Carreira e Negócios

Por que razão ficar rico é tão difícil? Saiba que obstáculos superar

Já se perguntou alguma vez por que razão é tão difícil ficar rico? Saiba o que pode estar a impedi-lo de alcançar o sucesso financeiro.

Carreira e Negócios

Por que razão ficar rico é tão difícil? Saiba que obstáculos superar

Já se perguntou alguma vez por que razão é tão difícil ficar rico? Saiba o que pode estar a impedi-lo de alcançar o sucesso financeiro.

Ser rico, ao ponto de comprar carros luxuosos, ter uma mansão com piscina, fazer férias em lugares exóticos, entre outros luxos que proporcionam experiências memoráveis, está apenas ao alcance de alguns. Em Portugal, o ano passado, existiam 136.430 milionáriosmais 19.430 do que em 2019, segundo segundo dados apurados no The Global Wealth Report.

Ficar rico, pode até ser um desejo seu, porém, o processo para lá chegar acaba por ser tudo menos fácil. Saiba quais são os principais obstáculos que se colocam a quem pretende alcançar o sucesso financeiro.

Afaste as dúvidas, acredite

Um dos maiores desafios para chegar ao sucesso financeiro é precisamente começar por acreditar que é possível. Especialmente se parte de um contexto em que nunca existiu riqueza, seja este familiar ou no círculo de amigos. Os especialistas consideram, assim, que quem cresceu num ambiente de riqueza têm muito mais probabilidades de se tornar rico, quando chegar à idade adulta, comparativamente com os que cresceram em cenários mais humildes.

Assim, a primeira razão pela qual muita gente não se torna rica é nunca, sequer, ter acreditado que é possível. Como tal, acabam por nunca tomar quaisquer medidas para concretizar o seu desejo.

Leia ainda: Finanças comportamentais: como as emoções influenciam o comportamento

Tome a decisão de lutar pelo sucesso financeiro

Outra razão que dificulta todo o processo para ficar rico, é tomar a decisão de, efetivamente, lutar pelo sucesso financeiro. Pode ler sobre o assunto, assistir a conferências ou ouvir podcasts, ou até mesmo relacionar-se com pessoas bem sucedidas, mas, nunca vai mudar nada até que comece, realmente, a trabalhar para isso. Se não der o primeiro passo, vai ficar sempre no mesmo sítio.

Não basta ter a intenção, o desejo e a esperança que um dia vai acontecer. O verdadeiro caminho começa quando, efetivamente, decide que irá fazê-lo.

Escolha da profissão

Embora exista a necessidade de haver profissionais para diversas áreas de atividade, a verdade é que a escolha da profissão tem um impacto significativo no caminho para a independência financeira. Nem todas as profissões têm o mesmo retorno, mesmo que seja excecionalmente bom no seu trabalho. Por isso, escolher uma "boa profissão", com remuneração elevada, vai trazer-lhe não só mais segurança, mas também rendimentos que lhe permitem acelerar todo o processo para ficar rico.

Necessidade de investir no seu desenvolvimento pessoal

Uma das melhores formas de ficar rico é investir no seu desenvolvimento pessoal, visto que o melhor que pode oferecer ao mercado são as suas competências, sejam estas técnicas ou não. Por isso, coloque sempre dinheiro de parte para investir em si, constantemente.

Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros.

Benjamin Franklin

Investir no seu desenvolvimento pessoal pode melhorar as suas perspetivas de carreira e ajudá-lo a ganhar mais dinheiro, aumentar a sua confiança, lutar pelos seus sonhos e abrir portas para novas oportunidades.

Leia ainda: 6 ideias para investir no seu desenvolvimento profissional

Nem facilitismos, nem atalhos para ficar rico

Embora existam casos em que algumas pessoas se tornaram ricas "da noite para o dia", através, por exemplo, de jogos de apostas ou lotaria, não deixam de ser exceções à regra. A probabilidade de isso lhe acontecer é reduzida e a tendência é que fique cada vez mais pobre ao perseguir esse caminho fácil.

Além disso, existem diversos esquemas que tentam convencer as pessoas que, afinal, até existe dinheiro fácil. No entanto, não passam disso mesmo: esquemas e burlas em que, certamente, a única pessoa que acaba por beneficiar é a pessoa que os criou. Por isso, seja cauteloso e, se tiver alguma dúvida, dirija-se às entidades competentes para averiguar se, realmente, se trata de uma burla ou não.

Alterações significativas no estilo de vida

Se o dinheiro lhe "voa das mãos”, então, na maioria dos casos, já reflete a forma como está a viver. Tudo indica que está a gastar mais dinheiro do que ganha. Assim, para resolver este problema, vai ter, forçosamente, de mudar o seu estilo de vida, o que significa, geralmente, uma de duas opções: fazer alterações para poupar mais ou para ganhar mais dinheiro.

Leia ainda: 5 Sinais que indicam que não está a gerir bem a sua vida financeira

Aceitar o longo processo de esforço

Outra razão pela qual não é fácil ficar rico deve-se ao facto de que ser preciso muito trabalho e muitos sacrifícios para chegar lá. Para gerar e acumular riqueza, deve estar disposto a trabalhar muito e a fazer muitos sacrifícios ao longo do caminho. Resistir à pressão social e ao consumismo por impulso são duas medidas que, inevitavelmente, terá de implementar.

Tenha presente que todo este processo é demorado, nada vai acontecer já amanhã. Seja criar um negócio ou realizar outro tipo de investimentos, requer tempo para obter resultados.

Leia ainda: Como investir: os primeiros passos para a liberdade financeira

Fatores externos: lidar com a pressão social

Muitas pessoas acabam por nunca conseguir gerar e acumular riqueza, pois têm dificuldade em lidar com fatores externos, como é o caso da pressão social. Assim, preferem alterar os seus comportamentos para se encaixarem num grupo, a ficarem "sozinhas" a lutar pelos sonhos. Por mais desconfortável que possa ser, é necessário ter coragem para conseguir lutar por aquilo que se pretende, independentemente do que os outros pensam.

Leia ainda: Esteja atento a estes gastos que, em exagero, arruínam a sua carteira

Uma única fonte de rendimento não chega

Um dos aspetos que rapidamente se irá aperceber quando decidir e começar a trabalhar com empenho para ficar rico é que uma única fonte de rendimento, provavelmente, não lhe permite chegar lá (ou então vai demorar muitos anos). A criação de diferentes fontes de rendimento tornam a sua vida bastante mais simples, pois:

  • Fica mais protegido contra os períodos mais difíceis do mercado de trabalho;
  • Tem mais flexibilidade, pois pode tomar outras opções sem comprometer a sua segurança financeira;
  • Em última análise, ao ter mais fontes de rendimento, tem mais dinheiro disponível, acelerando o processo de criação de riqueza.

Aceite, as mudanças não são temporárias

Deve aceitar que, neste caminho, as necessárias mudanças no seu estilo de vida não são temporárias, mas sim, uma nova forma de viver rumo ao seu objetivo. Mais do que a capacidade de mudar hábitos, a disciplina e perseverança são os fatores decisivos neste processo.

Leia ainda: 14 Formas de ganhar um rendimento extra

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

2 comentários em “Por que razão ficar rico é tão difícil? Saiba que obstáculos superar
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.