Vida e família

8 filmes para aprender mais sobre investimentos

Neste artigo, deixamos-lhe oito sugestões de icónicos filmes sobre investimentos que já passaram pelo cinema.

A bolsa e os investimentos financeiros em geral despertam, desde há décadas, o interesse da sétima arte. Há filmes que retratam o que se passa nos bastidores da alta finança com imensa clareza, quer em tom de comédia, quer num tom mais dramático. Pode estar certo é que estes filmes não servem apenas para entretenimento e soltar gargalhadas, mas também servem para aprender e muito sobre investimentos.

Assim, mesmo que o momento seja de lazer, aproveite para aprofundar os conhecimentos financeiros e sobre investimentos assistindo a um filme.

Leia ainda: Lições financeiras que podemos retirar da série “A Guerra dos Tronos”

A Grande Aposta

Ano: 2015

A Grande Aposta retrata um dos acontecimentos mais marcantes a história mundial, a crise financeira de 2008. O filme explica como a crise começou nos Estados Unidos e em particular no setor imobiliário norte-americano. Conta ainda como foi possível ganhar muito dinheiro apostando que o mercado imobiliário ia cair. Ou seja, que quem comprava casa não tinha dinheiro para as pagar, ia entrar em falência e o mercado ia colapsar. Retrata na perfeição as razões que levaram a que o segmento imobiliário de alto risco, também conhecido como subprime, fosse o rastilho de uma das maiores crises financeiras de que há memória.

Este filme conta com atores como Christian Bale, Brad Pitt, Ryan Gosling e Steve Carell nos papéis principais.

To Big To Fail

Ano: 2011

À semelhança de "A Grande Aposta" este filme surgiu também na sequência da crise financeira de 2008.

A verdade é que até a crise financeira de 2008 eclodir, parecia estar estabelecida a ilusão generalizada de que era impossível ou, pelo menos, muito pouco plausível, que grandes instituições financeiras e bancos, precisamente por serem grandes instituições pudessem falir. Infelizmente a realidade veio mostrar exatamente o contrário. O que este filme também mostra são as práticas pouco éticas e os esquemas fraudulentos que levaram à falência de grandes instituições. O cenário do filme são os mercados financeiros norte-americanos nos primeiros 10 anos deste século e que conduziram a uma crise mundial sem precedentes.

Margin Call: O Dia Antes do Fim

Ano: 2012

Muito se escreveu sobre o colapso financeiro de 2008 nos Estados Unidos e este e mais um. No entanto, tal como os anteriores, é único porque aborda outras facetas deste grande acontecimento mundial e ajudam-nos a perceber melhor essa grande crise, a "Grande Recessão" e que é bastante complexa.

Margin Call retrata precisamente o evento que deu origem à crise conhecida como a crise do subprime em 2008, a falência de um dos maiores e mais prestigiados bancos de investimento norte-americanos, o Lehaman Brothers. O filme retrata as últimas horas vividas naquele banco antes de ser anunciado o colapso na perspetiva dos colaboradores daquele banco.

Leia ainda: A falência da Lehman Brothers foi há 10 anos: como nos podemos precaver para uma próxima crise económica?

O Lobo de Wall Street

Ano: 2013

Este é talvez um dos filmes ligados à bolsa e aos mercados financeiros. Mais uma vez também se baseia em factos reais, O filme conta como são os bastiadores em Wall Street e dos corretores da bolsa de valores norte-americana. Retratando o seu dia a dia.

Este filme tem tanto de cómico como de trágico. Centra-se na vida de Jordan Belfort, um antigo corretor e retrata a sua vida de excessos com drogas e festas. Além disso, aborda também todas as ilegalidades e comportamento pouco éticos que faziam parte do seu dia a dia.

Conta com Leonardo Di Caprio no papel principal e a realização de "O Lobo de Wall Street" esteve a cargo de Martin Scorsese.

Wall Street: Poder e Cobiça

Ano: 1987

Este filme é um clássico dos anos 80 e tem algumas semelhanças com "O Lobo de Wall Street". Mas neste filme, a história é fictícia.

O filme mostra os bastiadores de Wall Street nos anos 80 a partir da vida de um jovem corretor, Buddy Fox. Retrata todo o ambiente de poder, ganância e milhões que por lá se vivia e mostra algumas estratégias de investimento. Mostra como foi a vida do jovem Fox que cresceu a admirar Gordon Gekko, um multimilionário ganancioso. O filme conta com Charlie Sheen e Michael Douglas na interpretação desses dois personagens principais.

Este filme faz pensar nas consequências de uma vida movida pelo poder e ganância e como isso afetava tanto a vida pessoal como a vida profissional do investidor experiente e do seu aprendiz. Faz-nos pensar na importância do equilíbrio entre estes patamares e na necessidade de fazer boas escolhas de investimentos.

Leia ainda: Investimento sustentável: investir e ajudar o planeta

À Procura da Felicidade

Ano: 2006

Todos desejamos ser felizes. Este é mais uma excelente produção cinematográfica para aprender mais sobre investimentos.

O filme retrata a ambição e a ganância de quem vê na bolsa uma oportunidade para ganhar muito dinheiro e mudar de vida. Neste caso a personagem central do filme chama-se Chris Gardner, um investidor e empreendedor que aposta tudo em Wall Street e baseia-se em factos reais, o que o torna ainda mais atraente. O filme centra-se na trajetória de vida dessa personagem.

É uma história de vida emocionante pois retrata o percurso de um jovem que vivia com grandes dificuldades financeiras e como ele se transformou num grande investidor. É uma verdadeira inspiração interpretada por Will Smith e Jaden Smith nos principais papéis.

Becoming Warren Buffett

Ano: 2017

Este filme em jeito de documentário foi lançado numa plataforma de streaming, a HBO. Este documentário gira em torno de um dos maiores investidores de sempre, Warren Buffett.

Através deste documentário é possível conhecer melhor quem é o homem por trás deste investidor de sucesso quer tem estratégias de investimento que são seguidas por muito investidores. O filme descreve aspetos da infância deste guru de Wall Street, bem como os seus hábitos e rotinas atuais quer ligadas ao seus investimentos, quer no âmbito da gestão da sua empresa, a Berkshire Hathaway.

Leia ainda: A constituição de uma carteira de investimento

O Fundador

Ano: 2016

Ora aqui está um filme para quem é fã de hamburgueres McDonald's e quer saber um pouco mais sobre a sua origem e sobre o seu criador, Michael Keaton. Como é que este negócio passa de um simples café para um dos maiores negócios de fast food de todo o mundo. É mais uma história de investimentos de sucesso e de um gestor visionário que o irá, certamente, inspirar.  

Descubra ainda outros filmes no artigo "5 filmes para quem quer saber mais sobre finanças".

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)