Energia

Outro inverno a passar mais frio em casa do que na rua?

Se tem frio em casa e a única coisa que decide fazer é pôr aquecimento, é possível que a apenas esteja a aumentar a sua fatura energética.

| 1 Comentários

Casas com mau isolamento térmico ao nível das paredes e das janelas tem como consequência que temos mais frio dentro de casa do que na rua. E o aquecimento apenas serve para aumentar a fatura energética.

Estamos todos a preparar-nos para entrar em mais um inverno. Muitos portugueses continuam a ter habitações com mau isolamento das paredes e das janelas, o que significa que na maioria do tempo se tem mais frio dentro de casa do que na rua, e isto não é suposto!

Leia ainda: Janelas eficientes contribuem para a redução da fatura energética

Como reduzir o frio dentro de casa?

Porque que é que então esta situação se repete todos os anos? Como cerca de 40% da energia de aquecimento que temos no interior da nossa casa sai pelas frinchas das janelas, porque como já vimos muitas vezes sofrem de mau isolamento, a necessidade de proceder à substituição das janelas antigas com vidro simples por novas janelas eficientes é um dos melhores investimentos que podemos fazer para ter conforto nas nossas habitações.

No entanto, a maioria dos portugueses, para resolver este problema, o que pensa logo é em comprar um aquecimento ou ar condicionado. Contudo, a ideia mais imediata nem sempre é a melhor! Vamos perceber porquê.

Não será uma boa solução optar por instalar um aquecimento ou um aparelho de ar condicionado porque pode ficar com dois problemas: continua a ter o problema do mau isolamento das janelas, logo desperdício de energia, e aumenta o consumo e a fatura energética para aquecer e arrefecer a sua casa (no caso do ar condicionado).

As vantagens do conforto térmico

A melhoria do conforto térmico das nossas habitações permite-nos, para além de viver melhor, diminuir o consumo e fatura energética (num momento em que os custos da energia, certamente continuarão a subir, e devemos, por isso, ter especial atenção a formas de diminuir este custo).

Tudo isto ao mesmo tempo que valorizamos o nosso património: podemos ter uma subida na classe energética da nossa casa, atestada pelo Certificado Energético, sendo uma mais-valia importante na hora de vender ou arrendar a sua casa.

Já tinha pensado nisto? Acreditamos que vale a pena pensar e fazer contas, até porque neste quadro, um dos desígnios presentes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é proceder ao financiamento, a fundo perdido, de ações de melhoria do conforto e eficiência energética das habitações em Portugal.

Este é mais um motivo pelo qual não faz sentido continuar a adiar o investimento na instalação de novas janelas eficientes em sua casa, uma vez que pode beneficiar de um apoio até 1.500 euros.

Para que possa ter acesso a esta ajuda extra, é fundamental aproveitar os apoios concedidos pelo Programa Edifícios Mais Sustentáveis, da responsabilidade do Fundo Ambiental, submetendo a sua candidatura para os apoios existentes. Um programa de fácil acesso e de fácil submissão.

Esta é, por isso, a oportunidade de melhorar o conforto térmico das nossas habitações, tendo como certo que este será o último inverno em que teremos de estar de gorro, camisolas e mantas no sofá. Ganhamos conforto, poupamos energia e dinheiro.

Leia ainda: Como escolher uma janela eficiente?

João Ferreira Gomes é licenciado em Arquitetura (1998), pós-graduado em Gestão Empresarial (2002) e mestre em Construção (2007). Fundou e preside a ANFAJE – Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes – e integra a direção da CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário - e da EUROWINDOOR. É coordenador de seminários técnicos na FCT-Universidade Nova de Lisboa.

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

2 comentários em “Outro inverno a passar mais frio em casa do que na rua?
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.