Emprego

Como uma boa rede de contactos o pode ajudar

Sofia Serrano Sofia Serrano , 17 Outubro 2017
Ter uma boa rede de contactos é tão importante como ter um bom currículo. Saiba como formar uma boa rede de contactos e porque é que deve começar a construir a sua.No seu dia-a-dia certamente já ouviu algo como “sabias que são precisas apenas 4 pessoas para te ligar ao Barack Obama?”. O número de pessoas vai variando, mas certamente já ouviu. Esta teoria  vem do estudo de psicologia de 1967, do autor Stanley Milgram, e é bem explicativa do que é o “networking”. Neste caso, importa perceber o valor que uma boa rede de contactos pode ter na sua vida profissional. Construir uma rede de contactos profissionais é nada mais nada menos que construir uma rede de relações com base na partilha dos mesmos interesses profissionais. Uma boa rede de contactos pode não o ligar ao Obama, mas pode ligá-lo a um novo desafio profissional ou a uma boa oportunidade de negócio.

"Como começo a criar a minha rede de contactos?"

  • Faça uma lista das pessoas que conhece e categorize a relação e a proximidade que tem com elas;
  • Determine o seu objetivo. Por exemplo, conhecer o mercado automóvel ou mudar de carreira;
  • Restabeleça contactos com antigos colegas de escola e faculdade. Esta é uma forma de ativar a sua rede de contatos, partindo de pessoas que já conhece e que de alguma forma já o conhecem a si;
  • Comece a frequentar eventos da área em que pretende adquirir conhecimentos, como workshops, conferências ou eventos de networking;
  • Leia e informe-se, desta forma poderá contribuir com conhecimentos e ideias junto dos contactos da sua rede, de forma a ser uma elemento que traz valor acrescentado às suas relações.

Marketing Pessoal

Quando intencionalmente começa a construir uma rede de contactos profissionais, seja com que objetivo for, é muito importante que conheça a diferença entre construir uma marca pessoal e a mera promoção pessoal. Marketing pessoal é mais do que apenas vender uma imagem de si que os outros vão querer comprar. Trata-se de dar valor à sua imagem. Este valor é composto por diversas variáveis que fortalecem a sua marca pessoal, como por exemplo, a aparência, o comportamento, a maneira como comunica, a riqueza dos conteúdos que tem para trocar, entre outros. Não vale a pena promover uma determinada imagem de si, se  essa não for a sua marca pessoal e não representar o que realmente é.

Assim, existem alguns erros que deve evitar cometer junto da sua rede de contactos ao promover a sua marca pessoal. Saiba quais. 

Gentileza exagerada

Seja amável, prestável e educado, mas sem exageros pois estará a correr o risco de ser inconveniente e desagradável. Se teve uma reunião com um dos seus contactos para apresentar as suas ideias ou o seu interesse em determinada posição dentro de uma empresa, será conveniente enviar um email a agradecer a disponibilidade. No entanto, será muito desagradável se encher a caixa de email dessa pessoa de mensagens.

Pensar apenas em ganhar 

Construir uma rede de contactos é também construir uma rede de relações profissionais em que terá muito a ganhar certamente. Contudo, como em todas as relações é preciso que haja uma troca. Neste caso, mentalize-se que vai ter de despender o seu tempo e partilhar conhecimentos e informações.

Falta de humildade

Conheça e reconheça as suas limitações, tal como as suas capacidades. Esteja disponível para reconhecer que não sabe determinada coisa e esteja disposto a aprender.

Não se conhecer

Não conhecer as suas capacidades e não ter noção dos seus limites enquanto profissional e pessoa é o primeiro passo para que faça uma má apresentação de si. Se possível, faça uma análise SWAT de si próprio, num papel escreva aquilo que considera serem as suas forças, as suas fraquezas, as vantagens e as ameaças. Esta análise vai com certeza melhorar a maneira como se apresenta e até mesmo definir novos objetivos, de forma a que consiga colmatar as suas fraquezas e ameaças.

Não ter um toque pessoal

Trabalhar a sua imagem é importante. Pense em algum gesto ou acessório que o identifique e defina-o como a sua imagem de marca. Isto não quer dizer que tenha de comprar roupas de marca ou ter o último modelo de iPhone. Lembre-se de figuras como o "pai" do facebook, Mark Zuckerberg. Se pensar em todas as vezes que viu algo sobre ele, vai reparar que ele usa sempre o mesmo tipo de indumentária, t-shirt cinzenta e calças de ganga. Esta é imagem de marca de Mark, encontre também a sua. Aproveite e leia 8 conselhos para escrever candidaturas de emprego mais eficazes. Reforçar as sua rede de contactos e tornar as suas candidaturas mais eficazes são dois passos importantes se está à procura de um novo desafio ou mesmo se pretende concorrer a outros cargos dentro da sua empresa.  
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