Carreira e Negócios

Certificado de habilitações e diploma: Diferenças e “peso” na contratação

Os certificados de habilitações e os diplomas são muito importantes na hora de procurar um novo emprego. Saiba porquê neste artigo.

Carreira e Negócios

Certificado de habilitações e diploma: Diferenças e “peso” na contratação

Os certificados de habilitações e os diplomas são muito importantes na hora de procurar um novo emprego. Saiba porquê neste artigo.

Existem diferenças no que são, e no que atestam, um certificado de habilitações e um diploma. Contudo, nem sempre são percecionadas. Neste artigo, detalhamos em que consistem estes dois documentos e qual a sua importância para as organizações quando pretendem contratar.

O que é um certificado de habilitações?

O certificado de habilitações é um documento que comprova a conclusão de um determinado grau de ensino ou formação profissional. Neste documento constam não só as suas habilitações académicas, mas também o plano curricular e as respetivas classificações.

O que é um diploma?

Um diploma é um documento que comprova que terminou um curso ou que participou num determinado evento. Juntamente com este documento pode também ser solicitado o suplemento ao diploma. O suplemento é um documento que detalha as informações do curso, como, o nível da qualificação, os conteúdos ministrados e as qualificações obtidas.

Qual a diferença entre os certificados de habilitações e os diplomas?

Em suma, a diferença entre os certificados de habilitações e os diplomas é que os primeiros atestam a conclusão de um grau de ensino, como por exemplo: o Ensino Secundário, uma Licenciatura, um Mestrado.

os diplomas certificam a conclusão de um curso, por exemplo uma Licenciatura em Gestão de Empresas ou um Curso Profissional em Secretariado.

Desta forma, quando termina uma licenciatura pode pedir os dois documentos, o certificado de habilitações porque terminou um grau de ensino e um diploma porque terminou um curso.

Leia ainda: Equivalência na faculdade ou reconhecimento de graus: Quando pedir?

Que informações devem constar nestes documentos?

Nos certificados de habilitações e nos diplomas devem constar as seguintes informações:

  • Identificação da entidade emitente;
  • Identificação do titular do certificado/diploma (nome completo, data de nascimento, documentos de identificação e o número do respetivo documento);
  • Identificação da oferta educativa (percurso académico/curso, normativo de enquadramento, data e local de conclusão, classificação final e nível de qualificação);
  • Carimbo da instituição de ensino e assinatura do respetivo responsável.

No caso dos certificados é ainda incluído a estrutura curricular bem como as classificações obtidas.

Qual a importância destes documentos para as organizações?

Uma vez que é possível elaborar um curriculum com habilitações académicas e instituições de ensino falsas, as organizações, ao contratar alguém para uma determinada função, têm de se proteger desta situações e, por isso, pedem um comprovativo das habilitações.

Por outro lado, as organizações pedem o certificado de habilitações, pois, além de comprovar o grau de ensino, neste documento consta também as classificações obtidas em cada disciplina, o que pode ser uma grande ajuda na identificação das capacidades e competências das pessoas a contratar.

jovem mulher, recem licenciada, sorridente, confiante e com apresentação cuidada, na sua primeira entrevista de emprego

Leia ainda: Diferentes fases de uma entrevista de emprego: O que ter em atenção

Onde pode pedir o seu certificado de habilitações ou o diploma?

Para obter estes documentos, basta solicita-los junto do estabelecimento de ensino que frequentou.

Em algumas instituições de ensino é possível efetuar o pedido através da internet, pelo que deve consultar, primeiramente, o site ou contacte telefonicamente a instituição, de forma a evitar deslocações desnecessárias.

Se por exemplo iniciou a sua Licenciatura numa determinada universidade e depois passou para outra, é nesta última que deve solicitar o certificado de habilitações ou o diploma.

Caso a escola ou a universidade onde frequentou o curso estiver encerrada, deve reportar a situação, à Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares e Direção Geral do Ensino Superior, respetivamente.

Quando pode pedir o seu certificado de habilitações ou o diploma?

Pode pedir o seu certificado de habilitações ou o diploma em qualquer altura junto do estabelecimento de ensino. Pode solicitar estes documentos mesmo se já tiverem passado vários anos após a conclusão dos seus estudos.

Regra geral, a emissão dos certificados de habilitações e dos diplomas não demoram mais do que dez dias úteis. Contudo, pondere pedir estes documentos antes de iniciar a procura de um novo emprego, sob pena de não conseguir apresentá-los atempadamente caso lhe sejam solicitados pela entidade empregadora.

Leia ainda: Terminou a sua formação? Saiba como fazer um bom currículo

Existe algum custo associado ao pedido destes documentos?

Sim, existe um custo associado ao pedido de emissão dos certificados de habilitações e dos diplomas, que variam de instituição de ensino. Por norma, estes custos são mais elevados nas instituições de ensino privadas, sendo que deve também é expectável que quanto mais elevado for o grau de ensino, mais cara seja a emissão destes documentos.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.