidades, sendo esta uma solução mais económica para tratamentos de especialidade, do que aumentar estas coberturas por via do seguro de saúde.

Trata bem da sua saúde, pagando o que precisa e sabendo como pode usar mais e pagar menos, em alguma situação pontual que ocorra.