Habitação

Vai vender a sua casa? Saiba quais as reparações a fazer

Fazer reparações antes de vender a sua casa pode custar algum dinheiro, mas pode implicar um maior retorno. Saiba o que deve ter em conta.

Habitação

Vai vender a sua casa? Saiba quais as reparações a fazer

Fazer reparações antes de vender a sua casa pode custar algum dinheiro, mas pode implicar um maior retorno. Saiba o que deve ter em conta.

Manter a sua casa em boas condições deve ser uma das suas prioridades na altura de a vender. Por vezes, existem certas reparações que vão sendo adiadas, pois não afetam a sua vida diariamente. No entanto, para um comprador, algumas podem determinar o negócio.

Conheça neste artigo algumas das reparações que deve fazer, de forma a obter um maior retorno na venda da sua habitação.

Pinte a casa antes de pôr à venda

Se já não pinta a sua habitação há algum tempo, então está na hora de dar-lhe um novo ar. Embora grande parte das vezes, o futuro comprador acabe por colocar a casa a seu gosto, existem certos aspetos que podem facilitar a venda. Se falarmos da condição da pintura dos tetos e outros locais onde as cores costumam ser neutras, então deve garantir que estes se encontram em bom estado.

Cores mais "leves" e neutras são apelativas para a grande maioria dos compradores. Por isso, evite cores fortes e que marcam demasiado a decoração. Embora não necessite de pintar todas as divisões, aquelas que se apresentem com cores escuras, que estejam com a pintura lascada ou que tenham sinais de sujidade, devem ser uma das suas prioridades.

Leia ainda: Como remodelar a sua casa sem gastar uma fortuna

Corrija as fissuras nas paredes

Um dos aspetos que salta logo à vista de um comprador são as fissuras nas paredes. Da mesma forma que a sujidade nas paredes, as fissuras não passam despercebidas. Por isso, corrigi-las torna-se uma prioridade para passar uma boa imagem da sua habitação.

Atualmente, em Portugal, existem poucos trabalhadores para fazer reparações nas habitações. Por consequência, torna-se cada vez mais dispendioso fazer obras e, como tal, muitos portugueses acabam por fazê-las sozinhos para poupar dinheiro. Corrigir as fissuras nas paredes é um bom exemplo disso. Não necessita de gastar muito dinheiro e não é uma tarefa complexa. Por isso, aproveite essa oportunidade e dê uma vida nova às paredes de sua casa.

Leia ainda: 11 aspetos a ter em conta antes de fazer obras em casa

Repare a canalização da sua casa

Antes de colocar a sua habitação à venda, deve garantir que não existem problemas na sua canalização. Caso contrário, irá afugentar imensos compradores devido à possibilidade de reparações dispendiosas. Já se um comprador estiver disposto a aceitar o risco, o mais provável é que este exija uma descida considerável do preço da habitação.

Avalie o que ficará mais em conta, uma vez que reparar a canalização da sua casa pode implicar gastar algumas centenas de euros.

No entanto, o facto de poder provar a um futuro comprador que já efetuou as reparações necessárias, é um ponto positivo. Não só demonstra que teve cuidado com a casa, como também que não adiou ou escondeu os problemas. Esta imagem de confiança e transparência pode ser determinante na venda da sua habitação.

Leia ainda: Obras em casa? Há novos apoios à eficiência energética

Repare torneiras e louças da cozinha e casa de banho

Algo que também deve constar na lista de reparações a fazer antes de colocar a sua casa à venda é corrigir as fugas de água. Estes sinais, a serem detetados pelos futuros compradores, são um ponto bastante negativo. Não só deixa a impressão de que existem várias obras por fazer, como também que não teve cuidado com a sua habitação.

Por vezes, a reparação até pode ser tão simples como substituir uma torneira. Para não deixar uma impressão negativa, certifique-se que todas as suas torneiras e louças da cozinha e da casa de banho estão com bom aspeto.

Leia ainda: Vou comprar uma casa que precisa de obras. Como fazer?

Substitua o chão danificado antes de vender a casa

Outra situação que deve acautelar é a condição do chão da sua habitação. Se este estiver danificado, dificilmente um comprador irá ficar agradado. Um comprador irá aproveitar este facto para baixar o preço da sua habitação.

Nestes casos, o melhor é reparar o seu chão e não necessita de gastar muito dinheiro para fazê-lo. Existem diversas opções com um aspeto moderno e que serão certamente suficientes para corrigir o problema. O importante é garantir que o seu chão se apresenta em boas condições, quer de aspeto, quer de segurança.

Leia ainda: Reformular para vender? O que pode ganhar com pequenas obras em casa

Conserte a porta da garagem

Atualmente, ter uma garagem numa habitação é um ponto muito positivo para muitos compradores. Com a quantidade de automóveis em circulação, o mais certo é que o futuro comprador tenha carro. Por isso, se o portão da sua garagem se encontra avariado, pode ser um ponto negativo.

O mesmo se aplica aos comandos de acesso à garagem. Se estes já estiverem danificados ou em fim de vida, então está na altura de mudá-los.

Antes de colocar a sua casa à venda, garanta que não existe qualquer questão associada à sua garagem.

Leia ainda: Crédito para obras em casa

Cuide do exterior da casa antes de pôr à venda

O exterior de uma habitação é bastante importante, especialmente quando uma família tem crianças ou animais. Além disso, este pode ser um fator diferenciador na sua vizinhança, caso a sua casa seja uma das poucas que tem exterior. Um jardim com flores, gradeamento em boas condições e um espaço agradável com mobílias, de forma a usufruir de um bom dia de sol no verão, podem fazer toda a diferença.

No entanto, se o seu exterior não tiver sido bem tratado, pode perder uma boa oportunidade de fechar negócio. Embora deixar o seu exterior em boas condições dê bastante trabalho, pode "recuperar" muito dinheiro. Por isso, não o despreze e potencie o valor de mercado da sua habitação.

Leia ainda: Obras a cargo do senhorio: Quais são e o que fazer se não forem feitas?

Corrija danos deixados pelos seus animais

Geralmente, os nossos amigos de quatro patas dão-nos muitas alegrias ao longo da sua vida, mas também algumas despesas. Especialmente quando estes ainda são pequenos, têm a tendência de brincar com "tudo o que veem à frente". Roer as pernas das mesas ou arranhar as portas são alguns exemplos que deixam danos por toda a casa. Na altura de vender a sua habitação, todos estes detalhes contam se não forem corrigidos.

Por isso, se as suas portas estiverem arranhadas, deve repará-las. Tendo em conta que se trata de mais uma despesa para o comprador, na ausência de reparação, este poderá utilizar isso para negociar e baixar o preço da habitação. Por essa razão, de forma a obter o melhor negócio possível, certifique-se que não existem sinais das "brincadeiras" dos seus amigos de quatro patas.

Leia ainda: Quais as despesas de ter um cão ou um gato? Fizemos as contas por si

Dê uma outra vida à sua cozinha

A cozinha é uma das divisões mais importantes de uma habitação. Além de muitas famílias passarem muito do seu tempo nesta divisão, quanto mais espaçosa e funcional esta for, mais probabilidade terá de vender a sua habitação. Por isso, se tiver alguma disponibilidade financeira, deve dar uma outra vida à sua cozinha. Ainda que as reparações nesta divisão costumem ser dispendiosas, é um dos locais onde pode (e deve) fazer a diferença.

Se as portas dos armários da cozinha estão danificadas, então pode ser uma boa altura para repará-las. Aproveite para corrigir alguns pontos menos bons desta divisão antes de colocar a sua habitação à venda.

Leia ainda: Quer vender a sua casa sozinho? 5 passos para fechar negócio

Reparações podem impulsionar o valor de venda

Fazer ou não reparações pode ter implicações a dois níveis: valor pelo qual consegue vender a casa e tempo de venda.

Se a casa tiver sinais evidentes de deterioração, o valor pelo qual a conseguirá vender pode ser mais baixo do que desejava. Por outro lado, poderá demorar mais tempo a conseguir vender o imóvel, especialmente se houver oferta semelhante nas redondezas.

Claro que fazer reparações implica um investimento. Por isso, será essencial perceber se as obras que precisa de fazer antes de vender a casa compensam esse investimento ou se o melhor é colocar o imóvel à venda como está e assumir que vai ter um encaixe financeiro menor.

Se tem dúvidas, procure um especialista de confiança. Um bom profissional do ramo imobiliário terá capacidade para ajudar a encontrar o melhor caminho.

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.