Literacia financeira

10 filmes com lições financeiras para ver em família  

Explicar aos mais novos a importância do dinheiro é uma aventura? Poupar parece um drama? Então este artigo é para si.

Literacia financeira

10 filmes com lições financeiras para ver em família  

Explicar aos mais novos a importância do dinheiro é uma aventura? Poupar parece um drama? Então este artigo é para si.

Por vezes, poupar ou fazer uma boa gestão do dinheiro parece um autêntico filme... de terror. No entanto, nunca é tarde para aprofundar os conhecimentos financeiros.  

Mesmo as famílias com as finanças arrumadas e uma boa literacia financeira, pode não ser fácil explicar a importância do dinheiro aos mais novos. Por isso, nada como contar com alguns auxiliares - como os livros, filmes ou séries - para ajudar nesta tarefa. Estes podem mesmo ser excelentes aliados para aprender mais sobre finanças, poupança e investimentos. 

Com o passar dos anos, muitas são as séries, filmes ou documentários que falam sobre este tema. Por isso, prepare as pipocas, reúna a família e escolha um filme do nosso "cartaz de recomendações"

1. Louca por Compras (2009) 

Este filme é uma comédia romântica que fala de uma jovem jornalista, Rebecca Bloomwood, que é uma compradora compulsiva e sonha trabalhar na sua revista de moda preferida. No entanto, ela consegue um trabalho como colunista para uma revista financeira que pertence à mesma empresa.

Para além de ser um filme divertido, traz ainda várias reflexões importantes sobre o consumismo e o que nos impede de poupar dinheiro.  

Leia ainda: 5 dicas para ensinar os jovens a evitar o consumismo 

2. Em Busca da Felicidade  

Baseado em factos reais, este filme retrata a ambição e a ganância de quem vê na bolsa uma oportunidade para ganhar muito dinheiro e mudar de vida. Neste caso a personagem central do filme chama-se Chris Gardner, um investidor e empreendedor que aposta tudo em Wall Street. 

Esta é uma história de vida emocionante que retrata o percurso de um jovem, pai solteiro, que vivia com grandes dificuldades financeiras e de como se transformou num grande investidor. É uma verdadeira inspiração interpretada por Will Smith e Jaden Smith nos principais papéis. 

Leia ainda: 8 filmes para aprender mais sobre investimentos 

3. Dick e Jane - Ladrões Sem Jeito 

Como melhorar a literacia financeira da sua família
Ler mais

E seguimos para mais uma comédia, desta vez sobre um casal, Dick (Jim Carrey) e Jane (Téa Leoni), que vivia uma vida boa e confortável até ele ser despedido. Para piorar ainda mais as coisas, quando chega a casa para dar a notícia à sua esposa, Jane (Téa Leoni), esta informa-o de que acabou de se despedir do seu emprego. 

Sem poupanças e afundados em dívidas, o casal decide fazer assaltos para manter o seu estilo de vida e ficarem solventes. No entanto, logo percebam que uma carreira criminosa pode magoar pessoas inocentes.  

Um filme com muitas peripécias e momentos engraçados, e que mostra as consequências de não lidar com uma situação financeira difícil de forma honesta. Algumas das possibilidades para este casal poderiam passar por ter um fundo de emergência, negociar as suas dívidas e, claro, poupar dinheiro.

Leia ainda: Ter uma poupança além do fundo de emergência, faz sentido?  

4. Moneyball: Jogada de Risco 

Billy Beane (Brad Pitt), treinador de Oakland Athletics, enfrenta uma situação crítica: a sua equipa de basebol está consecutivamente a perder os seus melhores jogadores, aliciados pela fama dos grandes clubes e dos seus ordenados competitivos. 

Perante um orçamento apertado e frustrado por não conseguir contratar jogadores de renome, Beane aposta numa estratégia ousada. Com a ajuda do economista Peter Brand (Jonah Hill), juntos, criam uma equipa teoricamente perfeita de jogadores completamente subvalorizados.

Com este método revolucionário, a equipa começa a apresentar resultados extraordinários, superando clubes mais ricos e tornando Beane e os Oakland Athletics num caso de sucesso inesperado. 

Leia ainda: Como poupar se ganho pouco?

5. O Fundador (2016) 

Se é um fã de hambúrgueres, prepare-se para ficar com fome. Não fosse este filme sobre como foi fundado o império McDonald’s. Uma lição sobre persistência, empreendedorismo, inovação, perseverança e jogos de poder.

Durante cerca de duas horas descubra as voltas que a história teve e que acabaram por tornar a pequena casa de hambúrgueres dos irmãos McDonald, numa das maiores cadeias de fast food do mundo.   

Assim, na próxima vez que a sua família comer McDonad’s, já sabem todos a sua origem e os esforços que foram feitos para ter um negócio de sucesso.  

Leia ainda: Apps para empreendedores: 8 ferramentas para gerir o seu negócio 

6. A Rede Social

Esta é a história de como é que nasceu a ideia de Mark Zuckerberg  de criar uma das redes sociais com mais impacto em todo o mundo: o Facebook.  

Um filme que mostra como Zuckerberg, determinado, conseguiu fundar a empresa a partir do zero e tornar-se o mais jovem bilionário da história. 

Esta temática pode interessar os mais novos aí em casa e mostrar que é preciso trabalho e foco para atingir os objetivos.  

Leia ainda: Redes sociais: Consegue identificar os perigos? Tome precauções 

7. Minimalismo: Um documentário sobre as coisas importantes 

Uma vez que o filme que sugerimos anteriormente fala de redes sociais, plataformas que podem levar a um aumento do consumismo, nada como mostrar o inverso: a importância das coisas simples.  

O Minimalismo é um documentário que mostra como é possível viver com menos e reeducar a forma de ver e gastar o dinheiro através de entrevistas a pessoas que rejeitam a premissa de que as posses materiais trazem felicidade. 

Leia ainda: Minimalismo nas finanças pessoais: O que é e como aumenta a poupança 

8. Living on One Dollar  

Acha difícil praticar o minimalismo que falámos no ponto anterior? Então este documentário vai ainda mais longe e mostra como quatro amigos conseguem viver com apenas 1 dólar por dia.

Uma condição de milhões de pessoas no mundo, que constitui uma oportunidade para pensarmos naquilo que realmente precisamos para viver. 

Leia ainda: Como aproveitar as férias em família com pouco dinheiro? 

9. Até Que a Sorte Nos Separe 

Uma produção brasileira que foi inspirada no best-seller “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”.  

Uma comédia que conta as aventuras de um casal que consegue, duas vezes, o quase impossível: ganhar o Euromilhões. No entanto, em dez anos, conseguem gastar tudo. E como? Este é um filme que explica que, mesmo com uma boa conta bancária, é necessário definir um orçamento familiar, planeamento, controlo e uma boa gestão financeira.  

Leia ainda: Raspadinhas: Cuidados a ter para jogar com moderação e evitar o vício 

10. Apanha-me Se Puderes  

Literacia financeira para crianças: 8 livros que ajudam pais e filhos
Ler mais

Aos 18 anos, Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio) já trabalhou como médico, advogado e copiloto. Ele domina a arte do disfarce e aproveita as suas habilidades para ganhar dinheiro, tornando-se assim no criminoso mais bem-sucedido dos Estados Unidos. No entanto, tem atrás de si o agente do FBI, Carl Hanratty (Tom Hanks), que decide fazer de tudo para conseguir encontrá-lo e prendê-lo.  

Frank, apesar de ser um criminoso, ensina-nos sobre adaptabilidade e como conseguir arranjar dinheiro extra fazendo qualquer coisa (dentro da legalidade, claro).  

Leia ainda: 14 Formas de ganhar um rendimento extra 

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.