Vida e família

Seguro de autocaravanas: que coberturas existem e o que deve ter em consideração

Está a pensar comprar uma autocaravana? Saiba o que deve ter em consideração e que coberturas existem num seguro de autocaravanas.

Nos últimos anos, o número de adeptos de autocaravanas tem aumentado em Portugal. Uma vez que, este tipo de veículo, permite uma maior liberdade na hora de conhecer vários destinos, dentro e fora do nosso país. Embora muitas pessoas optem por alugar uma autocaravana para as suas férias, a verdade é que existem cada vez mais pessoas que preferem fazer um investimento a longo prazo e adquirir uma, seja esta nova ou usada.

E caso já seja proprietário de um veículo deste género ou este tipo de investimento faça parte dos seus planos, é fundamental que se informe bem sobre o seguro de autocaravanas. Por isso, de seguida, vamos indicar-lhe alguns fatores que deve ter em consideração antes de contratar um seguro de autocaravanas, mas também que coberturas existem e podem ser interessantes consoante as suas necessidades.

5 fatores que deve ter em consideração antes de contratar um seguro de autocaravanas

1. Pense na utilidade que vai dar à mesma para contratar um seguro de autocaravanas à sua medida

Antes de começar à procura de modelos de autocaravanas e consequentemente de um seguro para a mesma, deve pensar na utilidade que pretende dar a este veículo. Ou seja, vai usar a sua autocaravana apenas nas férias de verão? A sua autocaravana vai ser usada por toda a família na maioria dos fins de semana e em todas as férias que tiver? Está a pensar comprar uma autocaravana para alugar a amigos ou a pessoas interessadas? Em média, quantas pessoas vão viajar na sua autocaravana? O seu veículo vai estar maioritariamente parado em parques de campismo?

Ao responder a estas questões, fica a ter consciência da utilização que pretende dar a sua autocaravana, ficando mais fácil escolher um veículo e um seguro de acordo com as suas necessidades reais. Por exemplo, se o objetivo passar por viagens pontuais, podem existir coberturas demasiado dispendiosas para o tipo de utilização que pretende fazer, uma vez que as probabilidades de situações mais específicas acontecerem são menores. No entanto, se vai fazer um uso regular da sua autocaravana, alguma proteção adicional pode ser interessante, uma vez que vai fazer muitos quilómetros, viajar por diferentes tipos de estrada, lidar com condições climáticas distintas, e até estacionar em diferentes tipos de locais.

Nunca se esqueça que o melhor seguro para um conhecido seu, não tem que ser obrigatoriamente o melhor seguro para si. Afinal, cada pessoa tem as suas próprias necessidades e dá um uso distinto a uma autocaravana. Por isso, o melhor mesmo é contratar um seguro à sua medida.

Leia ainda: Férias: que perguntas tem de fazer antes de reservar o seu alojamento

2. Antes de assinar contrato lembre-se que o plano que escolher deve ter em mente os ocupantes e não só o condutor

Seguro automóvel: o que é o seguro contra todos os riscos?
Ler mais

Se vai adquirir uma autocaravana para viajar em família ou com amigos, na hora de contratar um seguro de autocaravanas deve ter em mente que os outros ocupantes também podem e devem estar protegidos pelo seu seguro.

Hoje em dia, várias seguradoras já têm este fator em consideração, oferecendo nos seus planos base proteção aos ocupantes da viatura que não sejam o condutor. No entanto, nem todas as seguradoras dispõem desta cobertura no seu plano base e, por isso mesmo, deve ter isso em consideração antes de assinar um contrato.

Lembre-se que em caso de acidente, se tiver uma cobertura que proteja os ocupantes, as despesas médicas e hospitalares, bem como medicamentos e transporte podem facilmente ser suportados pela sua seguradora. Embora este não seja um cenário que a maioria das pessoas goste equacionar, a verdade é que este tipo de cobertura pode fazer toda a diferença na sua carteira, caso venha a ter uma acidente.

3. Deve verificar o que está coberto nas deslocações ao estrangeiro

Esta é uma temática muito relevante para quem pretende adquirir uma autocaravana para explorar vários destinos além fronteiras.

A verdade é que muitas seguradoras dispõem de coberturas bastante úteis a nível nacional, mas nem todas oferecem os mesmos benefícios em viagens no estrangeiro. Logo, se está à procura de um seguro que lhe ofereça alguma proteção adicional nas suas viagens internacionais aconselhamos que contacte diretamente com as várias seguradoras e coloque as suas dúvidas.

É importante que esclareça o que é que os planos apresentados cobrem em viagens internacionais, os valores que estão envolvidos, e se existem coberturas extras que pode adicionar ao seu plano. Caso a seguradora o tranquilize e apresente outras soluções, não se esqueça que antes de assinar contratado deve ler os termos e condições, de forma a ter a certeza que as coberturas pretendidas constam na sua apólice.

Leia ainda: Viajar para o estrangeiro: quais as recomendações?

4. Com as autocaravanas é normal acontecerem alguns imprevistos. Um plano de seguro mais completo pode ser uma grande ajuda

Numa viagem de autocaravana é comum existirem alguns imprevistos, dado os inúmeros quilómetros que faz, mas também porque muitas vezes não é possível seguir o que tinha idealizado à risca. Claro que isto não quer dizer que todas as viagens de autocaravana sejam sinónimo de problemas ou imprevistos mais desagradáveis, principalmente quando já tem alguma experiência e está prevenido para alguns contratempos.

No entanto, dado que é obrigatório ter um seguro de autocaravanas, para além da cobertura de responsabilidade civil pode sempre se informar qual é o peso financeiro que outras coberturas podem ter na sua apólice. Por exemplo, algumas seguradoras oferecem planos base que cobrem a assistência em viagem, quebra de vidros, furtos e roubos e até danos próprios. Por isso, antes de contratar o seu seguro é importante que conheça que coberturas existem em cada seguradora nos mais variados planos. Desta forma, sempre que for viajar pode ficar mais tranquilo, pois o seu seguro cobre alguns dos imprevistos mais comuns que podem acontecer numa viagem.

5. Faça contas ao valor que pode pagar pelo o seu seguro de autocaravanas

Tal como acontece em todos os seguros, quanto mais coberturas adicionar à sua apólice, mais caro será o valor a pagar. E por isso mesmo, deve ponderar bem a utilidade que vai dar a este veículo, o que realmente é essencial ter em termos de coberturas, e o que pode ser interessante adicionar ao seu plano de seguro consoante o valor que está disposto a pagar. Assim que tiver definido estes fatores, o melhor é começar a contactar as diversas seguradoras e ver as ofertas que as mesmas têm disponíveis.

Não se esqueça de pedir várias simulações e comparar os valores e as coberturas que cada seguradora lhe oferece. Provavelmente, esta é a melhor forma de escolher o seguro com o melhor preço do mercado para as necessidades.

Que coberturas existem num seguro de autocaravanas?

Quer poupar em 2021? Verifique a sua carteira de seguros
Ler mais

Antes de apresentarmos as várias coberturas que existem num seguro de autocaravanas é fundamental relembrar que nem todas as seguradoras e planos dispõem das mesmas coberturas, valores e benefícios. Por isso, deve sempre ler atentamente as condições das propostas que lhe entregam, de forma a perceber exatamente aquilo que está ou não assegurado, e quais são os limites cobertos. Dito isto, passemos então para as coberturas mais comuns num seguro de autocaravanas.

Leia ainda: Agravamento do seguro automóvel: 5 fatores para não conseguir pagar menos de seguro

1. Responsabilidade civil contra terceiros

A contratação de um seguro de autocaravanas é obrigatória devido à obrigação de seguro de responsabilidade civil automóvel, que está fixada no artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 291/2007 de 21 de agosto.

É importante esclarecer que esta cobertura obrigatória garante apenas os limites e as condições estabelecidas pela lei. Ou seja, ela cobre a responsabilidade civil do tomador do seguro, quer seja esta proprietário do veículo, usufrutuário, adquirente com reserva de propriedade ou no caso de ser locatário em regime de locação financeira, bem como os seus detentores e condutores, pelos danos que estes causem em terceiros, quer sejam corporais ou materiais.

Contudo, a maioria das seguradoras dispõem de uma ou mais coberturas que aumentam o capital o capital obrigatório da responsabilidade civil contra terceiros, podendo ainda cobrir mais situações e danos. Estas coberturas por norma são designadas de Responsabilidade Civil Facultativa ou Rxtra, podendo cada seguradora disponibilizar condições específicas.

2. Assistência em viagem

A assistência em viagem é uma das coberturas que mais varia de seguradora para seguradora. Em planos com um valor mais acessível, esta cobertura pode simplesmente garantir a assistência ao veículo em Portugal e no estrangeiro. Ou seja, ela pode cobrir uma mudança de pneu, uma pequena avaria, serviço de reboque ou a substituição do veículo, caso o mesmo precise de ser reparado.

Já pensou nos seus seguros para estas férias? Reveja os seus seguros
Ler mais

Em outros planos, a assistência em viagem relativamente ao veículo segurado vai muito mais além que isso. Para além do que referimos anteriormente, ela pode ainda cobrir a estadia de pessoas no caso de veículo ficar imobilizado ou ser roubado, ajudar na localização do veículo se este for furtado ou roubado, ser enviado um motorista profissional se a pessoa segura estiver impossibilitada de conduzir, entre outros benefícios.

Ainda nesta cobertura, costumam estar abrangida a assistência em viagem das pessoas que estão incluídas no seguro. E, neste caso, também existem muitas diferenças conforme a seguradora e o plano contratado. A assistência em viagem de pessoas seguras pode apenas dar assistência em caso de acidente, levar medicamentos ou ter médicos e enfermeiros disponíveis para esclarecer dúvidas pelo telefone. No entanto, algumas seguradoras garantem transporte e repatriamento em caso de doença ou lesões, estadia no caso de uma pessoa segura ficar hospitalizada, assistência no estrangeiro, prolongamento da estadia no estrangeiro, envio de medicamentos urgentes, entre outras.

Por fim, em alguns planos, a assistência em viagem pode ajudar na localização e transporte de bagagens perdidas, assegurar defesa jurídica no estrangeiro, cauções em processos penais e até garantias de defesa e reclamação jurídica automóvel.

3. Cobertura para ocupantes (condutor e passageiros)

Tal como já tínhamos referido, o seguro de autocaravanas pode ou não incluir a cobertura para ocupantes. Algumas seguradoras disponibilizam a cobertura para ocupantes, incluindo condutor e passageiros, outras oferecem duas coberturas distintas, uma para o condutor e outra para os passageiros.

Por norma, existem limites e condições diferentes em cada apólice, sendo os valores distintos para o condutor e para os restantes ocupantes. Contudo, na maioria dos casos esta assegura o capital por morte ou invalidez permanente, despesas médicas, hospitalares, medicamentosas, de diagnóstica e em alguns casos de transporte.

Para além disso, no caso do condutor, pode também estar abrangido o subsídio diário em caso de internamento hospitalar quando existe incapacidade temporária absoluta, reembolso de despesas necessárias e justificadas para adaptação funcional do veículo e habitação em caso de invalidez permanente igual ou superior a 65%.

4. Proteção jurídica no seguro de autocaravanas

Esta cobertura pode ou não estar ligada a outras, mas quando é contratada individualmente garante a defesa e reclamação em casa de acidente de viação com veículo seguro, mas também no caso de existir uma infração às regras do trânsito. Ou seja, o seguro cobre a defesa em processo penal ou civil, as reclamações por danos decorrentes de lesões corporais e materiais e ainda as cauções.

5. Quebra isolada de vidros ou quebra de vidros

Em muitos dos planos de seguro, esta é uma cobertura que está incluindo no plano base, mas por norma com algumas limitações. Por isso, é importante estar atento aos limites e condições da apólice em questão, de forma a perceber o que está ou não assegurado e em que situações.

Por exemplo, ela pode cobrir a quebra ou rotura isolada de vidros devido a uma causa violenta ou instantânea, em que o tomador do seguro não tenha culpa. Algumas apólices cobrem o vidro do para-brisas, do óculo traseiro, do teto de abrir ou panorâmico, e os vidros laterais.

se for uma cobertura extra, por norma, o limite assegurado é superior e podem estar cobertos também os vidros das portas, os fixos e os de abrir, mas também as quebras de vidros que aconteçam quando o veículo está em circulação, parado ou durante o transporte.

Outras coberturas do seguro de autocaravanas que podem estar disponíveis

Para além destas coberturas mais comuns, muitas seguradoras disponibilizam coberturas extras que podem ser contratadas, como por exemplo:

  • Furto, roubo ou furto de uso;
  • Incêndio, raio ou explosão;
  • Choque, colisão ou capotamento;
  • Riscos catastróficos;
  • Proteção às compras;
  • Paralisação do veículo;
  • Despesas por privação temporária da carta de condução;
  • Atos maliciosos;
  • Veículo de substituição;
  • Entre outras.

Nota final: Caso precise de informações legais sobre autocaravanas, pode sempre informar-se junto da Federação Portuguesa de Autocaravanismo.

Leia ainda:

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #autocaravana,
  • #seguro automóvel,
  • #seguro de autocaravanas
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)