Carreira e Negócios

Comprar barras de ouro: Onde, como e quanto custam?

Comprar barras de ouro pode ser a solução para quem quer diversificar a sua carteira de investimento. Saiba quanto custa, como e onde comprar.

Carreira e Negócios

Comprar barras de ouro: Onde, como e quanto custam?

Comprar barras de ouro pode ser a solução para quem quer diversificar a sua carteira de investimento. Saiba quanto custa, como e onde comprar.

As barras de ouro não são o investimento mais comum, contudo esta é uma das opções a ter em conta. Para os especialistas, trata-se de um investimento seguro, na certeza de que, a qualquer momento, pode instalar-se uma crise. Assim, mesmo em momentos de incerteza, os investidores não deixam de olhar para o ouro como uma opção segura e rentável.

Veja-se o caso recente da pandemia. Num panorama de grande incerteza onde muitas pessoas perderam, inclusive, os seus empregos, o ouro atingiu valores históricos e mantêm-se até hoje.

As barras de ouro, embora não tenham o lado apelativo de uma joia (pois esta pode ser usada), são facilmente transacionadas no mercado e também podem ficar na família e passar de geração em geração.

Assim, se está a pensar comprar barras de ouro, importa que se informe sobre quanto custam e quais os procedimentos a adotar para fechar um bom negócio.

Comprar barras de ouro: o que influencia o preço?

Apesar deste metal precioso ter muita procura, o seu preço vai sofrendo oscilações. Por conseguinte, existe sempre algum risco neste investimento. Dessa forma, pode comprar uma barra de ouro hoje e, amanhã, ter um preço diferente.

Ainda assim, mais tarde ou mais cedo, vai acabar por ser um investimento que dificilmente dá prejuízo. Por esta razão, a resposta à pergunta: “quanto custa custa uma barra de ouro?” não é exata. Ou seja, depende do momento da compra.

A barra de ouro tem o seu preço fixado diariamente pelo Banco de Portugal. O preço estabelece-se por grama e depende sempre do mercado internacional. Isto é, a cotação do ouro, tal como a de outros metais preciosos, é estabelecida pela LBMA (London Bullion Market Association). Esta é uma entidade sediada em Londres e composta por entidades bancárias, financeiras e ligadas à extração de substâncias minerais.

Há um preço de abertura, às 10h30 (GMT) e um de fecho, às 15h00. Ou seja, o valor do ouro varia ao longo do dia e é indicado em dólares por onça troy (cerca de 31,1035gramas). Assim, sempre que a moeda norte-americana sofre uma variação positiva ou negativa, consequentemente, o preço do ouro oscila.

Além disso, existem ainda outros fatores que podem influenciar o valor deste metal. Por exemplo, a oferta e procura, eventos sociais, políticos ou económicos. Por outras palavras, o preço de uma barra de ouro é consequência de todos estes fatores já indicados.

Além das empresas que compram ouro, existem ainda outros sites onde pode ver a cotação deste metal a qualquer momento. Seguem-se alguns exemplos:

jovem mulher atende, numa loja de venda de ouro, uma jovem cliente que está a escolher qual a peça a comprar

Quanto pode custar uma barra de ouro?

Além das oscilações já referidas, também o peso é um fator essencial a considerar quando falamos no preço de uma barra de ouro. Ou seja, quanto mais pesada for, mais cara fica a barra. Por outro lado, também o nível de pureza do metal vai fazer encarecer a barra.

A melhor forma de saber quanto custa uma barra de ouro, é ir ao local da compra. Isto porque, dadas as rápidas oscilações da cotação, o preço está sempre a mudar. Muitas vezes, um determinado valor só é garantido durante 10 ou 15 minutos. Ou seja, o banco vende por um determinado preço se comprar naquele intervalo de tempo. Assim, ao deslocar-se ao local da compra, sabe o valor exato no momento em que decide comprar.

Existem custos associados na compra de uma barra de ouro?

Sim. Conte com as comissões cobradas pelos bancos. Além disso, se quiser que a barra fique guardada na instituição bancária tem de alugar um cofre. Se quiser levá-la para casa paga uma comissão de levantamento. Para saber o valor destas despesas consulte o preçário do seu banco ou a página do Banco de Portugal.

Onde posso saber o valor do ouro?

Como já indicado anteriormente, no site da LBMA pode ver a evolução diária da cotação. Contudo, o valor indicado de referência é por onças e não gramas. Se quiser ter uma ideia do valor em gramas, pode consultar o site da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, que indica diariamente os preços de referência.

Se quiser mais informações, pode consultar o site World Gold Council. Aqui, encontra não só a evolução do preço do ouro, bem como análises e previsões quanto ao valor deste metal precioso.

Onde posso comprar barras de ouro?

Tendo em conta o elevado valor que representa este investimento, deve ter cuidado com o local onde efetua a compra. Os bancos e ourivesarias são os locais mais seguros para o fazer. Contudo, nem sempre têm barras de ouro para venda, dada a grande procura. Assim, informe-se sobre a disponibilidade e restantes condições antes de comprar.

Certifique-se também que as barras de ouro estão marcadas com as chamadas punções ou marcas de contraste. Ou seja, marcas autorizadas que certificam a sua legitimidade.

Resumidamente, as barras de ouro são um investimento relativamente seguro. Contudo, é preciso estar atento à sua cotação diária, já que pode oscilar bastante.

Deve ter em atenção o valor do ouro por onça e/ou grama no momento da compra e na altura certa (quando o preço for superior ao que pagou), tentar vender. Para isso, existem locais apropriados e seguros onde pode comprar ou vender este metal precioso.

Leia ainda: Venda de ouro: 5 cuidados a ter;

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.