Carreira e Negócios

Está a pensar mudar de emprego? Faça contas ao salário emocional

Se está a pensar mudar de emprego tenha em conta o salário emocional e não faça apenas conta à remuneração mensal. Saiba mais neste artigo.

Carreira e Negócios

Está a pensar mudar de emprego? Faça contas ao salário emocional

Se está a pensar mudar de emprego tenha em conta o salário emocional e não faça apenas conta à remuneração mensal. Saiba mais neste artigo.

É natural que se está a ponderar mudar de emprego o primeiro aspeto que esteja a ter em conta seja o salário. A remuneração é sem dúvida um fator muito importante, contudo, não deve ser o único a considerar na hora de tomar uma das decisões mais importantes da sua vida. Avalie primeiro o salário emocional.

Saiba, neste artigo, em que consiste o salário emocional e porque deve este assumir relevância no seu planeamento, caso esteja a equacionar a hipótese de mudar de emprego.

O que é o salário emocional?

O mundo do trabalho mudou, as organizações tiveram de criar novos mecanismos para reter talento, e estes não passam exclusivamente pelo aumento dos salários. Muitas empresas estão a apostar no incremento do salário emocional. Mas afinal em que consiste este salário?

O salário emocional não é mais do que os benefícios não monetários que as empresas atribuem aos seus colaboradores de forma a promover o seu bem estar, a qualidade de vida e consequentemente o aumento da sua felicidade e produtividade.

Leia ainda: Vou mudar de emprego. O que devo ter em consideração?

O que compõem o salário emocional?

O salário emocional engloba várias vertentes, como por exemplo:

  • Horário flexível;
  • Possibilidade de trabalhar a partir de casa;
  • Bom ambiente de trabalho;
  • Possibilidade de progressão na carreira;
  • Formação contínua e ajustada à função;
  • Seguro de saúde e outros benefícios;
  • Reconhecimento.

Horário flexível

Nos dias de hoje fala-se bastante na importância do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. A possibilidade de ter um horário flexível, principalmente se tem filhos, é uma enorme vantagem. Isto porque, permite-lhe mais facilmente conciliar as suas tarefas familiares, como por exemplo, levar um filho a uma consulta ou ir a uma reunião na escola, sem ter que estar a faltar ou a pedir ao seu chefe.

Possibilidade de trabalhar a partir de casa

Outro aspeto que permite a conciliação entre a vida profissional e pessoal é a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Tendo a oportunidade de ficar em teletrabalho, além de ter mais disponibilidade para a sua família é uma excelente forma de diminuir as suas despesas nomeadamente com as deslocações. Se por norma apanha trânsito para chegar ao seu local de trabalho, a possibilidade de trabalhar a partir de casa é também uma forma de promover uma vida mais tranquila sem tanto stress.

dois jovens rapazes em reuniáo com uma jovem caracterizam o ambiente de equipa estimuado no mercado de trabalho em Portugal

Bom ambiente de trabalho

Como não poderia deixar de ser, o bom ambiente de trabalho é essencial para o bem estar de qualquer pessoa. Isto porque além de melhorar a sua produtividade, vai estar mais empenhado e motivado em executar as suas tarefas.

Muitas empresas provem dias específicos em que reúnem as equipas para a realização de atividades lúdicas, com o objetivo de incrementar a cooperação e a amizade entre os colegas.

Leia ainda: Benefícios flexíveis no trabalho: Dos mais comuns às novas tendências

Possibilidade de progressão na carreira

Não vale de nada gostar bastante daquilo que se faz, se for muito difícil progredir na carreira. A possibilidade de ser promovido e passar a desempenhar uma função com mais responsabilidade ou mesmo ser-lhe proposto um novo desafio profissional, é fundamental para se sentir bem consigo mesmo e motivado.

Formação contínua e ajustada à função

A formação é um aspeto fundamental para o desenvolvimento quer profissional, quer pessoal dos colaboradores. Além dos conhecimentos técnicos que vai adquirir, que contribuem inclusivamente para a melhoria do seu currículo, a formação continua e sobretudo ajustada à função que desempenha é uma forma de aumentar a qualidade do seu trabalho.

Existem empresas que inclusivamente promovem sessões de coaching de forma a desenvolver determinadas características dos seus colaboradores, como por exemplo a liderança e motivação de equipas.

Leia ainda: Como escolher entre duas propostas de trabalho

Seguros de saúde e outros benefícios

Um dos benefícios mais comuns que as organizações atribuem é o seguro de saúde, que muitas das vezes são inclusivamente extensíveis ao agregado familiar dos colaboradores.

Outros benefícios podem ir desde o pagamento da inscrição num ginásio, creches para os filhos, cursos de formação, PPR ou mesmo descontos em determinados produtos/lojas.

Reconhecimento

O reconhecimento pelo trabalho efetuado é fundamental para que qualquer pessoa se sinta motivada no seu trabalho.

É certo que a sua obrigação é executar as suas tarefas da melhor forma possível, contudo, quando é reconhecido por isso, é bastante recompensador.

Em suma, se está a pensar mudar de emprego, avalie bem se essa alteração lhe compensa não só a nível da remuneração líquida mensal, mas também se vai ter um aumento do seu salário emocional.

Saiba ainda que este conjunto de mais-valias estão presentes no Doutor Finanças e que o salário emocional, na medida em que traduz o tão desejado equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional, é uma das suas fortes apostas.

Assim, se procura mudar de emprego na área TI, tecnologias de Informação, o Doutor Finanças continua à procura de profissionais de topo, independentemente da nacionalidade. Conheça o ADN do Doutor Finanças e decida se o seu futuro pode passar por aqui.

Leia ainda: 5 dicas para deixar de viver de salário em salário

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.