Já recebeu o reembolso do seu IRS? Neste artigo damos-lhe 3 ideias para aplicar o dinheiro que recebeu de volta. 

Pedro Pais é o fundador do financaspessoais.pt e do forumfinancas.pt. O Pedro é um dos maiores promotores de literacia financeira em Portugal contribuindo com centenas de artigos, ferramentas e simuladores que ajudam as pessoas a poupar, a investir ou a decifrar os mistérios da fiscalidade.

Ao contrário do que tem acontecido em anos anteriores, o reembolso do IRS em 2012 está a gerar muita polémica, como é possível ver neste tópico do fórum, que conta já com mais de 500 comentários. De facto são várias as pessoas que se queixam, mas é de acreditar que em breve a maior parte das situações será regularizada.

Com o reembolso do IRS, que em certos casos é avultado, há que pensar qual o destino a dar ao dinheiro. A minha sugestão é que o utilize na seguinte ordem: amortizar créditos caros, poupar/investir e lazer.

Amortizar créditos caros

Se tiver créditos com TAE (Taxa Anual Efectiva) superior a 5% vai ser difícil encontrar investimentos com rentabilidade semelhantes, pelo que pode poupar muito, a prazo, se os amortizar. Para a maioria dos casos, pode utilizar esta ferramenta para perceber quanto pode poupar mensalmente.

Poupar/ investir

Se não tem créditos ou os que tem são baratos (TAE < 3%), pode aproveitar o reembolso para reforçar as suas poupanças. O caminho mais fácil é através de um depósito a prazo, sendo que hoje em dia é relativamente fácil encontrar soluções com taxas líquidas superiores a 3%. Pode também consultar a lista dos melhores depósitos a prazo, com mais de 80 soluções que lhe vão interessar.

Lazer

Se já não tem créditos e a sua poupança está bem encaminhada, é bastante razoável aproveitar parte do seu reembolso em lazer. Não o faça é antes de ter as suas finanças pessoais em ordem.

Onde e de que forma pode gastar vai depender essencialmente do dinheiro que sobrar e daquilo que mais aprecia, obviamente. Contudo, uma sugestão que lhe deixo é que verifique os agora famosos sites de descontos (por exemplo) Groupon, Lifecooler ou Odisseias, pode ser que tenham boas propostas para o que pretende.