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Via Verde: é transmissível?

Posso usar o mesmo identificador da Via Verde em mais do que uma viatura? Saiba o que pode ou não fazer e os procedimentos que deve cumprir.

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Via Verde: é transmissível?

Posso usar o mesmo identificador da Via Verde em mais do que uma viatura? Saiba o que pode ou não fazer e os procedimentos que deve cumprir.

A Via Verde é um sistema utilizado por um vasto número de portugueses desde a sua inauguração. Esta permitiu não só o pagamento de portagens de uma forma bastante mais fácil, sem a necessidade de ter de parar a sua viatura, mas também o pagamento de outros serviços associados. No entanto, existem certos procedimentos que deverá conhecer, tais como a mudança do dispositivo do carro, alteração de conta, e a própria utilização da Via Verde por outros.

Apresentamos-lhe os passos que deve seguir se se deparar com alguma destas situações e se esta é transmissível.

Mudança do dispositivo de carro

Se pretender mudar o dispositivo de Via Verde para outra matrícula, saiba que pode perfeitamente fazê-lo, sem ser necessário adquirir outro equipamento. Este processo demora poucos minutos e é bastante simples de fazer.

Assim, os passos que deve seguir, de forma a poder alterar a matrícula registada no equipamento são os seguintes:

  1. Em primeiro lugar, deve aceder ao site ou então à aplicação da Via Verde e autenticar-se;
  2. De seguida, deve aceder aos dados da sua conta, clicando na secção "Dados de Conta";
  3. Depois deve selecionar a opção "Viaturas e Identificadores";
  4. Na secção de "Viaturas e Identificadores", deve depois clicar na opção "Atualizar dados" e escolher o identificador cujos dados pretende alterar.

Além do referido anteriormente, nesta secção também pode obter informações sobre a modalidade escolhida e a referência de pagamento associada, necessária para ativar ou alterar o cartão de débito para o uso do identificador.

Leia também: Vendi o meu carro, que cuidados devo ter?

Alteração de conta

Para alterar a sua conta ou o cartão de pagamento associado à Via Verde, ao invés da mudança do dispositivo, pode realizá-lo a qualquer momento, sem a necessidade de ter de se dirigir a uma loja. No entanto, não o conseguirá fazer a partir de casa ou através do seu telemóvel, sendo obrigatório ter de se deslocar até um terminal Multibanco. Assim, deverá seguir os passos mencionados abaixo para proceder à alteração do cartão de pagamento associado à Via Verde.

  1. Deve inserir no terminal Multibanco o cartão de débito que pretende utilizar para aceder à sua conta Via Verde;
  2. Depois deve selecionar de forma sequencial as seguintes opções: "Pagamentos e Outros Serviços", seguido de "Transportes", depois "Via Verde" e, por último, "Substituição de Cartão";
  3. De seguida deve inserir a referência para pagamento, sendo que pode encontrar a mesma na área reservada no site da Via Verde. Pode aceder a esta secção clicando em “Dados de Conta” e depois em "Viaturas e Identificadores”. Em última alternativa pode verificar também na carta que recebeu com o seu identificador;
  4. Deve confirmar a operação de pagamento clicando em "Confirmar";
  5. Por último, deve guardar o talão que serve como comprovativo da operação.

Em última instância, pode sempre deslocar-se a uma loja, onde será atendido por um assistente que irá tratar do seu processo. Para isso, deve fornecer os seus dados pessoais e do próprio contrato.

Leia também: Cartão retido no multibanco: Saiba quais são os procedimentos a seguir

Utilização da Via Verde por outros

O dispositivo presente num dado veículo está associado a uma única viatura/matrícula. Assim sendo, não é possível utilizar esse mesmo dispositivo noutro carro sem proceder à devida alteração no site da Via Verde ou aplicação, ou dirigindo-se a uma loja mais próxima onde possa efetuar esse pedido.

Se eventualmente trocar o dispositivo para outro veículo, sem a fazer a respetiva mudança nos locais apropriados para o efeito, então pode ser multado.

Por isso, se utilizar mais do que um veículo, deve adquirir um dispositivo e associar esse veículo ao mesmo.

A única opção para não ser necessário adquirir um novo identificador é alterar sempre no site ou no portal a viatura associada ao identificador que pretende utilizar no momento. Esta alteração, à data de escrita deste artigo, é gratuita.

Leia também: O que posso pagar com a Via Verde?

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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