Utilidades

Feriados 2019: prepare o seu ano e as suas férias

Daniela Gonçalves Daniela Gonçalves , 13 Dezembro 2018

Consulte quando vão ser os feriados em 2019 e planeie o seu ano e as suas férias para ter a melhor oportunidade de poupar.

Acrescente “aproveitar todas as oportunidades de feriado para passear” à sua lista de resoluções para o novo ano!

Os feriados em 2019 permitem três fins de semana prolongados e cinco oportunidades para ponte!

Os feriados são oportunidade para fazer render o período de férias ou apenas para usufruir de fins de semana maiores. Para que possa aproveitar ao máximo estes dias livres a baixo custo, deve planeá-los com antecedência, para ponderar as várias opções e optar pela que lhe é mais conveniente.

Por isso, entre o final do ano velho e o início do ano novo, quando estiver a projetar o orçamento familiar anual, olhe com atenção para o calendário. Escolha os programas para cada um dos feriados de 2019 com a devida antecedência, para evitar decisões precipitadas em cima do acontecimento.

Neste artigo, identificámos os feriados de 2019 e deixamos-lhe algumas sugestões:

1 de janeiro (terça-feira) - Dia de Ano Novo

É o primeiro de 2019. O dia de Ano Novo é feriado nacional em Portugal (e na maioria dos países do Mundo). Por norma as férias que contemplam este dia são planeadas com as dos últimos dias do ano anterior. Se ainda não tem nada pensado para este dia, aproveite para projetar as férias e feriados dos próximos meses.

5 de março (terça-feira) - Carnaval

A terça-feira de Carnaval é um feriado facultativo (tal como os feriados municipais). Ou seja, cabe à entidade patronal a decisão de dar ou não este dia livre aos colaboradores. No caso da função pública, o Governo é o responsável por essa decisão. Se se proceder como em 2018, os funcionários públicos podem contar com tolerância de ponto.

Este feriado dá também a primeira oportunidade de ponte. Se é fã da folia do Carnaval, pode visitar as principais cidades que vibram com este espírito festivo, como Ovar, Estarreja, Loures, Loulé, Sines e a ilha da Madeira.

19 de abril (sexta-feira) - Sexta-feira Santa

Em 2019, a Sexta-feira Santa será no dia 19 de abril, mesmo às portas da primavera. É uma excelente oportunidade para  aproveitar a chegada do tempo mais ameno e passear noutras zonas do país, se o tempo ajudar. Com a Páscoa uns dias depois, é um bom dia para descansar em família. 

21 de abril - (domingo) - Páscoa

A Páscoa que calha, invariavelmente, ao domingo é um feriado que fica dissimulado no fim de semana, exceto para quem trabalha ao domingo e pode usufruir deste dia de descanso. De qualquer forma, é um dia a ter em conta, nem que seja pela tradição de juntar a família.

25 de abril (quinta-feira) - Dia da Liberdade

Segunda oportunidade de ponte no ano, agora oficialmente na primavera. Com este feriado à quinta-feira, pode planear umas pequenas férias fora do país por três ou quatro dias.

Poderá encontrar boas ofertas nas companhias aéreas low cost uma boa oportunidade para visitar uma cidade europeia que ainda não conhece.

1 de maio (quarta-feira) - Dia do Trabalhador

O feriado do Dia do Trabalhador acontece no meio da semana, pelo que pode encará-lo de duas formas: uma oportunidade para descansar a meio da semana de trabalho ou uma oportunidade para marcar férias mais prolongadas, poupando um dia. Se optar por esta segunda opção, lembre-se que ficará de férias uma semana, tirando apenas quatro dias de férias.

calendario para 2019

10 de junho (segunda-feira) - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Este será o segundo fim-de-semana prolongado do ano. Celebre este Dia de Portugal com uma visita a uma cidade portuguesa que ainda não conheça. Contando com o sábado e o domingo livres, são três dias que tem para aproveitar, sem ter que descontar dos seus dias de férias.

20 de junho (quinta-feira) - Corpo de Deus

O feriado religioso do Corpo de Deus celebra-se, invariavelmente, à quinta-feira. Em 2019 acontece a 20 de junho. É mais uma oportunidade de ponte, perfeita para aproveitar para fazer férias já no período do verão, mas antes das habituais enchentes dos meses seguintes.

15 de agosto (quinta-feira) - Assunção de Nossa Senhora

O primeiro feriado do segundo semestre do ano acontece a uma quinta-feira, no dia 15 de agosto, feriado religioso da Assunção de Nossa Senhora. Agosto é, por excelência, o mês das férias. Se as tiver marcadas para estes dias, não se esqueça de acrescentar um dia à conta, porque este é um feriado obrigatório. Se não goza férias nesta altura, aproveite a oportunidade para fazer ponte e desfrutar de umas mini-férias. Apesar de ser época alta, se planear estes dias e reservar o alojamento com tempo, pode poupar muitas dezenas de euros.

5 de outubro (sábado) - Implantação da República Portuguesa

Em 2019, o feriado da Implantação da República Portuguesa, celebrado no dia 5 de outubro, acontece a um sábado. Apesar de ser pouco relevante no que toca a dias de descanso para quem trabalha de segunda a sexta-feira, é um dia de folga (ou pagamento extra) para quem trabalha aos fins de semana.

1 de novembro (sexta-feira) - Dia de todos os Santos

Este feriado é a última oportunidade para gozar de um fim de semana prolongado em 2019. O Dia de Todos os Santos é uma sexta-feira, pelo que terá um dia extra para poder planear as compras de Natal e evitar os dias com mais pessoas, menos oferta e com preços mais elevados.

1 de dezembro (domingo) - Restauração da Independência

Nem em 2018, nem em 2019, o feriado da Restauração da Independência (e o próximo, de dia 8 de dezembro) se fizeram sentir na semana laboral para a maioria dos portugueses. Em 2018 calhou a um sábado e em 2019 acontecerá a um domingo.

8 de dezembro (domingo) - Dia da Imaculada Conceição

Por serem muito próximos e por acontecerem os dois ao mesmo dia da semana, os feriados de dia 1 e 8 de dezembro são sempre dos mais desejados do ano. Mas, como já referimos, em 2019, nem o outro, este feriado religioso da Imaculada Conceição são celebrados em dias úteis.

25 de Dezembro (quarta-feira) - Natal

O feriado de Natal, em 2019, calha a uma quarta-feira. É uma boa oportunidade para tirar os últimos dias de férias do ano, se ainda os tiver disponíveis. Existem muitas famílias que utilizam os dias perto da Consoada para visitar outras zonas do país, pelo que poderá tirar os últimos dois dias da semana para descansar após a época festiva.

Sabemos que a lista de feriados de 2019 é um guia importante para saber quando marcar férias. Para além dos feriados nacionais, aconselhamos a ver também qual é o dia da semana que calha o seu feriado municipal. Os lisboetas podem contar com o Santo António (13 de Junho) a uma quinta-feira e os portuenses podem festejar o dia de São João (24 de junho) a uma segunda-feira. Veja se nessa semana poderá ser uma melhor altura para tirar dias de férias.

Se quiser marcar as suas férias, relembramos simples dicas de poupança:

  • Se for viajar, monitorize e compare preços de voos ou outro tipo de viagens nas datas dos feriados, através de plataformas especializadas como a skyscanner, a momondo ou a GoEuro.
  • Análise várias alternativas de alojamento. Para além dos tradicionais hotéis e pensões, contemple também na sua pesquisa opções mais em conta como o Airbnb, campismo ou mesmo a permuta de casa durante o período de férias.
  • Desafie amigos e familiares a partilharem consigo estes dias de descanso. Ao planear com tempo, todos têm possibilidade de ser organizarem para gozarem desse tempo em conjunto. Quantos mais forem, maior a probabilidade de conseguirem poupar em deslocações e em alojamento.
  • Planeie também com antecedência outros detalhes como a alimentação, as deslocações, os itinerários. Desta forma, sabe a pormenor o valor que vai precisar e evita surpresas desnecessárias.
  • Pesquise atividades de lazer gratuitas nos lugares que visitar. Contemple também parques da cidade, jardins botânicos, passeios à beira rio ou praias. A Natureza dá uma beleza peculiar às cidades e é gratuita. Não perca a oportunidade.

Planeei o seu ano de 2019 com tempo para poder aproveitar as melhores oportunidades para descansar, passear e divertir-se, sem gastar mais dinheiro por isso.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #calendário 2019 com feriados,
  • #feriados 2019 carnaval,
  • #feriados 2019 portugal

Deixar uma resposta

3 comentários em “Feriados 2019: prepare o seu ano e as suas férias

  1. Pingback: Como desfrutar os feriados que estão a chegar sem gastar muito dinheiro – TWII