Crédito

Como comprar a casa dos seus sonhos?

Comprar a casa dos seus sonhos pode ser o maior desafio da sua vida. Comprar uma casa é um investimento grande e a longo prazo, pelo que a escolha tem de ser muito bem ponderada. Saiba como comprar a sua casa de forma simples e cómoda.

Patricia Saraiva Patricia Saraiva , 15 Agosto 2018

É das pessoas que acredita que a compra de casa é um grande investimento? Quer ter uma poupança para a vida? Ou simplesmente quer poupar dinheiro na renda? Neste artigo vamos mostrar-lhe alguns passos para conseguir comprar a casa dos seus sonhos.

Hoje a prestação bancária é inferior à renda

É verdade. Voltámos aos tempos do antigamente onde era mais barato comprar uma casa do que pagar uma casa a um senhorio. As rendas estão a subir (por falta de oferta e porque o crédito habitação esteve restringido no passado). E as prestações estão em queda (com a queda da taxa EURIBOR e com a redução dos spreads praticados).

Tenha em atenção que para calcular o custo do seu crédito habitação deverá ter apenas em conta o custo com os juros (e outros encargos como o seguro de vida, seguro multirriscos e outras comissões), pois a amortização de capital é uma poupança forçada – uma vez que reduz o valor do crédito e a casa fica mais "um bocadinho sua".

Leia ainda: Comprar ou arrendar casa: o que compensa mais atualmente

Seja realista

Pode parecer um contrassenso. Falamos-lhe de sonhos e depois pedimos-lhe para ser realista. No entanto, faz todo o sentido. Podemos sonhar em grande e acordar num pesadelo. Podemos sonhar com algo inalcançável e acabamos por caminhar sem atingir os nossos objetivos. Para podermos concretizar os nossos sonhos temos de ser realistas. E isto implica fazer contas, fazer orçamentos. Planear a nossa vida financeira. Nunca se esqueça de que os objetivos devem ser ambiciosos, mas atingíveis.

Leia ainda: Crédito Habitação: compre um sonho sem comprar um pesadelo

Conheça a sua taxa de esforço

mãos a suportar um peso

A taxa de esforço é a relação entre a prestação que suportamos (ou que vamos suportar) e o rendimento da família. Conhecedores do nosso rendimento, estamos em condições de perceber qual o valor de prestação que podemos suportar. Tente que a sua taxa de esforço seja inferior a 30%. Isto significa que se o seu rendimento é de €1.000 poderá ter uma prestação mensal até €300.

Conhecer os seus limites é fundamental para fazer os seus planos. Nomeadamente:

  • Conhecer a casa que poderá procurar;
  • Saber os limites para negociação;
  • Perceber se precisa de aumentar o seu rendimento ou cortar outros custos.

Escolha e negoceie a casa

Depois de saber os seus limites está em condições de pesquisar no mercado as casas que mais se adequam aos seus objetivos. Tenha em atenção alguns custos menos visíveis. Por exemplo, se trabalha em Lisboa, comprar uma casa em Alenquer tem custos que convém considerar, como os custos de transporte e o tempo perdido em transito. O Doutor Finanças deu formação a um casal que vivia em Alcochete e trabalhava em Loures. Os custos de transporte do casal justificaram a compra de uma casa em Loures (e ainda pouparam dinheiro todos os meses).

Escolhida a casa, deverá negociar o preço com o vendedor. Tenha em atenção que (quase) tudo na vida é negociável. Em última análise, se não conseguir aquela casa nas condições necessárias poderá sempre escolher outra. Não há falta de oferta.

escolher-casa

Escolha o financiamento

Tendo escolhido a casa e tendo negociado o preço é altura de escolher o financiamento. Talvez tenha o capital para comprar a casa a pronto (infelizmente são poucas as pessoas que o podem fazer). Se não consegue comprar a casa a pronto, sugerimos que se preocupe em conseguir dar algum valor de entrada para melhorar a relação entre o valor do financiamento e a garantia oferecida. Esta melhoria permite-lhe ter uma taxa de juro mais interessante no seu crédito, o que em contratos de várias décadas implica poupar muito dinheiro.

Como ter o melhor spread?

O Doutor Finanças tem apresentado diversas dicas para ter o melhor spread no seu crédito habitação. A dica principal passa por negociar com os bancos. Fazer diversas simulações e negociar. Se não quiser perder tempo e se preferir que tratem de tudo por si (e sem custo), poderá sempre preencher o formulário de contacto. Faremos tudo por si. Simples?Contactar o Doutor Finanças

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #crédito a habitação,
  • #crédito de habitação,
  • #Crédito habitação,
  • #credito habitação melhor spread,
  • #credito habitação simulação,
  • #simulador crédito habitação,
  • #spread baixo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)

3 comentários em “Como comprar a casa dos seus sonhos?