Bem-estar

Baile de finalistas à porta? Como poupar e tornar este dia memorável

O baile de finalistas pode ser um dia memorável, mas não pela dívida que lhe causou. Reunimos dicas específicas de poupança.

Bem-estar

Baile de finalistas à porta? Como poupar e tornar este dia memorável

O baile de finalistas pode ser um dia memorável, mas não pela dívida que lhe causou. Reunimos dicas específicas de poupança.

O baile de finalistas deve ficar para sempre na sua memória, mas não pela dívida que lhe causou. Nesta celebração especial, os custos podem ser "pesados". Do vestido ou fato ao calçado, do cabelo à maquilhagem ou acessórios, tudo isto pode tornar este dia bastante dispendioso.

No entanto, existem formas de atenuar estas despesas e tornar este dia memorável, sem gastar uma fortuna. Seguem-se algumas dicas sobre como poupar na ida ao baile de finalistas.

Comece a preparação para o baile cedo

A preparação para o baile de finalistas deve começar o mais cedo possível. Faça uma lista de todas as despesas previsíveis, nomeadamente vestuário e calçado, entre tantas outras. Desta forma, tem noção dos custos e também dos pontos onde vai conseguir poupar.

Para tal, pesquise diversas lojas para comparar preços e fale com colegas para comparar também com o que estão a privilegiar na sua preparação para o baile. Aproveite e fale também com pessoas que já tenham vivido o momento do baile de finalistas para obter alguns conselhos. Uma boa preparação é a chave para uma maior poupança.

Leia ainda: Viagem de finalistas. Que custos devo ter em conta?

Estabeleça prioridades e crie orçamentos

Estabelecer prioridades e criar orçamentos são dois passos fundamentais. Faça uma lista das despesas associadas ao baile de finalistas e defina em quais pode cortar custos. Por exemplo, pode abdicar de um meio de transporte de luxo e direcionar esse dinheiro para o vestido. Ou também pode preferir preterir o look em prol de uma chegada "em grande estilo".

Da mesma forma, deve criar um orçamento para este evento e manter-se fiel ao mesmo. Perceba quanto está disposto a gastar na totalidade, já com tudo incluído. De seguida, atribua parcelas monetárias às diversas categorias, por exemplo, vestido, cabelo e maquilhagem, acessórios, entre outros. Por fim, faça os possíveis para cumprir tudo aquilo que estipulou. O segredo da poupança passa por se manter fiel aos seus orçamentos.

Leia ainda: O impacto da pandemia no desemprego em Portugal

Procure formas de fazer dinheiro extra

Entre as formas de se preparar para os gastos associados ao baile de finalistas, procurar formas de fazer algum dinheiro extra é das mais importantes. Falamos de pequenos trabalhos remunerados ou até mesmo de ajustra a sua estratégia de forma a aumentar as suas poupanças. Por exemplo, pode pôr de lado uma maior percentagem da sua mesada destinada aos gastos com o baile. Pode fazer algumas tarefas extra, como por exemplo, levar a passear os cães dos vizinhos, tomar conta de crianças ou fazer as compras por alguém. Estes são apenas alguns exemplos. O importante é tentar obter dinheiro extra para alocar às despesas que vai ter de enfrentar.

Leia ainda: Finalistas 2019/2020: guia para procurar emprego durante uma pandemia

Evite gastar uma fortuna em roupa e acessórios para o baile de finalistas

Para as raparigas o vestido é o mais importante da noite. No entanto, na maioria dos casos, é também o item mais dispendioso. A verdade é que, muitas vezes, estamos a falar de uma peça que dificilmente voltará a ser usada. Logo, opte por um vestido mais barato. Existem diversas lojas que vendem vestidos de cerimónia a preços acessíveis. Por outro lado, pode também optar por pedir um vestido emprestado. Se tiver um amigo ou familiar que lhe possa emprestar um vestido de cerimónia para o baile de finalistas, a despesa será zero.

O mesmo acontece com os acessórios. Muitas vezes acessórios simples que tenha em casa são mais do que suficientes. Aliás, se o vestido for mais arrojado, os acessórios não devem ser. Procure diversas opções e faça escolhas "economicamente acertadas".

Leia ainda: 5 dicas para ensinar o seu filho a ser solidário sem deixar de poupar

jovem mulher, em casa, trata e arranja o seu cabelo, frente ao espelho

Cabelo e maquilhagem? Tutoriais podem ser os seus melhores amigos

Penteados de gala e maquilhagem profissional são outra das maiores despesas. No entanto, apesar de parecer extremamente complicado, na verdade pode ser bem simples fazer um penteado mais elaborado. Hoje em dia, existem centenas de tutoriais no youtube com dicas e explicações (passo a passo) sobre como obter um look de gala. Assim, um tutorial pode ser a chave para uma maior poupança.

Esta dica estende-se também à manicure. Opte por fazer a sua própria manicure. Neste caso, também tem tutoriais que podem ser úteis.

Leia ainda: Quer poupar? 10 formas menos usuais de o fazer

Não "leve" o fotógrafo profissional ao baile de finalistas

Neste dia, vai criar memórias únicas e é importante ter fotografias a eternizá-las. No entanto, o custo de um fotógrafo profissional pode ser "pesado", mesmo que seja só por umas horas. Pondere evitar este gasto. Hoje em dia, é já rara a pessoa que não tem um smartphone e estes telemóveis dispõem de câmaras com boa resolução. O que faz com que as fotografias fiquem bastante próximas das profissionais.

Leia ainda: 7 dicas financeiras que não podem “escapar” a estudantes do secundário

Reconsidere a compra de sapatos

Para completar o look, os sapatos também são um ponto importante. No entanto, os sapatos tendem a ficar só para a fotografia e são rapidamente substitídos por ténis. Assim, evite investir dinheiro em sapatos novos que apenas vai usar duas ou três horas. Normalmente, são sapatos que não usamos no dia-a-dia, logo, é de evitar gastar dinheiro neste tipo de artigo.

Leia ainda: Trabalhador-estudante: dicas para sentir mais motivação (e organização)

Procure opções económicas para jantar

Muitos bailes de finalistas têm jantar incluído, especialmente se forem para finalistas da faculdade ou ensino secundário. No entanto, alguns apenas disponibilizam a festa após jantar, com bebidas e pequenos snacks. Assim, para evitar gastar muito dinheiro em restaurantes para um grupo grande de pessoas, opte por algo menos dispendioso. Pode combinar com os seus amigos e fazerem o jantar na casa de um deles, optar pelo estilo picnic ou, até mesmo, um sítio da chamada fast-food, que muitas vezes têm descontos na compra de vários menus.

Leia ainda: Não gastar dinheiro? “Nova moda” de poupar mostra como é possível

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.