Literacia financeira

Portal Doutor Finanças: conheça as novas funcionalidades

O novo Portal Doutor Finanças tem várias utilidades e ferramentas para aumentar a literacia financeira das famílias portuguesa. Conheça as novas funcionalidades do portal e como pode utilizá-las.

Rita Amaral Rita Amaral , 3 Outubro 2019

Existe uma preocupação crescente com a educação financeira dos portugueses e das próximas gerações. 

Segundo Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, um dos principais problemas da vida financeira é a falta de controlo e conhecimento que as pessoas têm sobre as suas próprias finanças pessoais. 

“A falta de informação e literacia financeira também ajuda a que grande parte dos Portugueses não tenha noção de quantos créditos tem, quanto paga de taxa, qual o prazo e, principalmente, não tenha a perceção de que é possível fazer alguma coisa para melhorar as suas condições”, afirma o CEO. 

Porquê um Portal de Literacia Financeira?

Após os anos de crise financeira, nota-se que os portugueses têm mais conhecimentos. Mas infelizmente ainda há muitas pessoas que não conseguem responder à questão «para onde vai o meu dinheiro?». 

Os dados dos últimos anos mostram-nos como é necessário dar ferramentas de gestão financeira às famílias. Só em Julho de 2019, os valores de crédito ao consumo atingiram máximos de 687,6 milhões de euros, mais 15% que no mesmo mês em 2018. Um valor equivalente a valores de 2008, 2009 e 2010, anos esses antes da crise financeira. 

Estes dados mostram que o crédito ao consumo é a principal causa do sobreendividamento. Torna-se fundamental a educação financeira, para que faça uma gestão adequada do orçamento familiar, não só durante todo o ano, mas também ao longo da vida. 

Atualmente recebemos mais de 200 mil visitas por mês, por isso sabemos a responsabilidade que temos quando muitos nos procuram para ajudarmos a organizarem as suas finanças. 

Para podermos dar mais conhecimentos em diferentes áreas e criar melhores ferramentas, em Setembro de 2019, reformulámos o nosso Portal para que continuasse a ser um espaço com informações credíveis e relevantes e promover mais a literacia financeira junto das famílias. 

O Portal Doutor Finanças é um portal que pensa o presente e o futuro das famílias. Queremos que as novas ferramentas ajudem os portugueses no seu caminho de ganhar conhecimentos financeiros, que lhes permite tomar melhores decisões sobre a vida financeira.

As novidades do novo Portal Doutor Finanças

Navegação mais estruturada 

Criamos uma homepage visualmente dividida em blocos temáticas, para que possa saber os artigos mais recentes, bem como aceder a artigos de fundo dos temas principais, como “Regresso às Aulas: guia de poupança completo para pais e filhos” ou "Guia para juntar vários créditos. Saiba tudo o que deve analisar".

No menu principal, pode ainda consultar os últimos artigos publicados e artigos relacionados com o tema do mês. 

Separador para Simuladores 

Sabemos que as ferramentas do Doutor Finanças ajudam as famílias a planear a sua vida financeira ao longo do ano. 

As nossas calculadoras e simuladores têm um separador próprio no topo da página. Pode assim procurar os simuladores mais vistos ou escolher o simulador de acordo com o seu objetivo. 

As ferramentas mais populares são a Calculadora Salário Líquido 2019, a Calculadora de mais-valias de imóveis e o Simulador de Subsídio de Desemprego. Pode também aceder às tabelas de retenção de IRS na Categoria "Impostos" ou calcular a prestação do Crédito Habitação na categoria "Poupança". 

Dossiers temáticos 

Na gestão do orçamento familiar, existem certas alturas do ano em que pensamos mais em algumas questões do que noutras. Em Janeiro notamos a procura de renegociação de crédito, em Maio um grande interesse no tema do IRS e no final do ano as atenções estão no Regresso às Aulas e nos produtos de PPR.  

O novo Portal permite-nos criar dossiers temáticos a qualquer altura do ano e adaptar-se às necessidades de diferentes utilizadores que estejam em diferentes fases da vida financeira. 

O dossier é composto por artigos de fundo, respostas a perguntas usuais, Dicas do Doutor para gerir o dia-a-dia, bem como testemunhos de pessoas que conseguiram poupar. 

Utilização independente 

Quer ler os últimos artigos? Aceda ao menu e veja os artigos que lhe interessam. Quer utilizar a calculadora? Aceda ao menu de Simulares e vá direto ao assunto. Quer saber mais sobre os nossos serviços? Escolha uma das nossas páginas a explicar passo-a-passo como podemos ajudá-lo a poupar. 

O novo Portal permite que encontre o que procura sem andar de página em página. Criámos atalhos em várias páginas para ir diretamente para a página que precisa, organizamos a informação por temas, temos uma seção para responder às suas perguntas frequentes.  

Tornamos assim a sua navegação mais prática, eficaz e independente. A qualquer acesso, procure e encontre rapidamente a solução de que precisa. 

Um Portal feito «em casa» 

O Portal Doutor Finanças é um projeto interno que envolveu várias equipas, com profissionais multidisciplinares nas áreas de IT, Design e Usabilidade, Marketing e Comunicação. 

O novo portal foi desenvolvido de raiz em WordPress. Para que a criação de conteúdos fosse o mais independente possível, desenvolvemos para este projecto um construtor de páginas especificamente desenhado em PHP para a ferramenta nativa do WordPress, o Gutenberg. Utilizando as melhores e mais actuais práticas de desenvolvimento, foram utilizadas tecnologias como HTML 5 + CSS 3, PHP 7, Twig, AngularJs, Jquery, Bootstrap4, entre outras.

Esta plataforma promove a independência na criação de artigos dos produtores de conteúdo e também uma maior autonomia na estratégia e construção de novas páginas e áreas dentro do Portal Doutor Finanças. 

Também a usabilidade, experiência do utilizador e a acessibilidade foram trabalhadas.

"A arquitectura de informação foi revista para facilitar a navegação do utilizador, criando um site mais uniforme e com ferramentas acessíveis em vários pontos da pesquisa. Temos assim uma plataforma de conteúdo madura e pronta a ajudar as pessoas a poupar", explica André Gavino, responsável pela área de Design e Usabilidade no Doutor Finanças e que foi o coordenador da implementação deste projeto.

Literacia Financeira em Portugal

Na partilha de conhecimentos para aumentar a literacia financeira, o Programa Nacional de Formação Financeira tem programas dedicados a levar a educação financeira para as escolas de todo o país, bem como o portal oficial Todos Contam, disponibilizando ferramentas e divulgam iniciativas que cheguem às comunidades.

O Doutor Finanças tem o papel de complementar as informações existentes. Os nossos conteúdos ajudam os portugueses a planear o orçamento familiar ao longo do ano, a criar estratégia para ter um fundo de emergência, a utilizar a poupança para as mais variadas despesas, a procurar as melhores soluções nas suas decisões financeiras, a melhor gerir os seus créditos, a negociar com as entidades financeiras uma melhor proposta. Com mais conhecimentos financeiros, é possível tornar o dinheiro numa ferramenta para a liberdade e a felicidade.

Partilhe este artigo

Deixar uma resposta

2 comentários em “Portal Doutor Finanças: conheça as novas funcionalidades