Negócios

Truques para potenciar o seu negócio sem gastar muito dinheiro

Existem pilares basilares que são a garantia para o sucesso. Conheça as dicas que vão permitir divulgar e potenciar o seu negócio sem gastar muito dinheiro.

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Truques para potenciar o seu negócio sem gastar muito dinheiro

Existem pilares basilares que são a garantia para o sucesso. Conheça as dicas que vão permitir divulgar e potenciar o seu negócio sem gastar muito dinheiro.

O empreendedorismo veio para ficar e a Internet pode ser uma excelente aliada. Nos dias de hoje montar um negócio é cada vez mais simples e, não faltam mentes cheias de criatividade, que facilmente se implementam no mercado, oferecendo múltiplas soluções nas mais diversas áreas.   

Existem pilares basilares que são a garantia quase certa para o sucesso - contratar pessoas adequadas, conhecer bem o mercado, o cliente e os concorrentes e ter ofertas inovadoras. Mas num mundo altamente competitivo como o de hoje, onde tudo acontece demasiado rápido, assegurar que está na linha da frente e chega ao seu público da forma certa pode ser um grande desafio.  

Por sabermos que os desafios são muitos, preparámos, aqui no Doutor Finanças, uma lista de dicas que vão permitir divulgar e potenciar o seu negócio sem gastar muito dinheiro: 

Construa e assegure uma presença online forte e competitiva

pessoa a mexer no computador

A Internet veio trazer uma imensidão de possibilidades para os pequenos negócios - as redes sociais abriram a portas para chegar a muito mais pessoas sem grandes custos, o e-commerce revolucionou a forma de vender os produtos online, quase  gratuitamente, tornando-se uma montra gigante apenas à distância de um clique.

Se está a dar os primeiro passos no mundo empresarial, coloque no topo da sua checklist criação de um website e de uma página de facebooklinkedininstagram ou pinterest (tendo sempre em conta o seu público-alvo). Criar uma página nas redes sociais é grátis e fácil, em relação ao site, existem inúmeras plataformas que lhe permitem criar websites e blogs por cerca de 50€ , incluindo um servidor para o alojamento, layouts modernos e adequados a todos os negócios, onde só precisa de colocar conteúdo, como se de uma puzzle se tratasse.  

A partir daqui é só explorar - promova o seu site com a criação de anúncios online nas suas redes sociais, invista cerca de 20, a 30€ e alcance milhares de pessoas.

Leia ainda: Os 3 “P”s a seguir para ter sucesso na venda de produtos ou serviços online

Não se esqueça do mundo real - use eventos para promover o seu negócio

Apesar de uma presença online ser importante para dar visibilidade ao seu negócio, não descure o offlineum cartão de visita e um aperto de mão continuam a ser uma excelente estratégia para cativar clientes. Por isso uma das primeiras coisas que deve fazer, quando estiver a montar a sua estratégia é pesquisar eventos dentro da sua área de negócio onde possa marcar presença.

Normalmente isto representa sempre gastos mais avultados, por isso avalie os custos que isso pode implicar e compare com as oportunidades que pode ganhar. Depois destas contas feitas, só precisa levar consigo os tradicionais (mas que ainda funcionam muito bem) cartões de visita e alguns panfletos de divulgação.

Graças a uma série de ferramentas online hoje consegue desenhar os seus materiais de divulgação de forma gratuita, depois é só mandar imprimir - e neste caso lembre-se - quando maior o número de impressões mais baixo fica o preço final!

Leia ainda: Iniciar um negócio: financiamento ou investimento?

Faça parceiras

Una forças com outras empresas que possam contribuir para o seu negócio - sejam fornecedores ou empresas que ofereçam serviços complementares aos seus e cresçam juntos.

Trabalhar em equipa é a melhor forma de chegar a mais pessoas e de crescer favoravelmente. Contacte empresas chave, negociei e apresenta mais valias de uma parceria futura e verá que dará frutos. O networking é sem dúvida uma mais valia totalmente grátis e que pode fazer com alcance os números desejáveis para o sucesso do seu negócio.

Leia ainda: Como uma boa rede de contactos o pode ajudar

Arrancar com um negócio pode ser uma grande aventura, leve estas dicas consigo e meta mãos à obra. Tenha em mente que por mais que no início possa optar por soluções mais acessíveis e conter-se nos gastos, saber comunicar e ‘vender-se’ é o melhor aliado, e munir-se de profissionais que o ajudem pode revelar-se  essencial numa fase menos embrionária. Por exemplo, um designer, um especialista em comunicação digital e um bom fotógrafo, são serviços caros, mas que depois de passada a fase inicial podem valer a pena e ser um investimento essencial para continuar a crescer!

Leia ainda: Como usar a poupança para lançar o seu próprio negócio

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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