Finanças pessoais

7 formas criativas de ganhar dinheiro online

Quer ganhar dinheiro online, para assegurar um rendimento extra, mas não soube como? Conheça algumas formas criativas de o fazer

Finanças pessoais

7 formas criativas de ganhar dinheiro online

Quer ganhar dinheiro online, para assegurar um rendimento extra, mas não soube como? Conheça algumas formas criativas de o fazer

Atualmente, ganhar dinheiro online pode ser a resposta para quem necessita de ter outra fonte de rendimento para fazer face às despesas mensais. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o salário médio dos portugueses situa-se nos 1.361€. No entanto, no final do ano passado, cerca de 900 mil trabalhadores ganhavam o salário mínimo em Portugal.

Com o acelerado desenvolvimento da tecnologia, particularmente nos últimos anos, surgiram diversos negócios e plataformas online, através dos quais é possível ganhar algum dinheiro extra. Neste artigo, reunimos alguns exemplos para que possa "inspirar-se" e definir uma estratégia para aumentar os seus rendimentos mensais.

Começar um podcast online

Os podcasts estão, cada vez mais, "na moda". Apontados como ótimas formas de partilhar conhecimentos e opiniões, permitem-lhe, enquanto entretém o seu público-alvo, ganhar algum dinheiro extra. Quanto aos temas de cada podcast, as escolhas são ilimitadas.

Existem diversas formas de ganhar dinheiro com podcasts online. Nomeadamente, através do pagamento de uma subscrição mensal, patrocínios de marcas, utilização de um código específico, partilhado com os ouvintes, na compra de produtos patrocinados, entre outras formas. Tenha em consideração que pode demorar alguns meses até ter retorno. No entanto, se gosta de programas de rádio vai, certamente, gostar do processo.

Leia ainda: Profissão influencer: Como ganhar dinheiro com a criação de conteúdos?

Vender as suas fotografias online

De forma a ter sucesso a vender as suas fotografias, deve começar por definir qual o público-alvo. Ou seja, quem teria interesse em comprá-las. Além disso, deve também pensar no tipo de fotografia que pretende vender. Por exemplo, fotografias de paisagens, animais, modelos, produtos eletrónicos, entre outras possibilidades. Existe mercado para todos os gostos e diversas plataformas online onde pode apresentar as suas propostas, nomeadamente, a Shutterstock, Alamy ou iStock.

Por outro lado, pondere utilizar as redes sociais para partilhar este seu negócio. Esta é uma das formas de alcançar mais pessoas e aumentar as suas vendas. No entanto, pode não ser um processo simples. Não basta apenas partilhar o seu conteúdo e esperar que as pessoas o vejam. Dependendo da plataforma, existem certos requisitos e ações que deve realizar para maximizar o alcance das suas publicações. Por essa razão, ao mesmo tempo que deve melhorar as suas capacidades fotográficas, também deve inteirar-se do funcionamento das próprias plataformas online.

Leia ainda: Saiba como vender online objetos em segunda mão

Partilhar conteúdo em plataformas streaming

Atualmente, em Portugal, existem pessoas a conseguir ganhar dinheiro com plataformas streaming. Entre elas consta a Twitch. De forma similar ao YouTube, é possível gerar rendimentos, sendo que o método mais utilizado é o da subscrição do serviço por parte dos utilizadores, com a receita a reverter para o streamer. Além disso, neste tipo de plataformas, é comum os utilizadores fazerem doações como forma de apoio a quem disponibiliza o conteúdo.

A somar a estes métodos, pode fazer publicidade a produtos e, em troca, receber uma percentagem da compra, caso os utilizadores usem o código que lhes disponibiliza. Isto, não esquecendo que as plataformas de streaming também pagam pelos anúncios visualizados. Por isso, se gosta de jogar regularmente, esta é uma possibilidade de "juntar o útil ao agradável".

Leia ainda: O saber não ocupa lugar, nem na carteira. 7 dicas para poupar em livros

Seja um guia turístico na sua cidade

Acompanhar os turistas e ajudá-los a conhecer a sua cidade é outra sugestão que pode render-lhe algum dinheiro. Ainda que esta ideia se concretize fora de casa e não propriamente frente a um computador, é através de uma plataforma online que pode angariar os seus clientes. Como é o caso da Showaround.

Se conhece bem a sua cidade, então comece por identificar sítios de interesse que cativem o interesse dos turistas. Monumentos, restaurantes que incluam pratos típicos da região, atividades ao ar livre, ou degustação de vinhos são algumas sugestões. Definir um percurso que crie momentos memoráveis nos seus clientes pode ser aquele detalhe diferenciador.

Tal como outros negócios online, deve sempre ter em consideração o seu público-alvo. Um determinado percurso pode ser interessante para um cliente, mas não quer dizer que se aplique a todos. Por isso, tente definir vários percursos, de forma a maximizar a sua oferta. Lembre-se, a variedade aliada à qualidade da experiência é fundamental.

Leia ainda: Criar uma loja online: usar uma plataforma ou contratar um web designer?

Rapaz a fazer uma call em regime de teletrabalho
Cheerful guy taking part in online meeting and showing ok sign while looking at laptop screen, using headset with microphone. Happy male freelancer having video call while working from home

Criar um canal educativo no YouTube

Apostar na criação de conteúdo no YouTube é uma das formas de ganhar dinheiro online. Existem conteúdos para todos os gostos, desde vídeos cómicos até aos mais educativos. Por isso, se tem gosto por um determinado tema e gosta de ensinar, então criar um canal do YouTube deve ser uma das possibilidades em cima da mesa.

No entanto, tenha em consideração que não vai ganhar dinheiro mal comece o seu canal. Em primeiro lugar, precisa de preencher certos requisitos para poder "monetizar" o seu canal. Os dois requisitos mais importantes para começar a ganhar dinheiro no YouTube é ter pelo menos 1000 subscritores e pelo menos 4.000 horas de visualização nos últimos 12 meses.

Depois, deve ainda apostar na divulgação do seu canal, bem como na imagem e qualidade dos vídeos. Além disso, tal como em qualquer negócio, a consistência é chave.

Leia ainda: Formação online gratuita: Que plataformas devo utilizar e o que preciso saber?

Tornar-se um escritor freelancer

Se tem gosto pela escrita, porque não começar por partilhar alguns dos seus textos online? Este passo pode ajudá-lo a criar portefólio e a tornar visível o seu trabalho. No que diz respeito à escrita, existem várias formas de ganhar dinheiro online. Em primeiro lugar, pode optar por publicar os seus textos numa plataforma e essa recompensa-o consoante o número de palavras que escreveu. No entanto, neste caso tem a desvantagem de não ser paga exatamente pela qualidade do seu trabalho, mas sim pela quantidade.

Existem outras plataformas, como o Medium, que pagam consoante o número de visualizações e tempo despendido pelos utilizadores a ler os seus artigos. A principal vantagem é que, tal como no YouTube, ganha enquanto existirem visualizações. Na prática, estará a construir um rendimento passivo, ao contrário do primeiro exemplo em que recebe o dinheiro no momento. Ainda assim, tenha em consideração que rendimentos passivos demoram algum tempo a tornar-se visíveis. Por isso, tem de ter perseverança, não desista.

Leia ainda: Cursos online gratuitos: Comece o ano a valorizar-se profissionalmente

Criar uma aplicação para o telemóvel

Por fim, se tiver conhecimentos de programação, pode criar uma aplicação móvel para telemóvel (Android ou iOS). Quanto às possibilidades de ganhar dinheiro, existem várias formas. Dependendo da sua aplicação, pode optar ou não por cobrar um valor inicial na compra da aplicação na App Store.

Dentro da própria aplicação, pode colocar anúncios, sendo pago por clique ou por visualização. Esta estratégia é muito utilizada nos videojogos para telemóvel.

A somar a estas duas possibilidades, pode ainda adicionar a funcionalidade de comprar ou subscrever serviços dentro da própria aplicação. Ainda que existam várias maneiras de ganhar dinheiro com uma aplicação, tenha sempre em atenção as comissões que tem de pagar à empresa detentora da plataforma.

Leia ainda: Estudante universitário: 10 dicas para aliviar o stress financeiro e poupar

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.