Carreira e Negócios

Primeira entrevista de emprego: 6 dicas para recém licenciados

A primeira entrevista de emprego pode ser um momento gerador de muita ansiedade mas é, porventura, a etapa mais importante do recrutamento.

Carreira e Negócios

Primeira entrevista de emprego: 6 dicas para recém licenciados

A primeira entrevista de emprego pode ser um momento gerador de muita ansiedade mas é, porventura, a etapa mais importante do recrutamento.

Se está, neste momento, a preparar a sua entrada no mercado de trabalho, o mais certo é que esteja a viver um dos momentos de maior stress e ansiedade: a primeira entrevista de emprego. A entrevista de emprego é, porventura, a etapa mais importante do processo de recrutamento, por isso, é importante causar boa impressão e estar devidamente preparado para responder às questões colocadas. Mantenha a calma, seguem-se seis dicas que podem fazer a diferença na preparação da sua primeira entrevista de emprego.

Reveja o formulário de candidatura e o currículo

Rever o formulário de candidatura, bem como o seu currículo é fundamental. Certamente, será questionado sobre as respostas que deu no formulário de candidatura e sobre aspetos do seu currículo. Assim sendo, não vai causar boa impressão se o entrevistador perceber que não se lembra de informações que partilhou no formulário ou que constam do seu currículo.

Faça uma pesquisa sobre a organização            

É essencial que recolha informações sobre a organização a que se está a candidatar. Conhecer a empresa demostra que está verdadeiramente interessado em integrá-la. Este aspeto é muito valorizado numa entrevista de emprego. Pesquise por exemplo, informações relativas à atividade da empresa, ao mercado em que se insere e aos principais concorrentes. Para a pesquisa, utilize o site da empresa e as redes socias, nomeadamente o LinkedIn. Verifique se existem notícias recentes, sobre a empresa, na comunicação social, nomeadamente, lançamentos de novos projetos, prémios que tenha ganho ou planos de expansão internacional, entre outros.

Leia ainda: 8 conselhos para escrever candidaturas de emprego mais eficazes

Antecipe questões e treine respostas

Tente antecipar questões que lhe podem ser colocadas e treine as respostas. Uma vez que se está a candidatar ao primeiro emprego é normal que o questionem sobre a sua falta de experiência no mundo do trabalho. Estes são alguns exemplos de perguntas que podem ser colocadas:

- Alguma vez trabalhou durante as férias ou em part time?

- Como pensa que se irá adaptar ao mundo do trabalho?

- Realizou algum estágio? O que aprendeu durante o estágio que poderá ser útil para esta função?

- Temos vários candidatos para esta função. Porque deveríamos escolhe-lo a si?

Como causar boa impressão?

A forma como se apresenta, e comporta, numa entrevista é fundamental para causar uma boa impressão junto do recrutador. Já ouviu dizer que "não há uma segunda oportunidade para se causar uma boa primeira impressão?". Atenção, às dicas que se seguem:

- No dia anterior à entrevista, tenha uma boa noite de sono;

- Tenha muita atenção ao vestuário. No caso das mulheres, evite saias demasiado curtas e decotes. Tente perceber se a empresa tem um dress code e siga-o.

- Não exagere na maquilhagem nem no perfume;

- Chegue cerca de 10 minutos antes da hora agendada para a entrevista;

- Mantenha-se calmo, cumprimente o(s) entrevistador(es) com simpatia, mantendo sempre o contacto visual;

- Sente-se e mantenha as costas direitas. Não cruze os braços;

- Fale com entusiasmo, pausadamente e de forma clara e sucinta;

- Pratique uma escuta ativa;

- Durante a entrevista desligue o telemóvel ou coloque-o sem som.

Leia ainda: Entrevista de emprego online: Que cuidados deve ter e como transmitir o seu potencial

Que perguntas podem ser feitas na primeira entrevista de emprego?

É muito importante que coloque questões durante a sua primeira entrevista de emprego. Além de lhe permitir conhecer mais sobre a organização e a função, transmite um real interesse pela empresa. Por exemplo, coloque questões sobre a equipa com quem irá trabalhar, a cultura da empresa, as possibilidades de progressão e quais os passos seguintes no processo de recrutamento. Contudo, não exagere no número de questões que coloca. Não deve ultrapassar as três perguntas.

Expectativas salariais

Durante a entrevista, é muito provável que o entrevistador faça uma das questões mais difíceis de responder: a sua expectativa salarial. Isto porque se indicar um valor demasiado elevado poder arruinar as hipóteses de ser contratado, contudo, se referir um valor demasiado baixo, pode perder dinheiro.

O que fazer então? Os especialistas sugerem que, antes da entrevista, faça uma pesquisa da remuneração média de um recém licenciado na sua área. Quando for questionado sobre esse aspeto, não dê um valor exato, refira sempre um intervalo de valores, no entanto, mostre-se disponível para negociar.

Pode ainda perguntar quais os benefícios que a empresa atribui. Existem empresas que atribuem carros aos colaboradores, seguros de saúde, seguros de vida, vales de combustível, prémios, formações, entre outros. É importante ter esta questão em consideração quando negociar o salário. Na hora de fazer as suas contas, pode recorrer ao Simulador de Salário Liquido 2021 para que não subsistam dúvidas sobre os valores finais que vai auferir.

Leia ainda: Que questões colocar à empresa no final de uma entrevista de emprego?

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe uma resposta

Insira o seu nome

Insira um email válido