Bem-estar

Saiba como obter serviços e plano de saúde gratuitos

Um plano de saúde não necessita de ter um forte peso no seu orçamento familiar. Descubra como poupar com estes encargos.

As despesas com a saúde têm um grande peso no orçamento anual das famílias. Para além das consultas, exames e idas à farmácia, também os seguros e planos de saúde fazem agora parte da maioria dos orçamentos familiares.

Porém, os cuidados com a saúde não podem ser descurados e os seguros de saúde podem ser um ótimo aliado para cuidar do bem estar da sua família. Mas estes serviços não têm de ter um forte peso no orçamento do seu agregado.

Há várias formas de obter serviços de saúde ou até mesmo um plano de saúde gratuito, ou com leves encargos financeiros. Quem sabe pode até já possuir este benefício e ainda não o estar a aproveitar. Saiba como pode aceder a estes benefícios.

Leia também: 8 dicas de poupança com a saúde que deve considerar

Usufrua do plano de saúde da empresa e de protocolos corporativos

São cada vez mais as empresas que complementam o salário com benefícios sociais aos seus colaboradores. A vantagem mais comum é a atribuição de um plano de saúde, serviço importante para quem procura poupar tempo e dinheiro nas consultas de especialidade e exames médicos.

Além deste já habitual benefício, há empresas que procuram alargar as vantagens de saúde e complementar as prestações em falta no plano. Por exemplo, oferecem ou disponibilizam serviços a menor custo nas áreas de psicologia e de medicina dentária, para além de rastreios de visão e audição. Paralelamente, podem ainda disponibilizar protocolos e campanhas especiais com estabelecimentos das áreas de bem estar, estética e de atividade física.

Para ter acesso a estas vantagens, questione a equipa dos Recursos Humanos da sua entidade empregadora. Este será o departamento mais indicado para o ajudar a identificar possíveis parcerias e protocolos que a organização tenha estabelecido.

Caso a empresa não tenha nenhuma destas vantagens disponíveis, como plano de seguro ou protocolos com associações de saúde e de bem estar, deixe as suas propostas à equipa dos Recursos Humanos. Sugira e explique ao departamento a importância dos benefícios extra-salário para os colaboradores, de forma a que no futuro sejam estabelecidas parcerias. Ainda assim, não se esqueça que este tipo de planos representam um encargo financeiro para a empresa.

Esta questão pode também ser colocada logo numa entrevista de emprego. Assim, poderá mostrar que é um colaborador interessado também no salário emocional, e não apenas no salário líquido. Além disso, poderá também funcionar como uma chamada de atenção para que a empresa comece a investir em parcerias e protocolos.

Leia também: Como poupar no seguro de saúde ao longo da vida

Aproveite os benefícios dos cartões de refeição

Há cada vez mais empresas e contribuintes que preferem receber o subsídio de alimentação em cartão para mitigar a carga fiscal associada a este subsídio. Além da isenção da Taxa Social Única, tanto para organizações como colaboradores, os trabalhadores beneficiam ainda da isenção de IRS.

Porém, os cartões de refeição não oferecem apenas vantagens fiscais. As entidades de benefícios sociais têm vindo a apostar no estabelecimento de parcerias com diversas marcas, para se diferenciarem e serem mais atrativas para as empresas.

Nesse sentido, disponibilizam campanhas promocionais em todas as áreas. Desde promoções em combustíveis e aluguer de automóveis a descontos em marcas de roupa e em tecnologia, como, por exemplo, no cartão Sodexo.

Entre essas promoções, estão também disponíveis vantagens na área da saúde. O cartão de refeição Euroticket oferece aos seus utilizadores um Plano de Saúde Medicare Silver, no qual permite acesso a um conjunto de serviços de saúde com descontos até 30%.

Para usufruir deste benefício, apenas tem de selecionar o prestador de saúde da rede Medicare e apresentar a aplicação MyEdenred aberta no perfil do seu cartão. Este serviço está disponível gratuitamente até outubro de 2021.

Para aceder às vantagens do seu cartão, procure on-line a empresa do cartão de refeição, faça o download da aplicação móvel e saiba como usufruir dos benefícios associados.

Desfrute dos serviços de saúde dos cartões de crédito

Outra forma de beneficiar de serviços de saúde gratuitos reside na escolha de um cartão de crédito que disponibilize esta vantagem. Apesar de estas soluções ainda serem limitadas no mercado, há uma opção de cartão de crédito que oferece um plano de saúde gratuito.

Se for associado da Associação Mutualista Montepio tem acesso ao Cartão Montepio Saúde, sem qualquer período de carência ou limite de idade. O cartão dá acesso à rede de prestadores de saúde, operacionalizada pela AdvanceCare, e com ele pode realizar algumas consultas de medicina geral e familiar de forma gratuita.

Embora esta opção seja a única que oferece um plano de saúde, as entidades bancárias disponibilizam ainda descontos em prestadores individuais. Por exemplo, se for cliente da Caixa Geral de Depósitos tem acesso a um conjunto de descontos e outros benefícios em diversos parceiros. Contudo, é importante referir que algumas campanhas são restritas a determinados cartões ou contas.

Assim, tenha sempre em mente as vantagens que os seus cartões, tanto de débito como de crédito, têm associado e usufrua destes benefícios.

Potencie os benefícios dos cartões de desconto

Atualmente, a maioria das grandes superfícies e lojas oferecem cartões de desconto com benefícios associados, que podem ir além das vantagens na respetiva loja. Os supermercados são um ótimo exemplo, uma vez que quase todos os cartões oferecem descontos nos combustíveis.

Mas, além de usufruir destes descontos, se tiver o cartão Continente, ou o respetivo cartão de crédito Universo, tem também acesso a um plano de saúde gratuito, sem períodos de carência e fidelização. Através do cartão beneficia de preços especiais imediatos em consultas e exames médicos numa rede de prestadores de saúde AdvanceCare. Para isso, tem apenas de selecionar a entidade, marcar o exame, identificando-se como beneficiário do Plano de Saúde Well’s, e apresentar o cartão Continente no ato de pagamento.

Pode encontrar todas as vantagens dos cartões de desconto dos hipermercados nas páginas on-line de cada grande superfície.

Beneficie das vantagens de saúde das fidelizações

Além dos cartões de desconto, a maioria dos consumidores possui um contrato ou fidelização com uma entidade, como, por exemplo, associações, empresas de eletricidade, clubes desportivos ou de automóveis, entre outros. Algumas das fidelizações com certas entidades têm benefícios associados que, por vezes, são pouco conhecidos para os clientes.

Por exemplo, se for sócio do Automóvel Clube de Portugal (ACP) tem acesso a um plano de saúde gratuito. Com o Plano ACP Saúde beneficia de preços reduzidos em consultas e exames em clínicas e hospitais por todo o país. Se não for sócio também pode ter acesso a este serviço com o custo de 4,10 euros por mês.

Caso seja titular do cartão DECO+, da DECO Proteste, saiba que também tem gratuitamente o Plano+Saúde. Embora sejam garantidas consultas de especialidade entre 20 e 40 euros, o plano é limitado e apenas abrange algumas especialidades. Se procura uma solução mais abrangente, a DECO Proteste disponibiliza o Plano + Saudável, mas este envolve custos adicionais, cerca de 5 euros mensais para cada elemento do agregado familiar.

Se for cliente EDP também poderá beneficiar de um plano de saúde, porém esta solução apenas está disponível na compra do Plano Living Full. Apesar de ser uma opção paga, acima da fatura da eletricidade, poderá obter o plano, assim como um conjunto de outras vantagens, por 13,90 euros por mês.

Por último, também os clubes desportivos oferecem um conjunto de descontos na área da saúde. Se for sócio do Sporting Clube de Portugal ou do Vitória Sport Clube, por exemplo, tem acesso a promoções em clínicas, oculistas e farmácias. Caso seja sócio do Sport Lisboa e Benfica beneficia ainda de um Plano de Saúde, gratuito até 15 de agosto de 2021.

Em suma, para beneficiar das vantagens associadas a estes cartões e contratos, consulte todas as informações no site da entidade ou ligue para o apoio ao cliente.

Leia também: Como poupar com a sua saúde sem poupar em cuidados

Por fim, potencie e procure mais vantagens de saúde

Como viu é fácil encontrar descontos e, em alguns casos, até um plano de saúde sem qualquer encargo. Para tal, questione, primeiramente, a sua entidade patronal sobre a existência ou possibilidade de oferecer um plano ou serviços de saúde gratuitos aos colaboradores.

De seguida, procure e liste as fidelizações e os contratos que possui. E potencie ao máximo as vantagens que esses cartões lhe oferecem, sejam de refeição, lojas, supermercados, clubes desportivos, entre outros.

Caso não tenha nenhum cartão que ofereça serviços de saúde, investigue possíveis alternativas. Pesquise se compensa pedir um cartão num novo estabelecimento ou alterar alguma fidelização.

Por outro lado, pode aguardar por mais novidades, pois as vantagens que as marcas e contratos oferecem são voláteis e as redes de parceiros estão em constante aumento.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)