Energia

Como escolher uma janela eficiente?

A escolha adequada de uma janela será fundamental para melhorar o conforto térmico e acústico e a segurança anti-intrusão da sua habitação.

Antes de iniciar uma consulta ao mercado na escolha da melhor solução de janelas eficientes, é importante ter em consideração os seguintes dados: quantidade de janelas e as respetivas dimensões (altura e largura), a orientação das janelas (uma janela localizada numa fachada orientada a norte não tem os mesmos requisitos de uma janela orientada a sul), o tipo de abertura (janela de abrir, de correr, de batente e oscilo-batente) e o tipo de material do caixilho (alumínio, PVC ou madeira).

Isolamento térmico da janela

Uma janela será mais eficiente quanto menor for o coeficiente de transmissão térmica total (valor Uw). A localização do edifício influencia este parâmetro de desempenho da janela, bem como a orientação das janelas na fachada do edifício.

Se as janelas estão orientadas a norte não beneficiam de exposição solar, sendo fundamental minimizar as perdas térmicas (neste caso, é importante ter vidros baixo emissivos e incolores). No caso das janelas orientadas a sul, estas têm uma forte exposição solar pelo que é necessário considerar vidros de proteção solar, complementados com estores exteriores, portadas ou persianas.

A escolha do vidro adequado para cada habitação é determinante para melhorar o desempenho térmico da janela.

De realçar que ao melhorar o desempenho térmico das janelas, conseguirá manter a temperatura de conforto no interior das habitações. Desta forma, sentirá ainda uma redução dos encargos mensais com a fatura da eletricidade, isto porque a substituição por janelas eficientes contribui para a redução do consumo energético até 40%.

Leia ainda: Certificado Energético: o que é e como o pode obter

Isolamento acústico

Uma janela eficiente, além de poder oferecer um excelente desempenho térmico, pode ao mesmo tempo, permitir ter um bom desempenho relativamente ao isolamento acústico do ruído exterior.

Assim, caso o edifício esteja localizado numa zona com muito ruído (ruído de tráfego de carros, comboios ou aviões), deve atender-se à necessidade da janela ter vidros de atenuação acústica (vidros laminados especiais), bem como optar por tipologias de abertura de batente e/ou oscilo-batente (as soluções de correr têm pior classificação quanto à atenuação acústica devido a um menor desempenho quanto à estanquidade à água e permeabilidade ao ar).

Para que se tenha uma noção, substituir janelas antigas por umas eficientes podem permitir uma atenuação acústica que pode variar entre 32 e 45 decibéis (dB).

Leia ainda: Obras em casa? Há novos apoios à eficiência energética

Segurança anti-intrusão

Uma janela eficiente deve ainda permitir obter a melhor classificação quanto à segurança anti-intrusão. Para isso, deve ser escolhida uma janela que tenha ferragens de segurança (fechos de segurança) e vidro laminado.

A escolha adequada destes três parâmetros, são fundamentais para ter as melhores soluções de janelas eficientes que lhe permitem melhorar o conforto térmico e acústico, bem como a segurança anti-intrusão da sua habitação.

Leia ainda: O Certificado Energético pode dar-lhe benefícios fiscais

João Ferreira Gomes é licenciado em Arquitetura (1998), pós-graduado em Gestão Empresarial (2002) e mestre em Construção (2007). Fundou e preside a ANFAJE – Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes – e integra a direção da CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário - e da EUROWINDOOR. É coordenador de seminários técnicos na FCT-Universidade Nova de Lisboa.

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Um comentário em “Como escolher uma janela eficiente?
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.