Orçamento Familiar

4 coisas muito importantes a fazer com o seu dinheiro para melhorar a sua vida financeira

Catarina Alves de Sousa Catarina Alves de Sousa , 9 Março 2017 | 1 Comentários
Neste blog temos partilhado inúmeras dicas de poupança e de gestão financeira com o objetivo de o ajudar a ter um maior controlo sobre as suas finanças. Neste artigo destacamos quatro das mais importantes ações que pode pôr em prática para conquistar uma vida financeira mais estável e livre.

Poupar dinheiro todos os meses

Poupar dinheiro todos os anos é sinónimo de dizer "pague-se a si próprio". Se é consumidor de artigos de literacia financeira já deve ter-se cruzado com este conselho algumas vezes e é um que não nos cansamos de repetir. Quando recebemos o nosso salário, a primeira coisa que fazemos é distribuir o dinheiro por várias entidades às quais pagamos contas e diversas mensalidades, quando, na verdade, deveríamos pagar a nós próprios em primeiro lugar. Fomos nós que trabalhámos por aquele dinheiro, afinal de contas. E pagar a nós mesmos significa tão simplesmente tirar algum dinheiro de parte, não para gastar imediatamente, mas para guardar para nós e, assim, poupar. Esse dinheiro que pomos de lado todos os meses pode salvar-nos de situações desagradáveis, como um problema de saúde inesperado ou mesmo um despedimento.

Planear o destino de cada cêntimo

A isto chama-se orçamentar. Por mais que escrevamos sobre o assunto, nunca nos parece demais sublinhar a importância de ter um orçamento familiar. Ao criar orçamentos e planear o destino do seu dinheiro, estará a proteger-se de uma forma muito inteligente.O orçamento mensal é a ferramenta que lhe permite estar preparado para fazer frente às despesas do mês seguinte e que o ajuda a perceber onde está a gastar mais dinheiro e onde pode poupar mais, de forma a poder então ajustar os seus gastos de forma a que consiga poupar no final do mês.Se ainda não fez o seu orçamento mensal para os próximos meses, estes nossos artigos vão certamente ajudá-lo a dar o primeiro passo:

Aprenda a fazer um orçamento e prepare-se para todos os imprevistos Como gerir o orçamento familiar se está sem dinheiro Tem luxos? Ponha no seu orçamento familiar Orçamento familiar - Quais as despesas essenciais à sua vida? 3 Passos para equilibrar o seu orçamento familiar Controle gratuitamente o seu orçamento familiar com o Boonzi Light

Saber onde gastou cada cêntimo

Para ter a vida financeira estável que ambicionamos para si, deve acompanhar o seu desempenho e o sucesso do seu orçamento familiar, ao registar e observar onde gastou efetivamente o seu dinheiro. Planear não chega, pois esta ação - apesar de necessária - é uma intenção. Depois, na prática, pode não se verificar, por isso aconselhamos sempre a que esteja atento ao destino do seu dinheiro. Para esse efeito, a forma mais simples e que implica perder menos tempo nessa tarefa é utilizando o Boonzi , mas pode também fazer o registo das suas despesas em Excel ou mesmo numa folha de papel, ainda que não seja tão eficaz.

Planear o futuro

Orçamentar o próximo mês é bom, mas não chega. Para estar precavido a longo prazo é preciso que comece a pensar verdadeiramente no seu futuro financeiro. Uma boa gestão do dinheiro implica a preparação do futuro e a adoção de uma postura pró-ativa e não apenas reativa, ou seja, aceitando e resolvendo os problemas financeiros à medida que eles vão aparecendo. Com uma postura pró-ativa, os problemas que vão aparecendo deixam de parecer tão significativos e causam menos danos na nossa carteira, pois já estamos a contar que apareçam.Uma outra forma de pensar no futuro é ir estabelecendo objetivos de poupança. É fácil desmotivar quando se está a tentar poupar dinheiro, especialmente quando não há nenhum objetivo em mente para além da poupança em si. Para além do seu fundo de emergência (que pode ser o seu principal objetivo de poupança), pode ainda pensar em objetivos menores mas muito satisfatórios que podem ser uma viagem de sonho, ter dinheiro suficiente à parte para fazer obras que sempre quis fazer em casa, etc. Este é mais um tópico para o qual recomendamos o Boonzi, uma vez que a sua funcionalidade de orçamentos é tão completa e funcional que lhe permite planear o seu dinheiro para os meses deste e dos anos seguintes, deixando-o com uma previsão de quanto conseguirá poupar por mês se se mantiver fiel aos seus orçamentos.Seja qual for o método que escolher para fazer o planeamento do seu futuro, o importante é que comece hoje a fazer boas escolhas e decisões que lhe permitam estar preparado para o dia de amanhã. 🙂 
Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #como poupar dinheiro,
  • #controlar as finanças pessoais,
  • #dicas de finanças pessoais,
  • #dicas financeiras,
  • #dinheiro extra,
  • #o que fazer com o dinheiro que sobra,
  • #poupar dinheiro

Deixar uma resposta

2 comentários em “4 coisas muito importantes a fazer com o seu dinheiro para melhorar a sua vida financeira