Carreira e Negócios

12 dicas para aumentar os rendimentos

Se é um desafio gerir o seu ordenado até ao final do mês, há várias dicas para aumentar os rendimentos que pode seguir.

Se é um desafio gerir o seu ordenado até ao final do mês, há várias dicas para aumentar os rendimentos que pode seguir. Tenha em conta que precisará de tempo para as fazer.

Aumentar os rendimentos pode também ser útil para conseguir criar uma poupança para fazer face a despesas de 6 a 12 meses, planear uma grande compra em vez de recorrer a um crédito, ou atingir um objetivo, como viajar.

Neste artigo deixamos-lhes 12 dicas para aumentar os rendimentos de forma segura e sem grandes riscos. Tenha em atenção que para aproveitar algumas destas poderá ter de passar recibos verdes.

1. Faça babysitting ou petsitting

Por vezes as pessoas têm de se ausentar e ficam sem ninguém para cuidar de quem mais amam. Fazer babysitting ou petsitting pode ser uma excelente forma de aumentar os rendimentos, desde que tenha um forte sentido de responsabilidade e conhecimentos básicos de saúde, caso aconteça algum imprevisto.

Através de plataformas como a Babysits pode conseguir um rendimento extra como babysitter, e através de plataformas como a Patudos & Companha consegue rendimentos a cuidar de companheiros de quatro patas.

Fora destas plataformas, pode perguntar a família e amigos se precisam do serviço, além de poder anunciar localmente. Por norma, estes serviços implicam deslocar-se ao local.

2.Venda o que já não usa

Aquilo que temos em casa e já não usamos pode ser muito útil para outras pessoas. Use plataformas como o Facebook, o OLX, ou o CustoJusto para vender aquilo que tem em casa em bom estado mas já não usa, conseguindo assim um rendimento extra.

Mas atenção, proteja-se e evite potenciais burlas neste tipo de negócios e certifique-se de que se mantém em segurança ao combinar encontrar-se com compradores sempre em locais públicos ou até perto de esquadras da polícia.

3. Ofereça serviços como freelancer

A economia dos pequenos serviços tem disparado nos últimos anos graças a plataformas como a Fiverr e a Upwork. Apesar de o serviço mais conhecido deste género ser a escrita de artigos para websites que os aceitam – e estes incluem também o Doutor Finançaspode fazer todo o tipo de serviços.

Alguns exemplos passam não só pela escrita de artigos, mas também pela tradução, design, narração, aconselhamento, distribuição de publicidade, programação, transcrição, animação de vídeos, edição, assistência virtual, e muito mais.

Se consegue pensar num serviço que consiga oferecer através da internet e vê haver mercado para tal, vale a pena inscrever-se nessas plataformas e criar um anúncio.

4. Dê explicações

Pode fazer render os seus conhecimentos ao dar explicações. Desde que tenha gosto em ensinar e seja um bom comunicador pode-se inscrever em plataformas como o Learnify para ganhar um extra. Pode também contactar centros de explicações na sua zona a oferecer os seus serviços.

5. Cozinhar para fora

Se sabe cozinhar e tem bons equipamentos em casa pode ganhar dinheiro com eles ao vender produtos para fora. Contacte empresas de catering e restaurantes na sua zona a oferecer os seus produtos – use fotografias de bolos, salgados, ou outros pratos que tenha preparado quando contactar as empresas.

Esta atividade pode implicar algum investimento inicial, inclusivamente por poder ser necessário licenciamento pela ASAE e DGAV.  Considere as suas opções.

6. Venda fotografias

Com uma boa máquina fotográfica – ou um bom smartphone – pode também ganhar algum extra. Bancos de imagens como o Shutterstock e o Istockphoto permitem-lhe vender fotografias tiradas por si daquilo que quiser, sendo que apenas recebe quando um cliente comprar as suas fotografias.

Alguns fotógrafos destacam-se ao editarem as suas fotografias para que fiquem o melhor possível, enquanto outros tiram o máximo de fotografias possível para criarem um portefólio diversificado e aumentarem as suas hipóteses de irem vendendo fotografias.

7. Participe em estudos de mercado

Participar em estudos de mercado é outra forma de aumentar os seus rendimentos.  Empresas como a Marktest, a Multidados, e a Netsonda permitem-lhe participar em estudos através de inquéritos on-line ou grupos presenciais e ser pago por tal.

Muitas vezes o pagamento pode não ser feito apenas em dinheiro, mas também em carregamentos de telemóvel ou vales de desconto.

8. Seja cliente mistério

Há várias empresas que precisam de clientes mistério. Neste serviço faz-se passar por um cliente normal e faz algumas questões previamente combinadas com o objetivo de testar o atendimento da empresa. Pode-se inscrever em plataformas como a Qualidade21 e Gapbuster para fazer este tipo de serviço.

9. Alugue um quarto

Se não ocupa todos os quartos da sua casa, pode aumentar os rendimentos ao alugar um quarto a potenciais interessados. Pode alugar o quarto a longo prazo, ou pode alugá-lo apenas durante alguns dias através de plataformas on-line como a AirBnb.

Apesar de poder ganhar um extra, isto implica alguma perda de privacidade e conforto. Se usar plataformas como a AirBnb, poderá ser boa ideia oferecer alguns serviços extra para os seus hóspedes – como o pequeno-almoço ou a arrumação – para garantir boas recomendações.

10. Venda outros produtos

Se sabe costurar, fazer cestas de verga, quadros de boa qualidade, ou qualquer outro tipo de produto que possa ter mercado, experimente vender o que fizer on-line em plataformas como o OLX ou o CustoJusto, mencionadas acima.

Por outro lado, pode vender artigos por catálogo. Empresas como a Avon e a Oriflame são famosas por usarem este tipo de vendas. Pode contactar estas empresas para ser revendedor, e ganhe uma comissão sobre cada encomenda que fizer.

11. Faça figuração

Com algum tempo disponível e flexibilidade, consegue aumentar os rendimentos ao fazer figuração. A sua figura é, neste caso, o suficiente para ganhar algum dinheiro, sendo que muitas vezes não precisa sequer de falar.

Para conseguir fazer trabalhos em figuração inscreva-se em agências como a Plural, a Figura de Estilo, e a BeCasting.

12. Faça render dinheiro extra

Com as taxas de juro muito abaixo de 1% na maioria dos bancos, depois de poupar o suficiente para cobrir as despesas de 6 a 12 meses e outros imprevistos, vale a pena fazer render o seu dinheiro extra para aumentar os rendimentos.

Muitas vezes associa-se o investimento a opções arriscadas. Mas não tem de ser assim. Pode optar por produtos mais seguros como os seguros de capitalização ou certificados de aforro ou do tesouro.

Se estiver disposto a assumir um pouco mais de risco, contacte o seu banco e explique que procura aumentar os rendimentos. Ouça o que os especialistas nesta matéria têm para lhe oferecer e o que recomendam e tome decisões. Mas, sempre, de forma ponderada e informada. Saiba sempre exatamente em que está a investir e quais são os riscos que está a correr.

Tem ainda outros investimentos disponíveis, como o crowdfunding. Plataformas como a portuguesa Raize permitem-lhe investir em empresas como se fosse um banco. Note que o risco de perder dinheiro em alguns destes investimentos é maior, e não deve investir dinheiro poupado para lidar com imprevistos.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)