Carreira e Negócios

Pronto para a subida de preços? 22 dicas para aumentar rendimentos

O custo dos bens e serviços continua a aumentar e o seu salário não? Saiba como aumentar os seus rendimentos e aliviar o orçamento familiar.

Carreira e Negócios

Pronto para a subida de preços? 22 dicas para aumentar rendimentos

O custo dos bens e serviços continua a aumentar e o seu salário não? Saiba como aumentar os seus rendimentos e aliviar o orçamento familiar.

Numa altura em que os aumentos estão na ordem do dia, é ainda mais importante aumentar os seus rendimentos, de forma a não perder poder de compra. Na realidade, são poucos os bens e serviços que não aumentaram com o início do novo ano, seja devido ao período de pandemia que atravessamos ou à inflação.

Neste cenário, a maior parte das famílias, tem apenas duas soluções: suportar os custos adicionais ou encontrar uma forma de aumentar os seus rendimentos.

Dessa forma, se sente necessidade de aumentar os seus rendimentos para além das suas poupanças, pondere ter um trabalho extra, de acordo com as suas competências. Mas, lembre-se que vai trabalhar para além do horário normal, o que significa abdicar de tempo livre para a família, amigos ou outras atividades.

Por outro lado, pode ainda negociar as suas atuais condições salariais ou encontrar um novo emprego onde consiga obter um rendimento superior.

Neste artigo, o foco aponta para as soluções de trabalho extra que pode conciliar com o seu trabalho a tempo inteiro e que podem ajudar a aliviar o seu orçamento familiar.

Leia ainda: Como obter um rendimento extra através dos seus hobbies?

22 dicas para aumentar os rendimentos

Vendas online

Esta pode ser uma das opções mais fáceis de implementar. Livre-se daquilo que não precisa e venda online. Não só liberta espaço na sua casa como ainda pode ganhar dinheiro. Para isso, pode recorrer a sites como o OLX ou Custo Justo, para além dos sites especializados no imobiliário ou no ramo automóvel. Outra alternativa, são as redes sociais.

Por exemplo, no Facebook e o Marketplace, pode aceder a dezenas de páginas de vendas onde pode publicar o seu anúncio sem custos.

Estudos de mercado

Se gosta de dar opinião, porque não responder a estudos de mercado? Existem empresas que pagam para saber a sua opinião. Com pouco tempo, pode ganhar uns euros extra. Apesar da remuneração não ser muito elevada, sempre é uma ajuda. Pode receber em dinheiro, vales de compras, etc. Nesse sentido, pode recorrer a sites como:

  • Opiniões de Valor;
  • Net Opiniões;
  • Voz do consumidor;
  • Entre outros.

Marketing digital

Se é entendedor ou formado nesta área, aproveite. Nunca como agora, as redes sociais estiveram tão presentes na nossa vida e no mundo dos negócios. Cada vez mais as empresas estão conscientes da importância do marketing digital para o crescimento da sua atividade.

Esta é uma das melhores ferramentas que tem para divulgar o seu negócio e captar novos clientes. O segredo é saber como chegar ao cliente, só assim pode aumentar as suas vendas e expandir a sua empresa.

Aumentar os rendimentos: arrendar um quarto

Se vive sozinho ou tem espaço em casa, pondere arrendar um quarto e dividir a sua casa com alguém. Além de companhia, ainda ganha um dinheiro extra. Claro que, perde um pouco da sua privacidade, mas é tudo uma questão de medir os prós e os contras. Prefere ganhar mais dinheiro ou ter mais privacidade em casa? A escolha é sua.

Por outro lado, se tiver um lugar de garagem extra ou uma arrecadação, pense em alugar o espaço. Certamente alguém precisa de um lugar extra para guardar os seus pertences que já não cabem na habitação ou para arrumar o seu carro.

O mesmo acontece com uma casa de férias, se tem essa possibilidade, porque não arrendá-la quando não a utiliza? Pode inscrever a sua casa no Airbnb e assim ter um bom complemento ao seu salário mensal.

Dar aulas ou explicações

Se domina alguma disciplina em particular, por exemplo, matemática, porque não dar aulas ou explicações? Hoje em dia, muitos jovens procuram ajuda para melhorar o seu desempenho escolar. Especialmente em épocas de exames, durante a qual exigência aumenta, a sua ajuda pode ser útil. Ao mesmo tempo, permite-lhe ganhar mais uns “trocos”.

Verificar benefícios e apoios

Muitas pessoas têm acesso a benefícios e/ou apoios, mas não os utilizam, quer seja por desleixo ou por desconhecimento. Assim, deve verificar se tem direito a algum apoio por parte do Estado.

Por outro lado, verifique na sua empresa se tem algum protocolo ou parceria que lhe permita obter determinados bens e serviços a preços mais competitivos. Por fim, se é sócio de algum clube ou organismo, como o Clube Automóvel de Portugal, verifique todos os seus benefícios.

Pequenos recados ou serviços

O tempo é, cada vez mais, um bem preciso. Existe uma imensidão de tarefas no dia a dia pelas quais as pessoas estão dispostas a pagar para que sejam feitas. Desde a limpeza doméstica, ir levar ou buscar os filhos à escola, ir aos serviços públicos, ao supermercado, entre outros afazeres. Na internet e redes sociais, existem anúncios a pedir este tipo de serviços. Preste atenção e aproveite.

Aumentar os rendimentos sendo um "Cliente Mistério"

Pondere tornar-se um cliente mistério. Isto é, vai fingir ser um cliente normal e entrar numa loja, Desta forma, vai poder avaliar o serviço sem que o proprietário saiba que o está a fazer. Neste caso, tem de saber avaliar o serviço, o atendimento e efetuar um relatório final. Há empresas que pagam para ter este tipo de controlo de serviço. Entre elas, consta a MORE.  Se tem tempo e cumpre os requisitos necessários, avance.

Vendas por catálogo

Existem muitas empresas de vendas por catálogo (Avon, Yves Rocher, Tupperware, entre outras). Neste caso, pode obter um bom rendimento extra mas tem de ter algum trabalho e dedicação. Se tem gosto pelas vendas, e um particular gosto por tudo o que é perfumes, cosméticos e artigos para casa, este pode ser o rendimento extra de que tanto precisa.

jovem mulher recorre ao telemóvel para produzir o seu trabalho extra

Crie conteúdos para Youtube para aumentar rendimentos

Se é um comunicador por excelência e acha que tem algo a dizer sobre um assunto que pode ajudar alguém, então crie o seu próprio canal no Youtube. Hoje em dia, há canais para tudo: cinema, cozinha, informática, mecânica, entre outros. Contudo, o rendimento não é imediato. Para ganhar dinheiro vai precisar de tempo para construir um canal de qualidade e isso exige muito trabalho e conhecimentos especializados.

Leia ainda: O seu trabalho extra vale a pena? O que considerar para ter uma resposta

Traduções

Se domina línguas estrangeiras e escreve bem, saiba que pode ganhar dinheiro a fazer traduções. Existem cada vez mais empresas a solicitar este tipo de trabalho. Pode ter aqui uma boa oportunidade de ganhar um dinheiro extra.

Aumentar os rendimentos: engomar roupa para fora

Parece uma tarefa simples, mas não é, pois exige muito tempo, aquilo que, cada vez mais, falta às pessoas. Assim, se tem tempo, condições e preferencialmente um “ferro de engomar”, porque não passar a roupa de um amigo ou de um vizinho? Experimente, ainda por cima pode fazê-lo no conforto do seu lar.

Atividades e Workshops

Outra forma de aumentar os seus rendimentos, é criar espaços de convívio, conhecimento e aprendizagem nas mais diversas áreas. Assim, se tem essa capacidade e tempo, procure organizar atividades e workshops, onde pode ensinar a cozinhar, pintar, trabalhos manuais, desenhar, costurar ou qualquer outra atividade que possa ter utilidade.

Design gráfico

Se tem formação nesta área, então faça uso do seu talento. Há sempre empresas a precisar de logotipos ou de reestruturar o seu site para expandir o seu negócio. E é precisamente aqui que você entra. Se domina o design gráfico, envie o seu curriculum para o máximo possível de empresas. É um extra que pode fazer depois do seu horário normal de trabalho.

Aumentar os rendimentos: seja um condutor TVDE

Se tem um carro em bom estado, cadastro limpo e gosto pela condução, pode tornar-se um condutor TVDE (Transporte Individual e Remunerado de Passageiros em Veículos Descaracterizados a partir de Plataforma Eletrónica), nomeadamente Uber, Bolt, entre outras.

São cada vez mais as pessoas que precisam de deslocar-se sem recurso ao carro próprio ou aos transportes públicos. Assim, aproveite para ter "boas conversas" e ainda ganhar um dinheiro extra.

Figuração

Certamente já reparou nas dezenas de pessoas sentadas nos programas de televisão. Estão sentadas, batem palmas e interagem com os apresentadores e convidados. O mesmo se passa numa novela, filme ou qualquer outro programa de estúdio. São figurantes e recebem por isso. Se tem tempo livre e não se importa de aparecer em público, pode inscrever-se numa agência de figuração. Pode inscrever-se em sites como: Valentes Produções, Anónimos em Cena ou Atitudes Estúdio, entre outros.

Distribuição de panfletos

São muitos os negócios ou apresentação de empresas que são feitas através da distribuição de panfletos e que, normalmente são colocados nas nossas caixas de correio. Os folhetos de supermercado também são deixados por pessoas.  Da mesma forma, a distribuição de amostras às portas das lojas ou campanhas de rua, quando alguma marca ou produto é lançado, é uma opção a considerar.

jovem rapaz em loja de discos antigos, em vinil

Aumentar os rendimentos: vender em feiras

Se tem jeito para os trabalhos manuais, bijuterias, recuperação e restauro de diversos artigos em segunda mão, então pondere produzir a sua arte e vender em feiras de artesanato. Informe-se sobre as datas desses eventos na sua zona e não se esqueça de solicitar as devidas licenças às autoridades competentes.

Seja uma hospedeira

Na maior parte dos eventos há necessidade de contratar hospedeiras. Normalmente, são responsáveis por indicar o caminho ou prestar informações úteis sobre o evento. Se gosta do contacto com o público e tem uma boa aparência, inscreva-se.

Baby-sitting e cuidados informais

Muitos casais precisam de ajuda por não terem com quem deixar os filhos nas horas de trabalho ou mesmo ao fim de semana (para terem um pouco de tempo para si). Deste modo, se tem gosto por crianças e tempo, ofereça os seus serviços, seja a desconhecidos, amigos ou até familiares.

Outra opção são os cuidados informais para idosos, cada vez com mais procura.

Pet-Sitting e Dog-Walking

Porque não cuidar dos animais de alguém num fim de semana ou levá-los à rua a passear ou para fazerem as suas necessidades? Muitas pessoas têm pouco tempo para dedicar aos seus animais de estimação. Se gosta de animais, pense nisso, e ainda ganha dinheiro.

Aumentar os rendimentos: faça bolos de aniversário e salgados para festas

Se gosta de cozinhar, saiba que a procura de bolos e salgados para festas temáticas, eventos, aniversários ou casamentos é cada vez maior. Se tem este talento, aproveite-o, pois, pode render-lhe um bom dinheiro.

Leia ainda: Conseguiu um trabalho extra? 10 cuidados a ter para ter sucesso

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.