No mês da poupança, queremos que tenha todas as ferramentas necessárias para dar as boas-vindas a uma carteira mais saudável e feliz. Para tal, reunimos alguns dos nossos simuladores que fazem as contas à vida por si.  

Certamente que já olhou para a sua conta e ficou sem perceber para onde foi o dinheiro, certo? Muitas vezes, esta questão é resultado de uma má gestão financeira. Para fugir a isso, não há nada melhor do que apontar detalhadamente (e não obsessivamente) as suas despesas diárias. Para facilitar essa tarefa existem dezenas de ferramentas disponíveis, começando pela muito útil folha de cálculo, altamente configurável. 

Um número essencial para fazer a gestão das suas finanças, é saber o valor certo que ganha por mês. Esta questão pode parecer óbvia, mas, há quem não saiba ao certo, ou melhor ao cêntimo, o seu rendimento mensal. Para tal, consideramos importante calcular o seu salário líquido, pois todos os cêntimos contam para poupar. A ferramenta que se segue também é ideal para quem vai iniciar atividade pela primeira vez ou começar numa nova empresa.  

simuladores de poupança

Calculadora de salário líquido

A calculadora do salário líquido pode ser utilizada por funcionários do setor público ou do privado e tem em conta as retenções de IRS, contribuição para a Segurança Social e pagamento em duo-décimos dos subsídios de Férias e de Natal (de um ou dos dois), bem como o subsidio de alimentação. Basta preencher todos os campos e fica logo a saber quanto vai ganhar por mês. Ao saber o valor exacto dos seus rendimentos, já pode planear correctamente as suas finanças, por isso comece por aqui.

Calculadora do salário liquido

Exemplo de uma simulação do salário líquido 2018

Calculadora de despesas 

Depois de saber todos os cêntimos que ganha que ganha por mês, já pode começar a verificar todos os seus gastos diários. Com a ajuda da nossa calculadora de despesas fique a conhecer as suas finanças ao pormenor. Esta é uma das melhores formas de se começar a poupar algum dinheiro é entender onde e quando gasta mais.

Esta calculadora de despesas não é mais do que uma folha de Excel, com várias categorias de despesas e receitas, que o vai ajudar nestes primeiros passos ou servir de modelo para algo mais avançado que necessite. A ideia é entender onde gasta em demasia, para que possa perceber o potencial de poupança que têm à sua disposição. Muitas vezes, pequenos gestos como renegociar o contrato de telecomunicações ou cortar nas refeições fora representam grandes poupanças, que sem esta análise não seriam possíveis.

Calculadora de despesas

Leia ainda: Orçamento familiar – Quais as despesas essenciais à sua vida

Desmotivador de compras  

O título por si só pode parecer um pouco desmotivador, mas, a verdade é que esta é uma ferramenta que o vai levar a pensar duas vezes antes de gastar dinheiro.  

As compras por impulso são o principal impedimento da constituição de poupança de muitas pessoas. Ao utilizar o Desmotivador de Compras vai conseguir saber quantas horas tem de trabalhar para pagar aquele bem ou serviço que está a pensar adquirir. Assim, consegue comparar de uma forma prática se o esforço é compensado pela utilidade que vai obter da aquisição. Utilizar o desmotivador de compras não significa que deixe de fazer compras essenciais. Queremos, com esta ferramenta, ajudá-lo a fazer compras mais racionais e inteligentes.

simulador desmotivador de compras

Exemplo de uma simulação no desmotivador de compras.

Leia ainda: Desmotivador de Compras, uma ferramenta útil (faça a sua simulação) 

Simulador de crédito 

Se o simulador anterior já o ajudou a poupar, pode canalizar essa poupança para um objetivo a longo prazo, como por exemplo a compra de uma casa. Para gerir bem o seu orçamento mensal, necessita de saber a prestação (capital + juros) que vai pagar por mês no seu crédito habitação. E para isso, nada como recorrer ao nosso simulador de crédito para simular ou confirmar a prestação de um crédito, sabendo ao detalhe a parte que corresponde a juros e a parte que corresponde a amortização de capital. Para tal basta conhecer o capital em dívida, taxa de juro (TAN) e número de prestações em falta.

Simulador de crédito

Exemplo de uma simulação de crédito

Leia ainda: Crédito – o bom, o mau e o vilão

Simulador de prestação após amortização antecipada  

Amortizar parte do capital em dívida num crédito é uma forma de poupar muito dinheiro em juros, especialmente se a taxa de juro subjacente ao mesmo for elevada. Com este simulador pode calcular qual será a nova prestação após amortização, sabendo de imediato qual será o impacto no orçamento e quanto poupará na diminuição dos juros.

Simulador de crédito após amortização antecipada

Exemplo de uma simulação de amortização antecipada.

Leia ainda: Poupar a sério! – Créditos

Simulador de reforma  

Quer começar e planear o futuro? Com o nosso simulador de reforma já pode fazê-lo de forma simples e rápida. Esta ferramenta tem como objetivo ajudá-lo a estimar a sua pensão de reforma por idade, mostrando quanto deve poupar por mês para consegui-lo, tendo sempre em conta os seus gastos mensais.

simulador de reforma

Leia ainda: PPR – Planos Poupança Reforma 

A ideia destes simuladores é essencialmente perceber onde gasta demasiado, para que entenda o potencial de poupança que têm à sua disposição.  

No entanto, se prefere aplicações em vez de Excel, recomendamos uma aplicação portuguesa, da qual já falámos várias vezes, o Boonzi. Nesta aplicação pode criar o seu orçamento mensal, distribuindo o seu saldo (e receitas) pelas categorias onde prevê gastar dinheiro, e depois acompanhar o cumprimento dos objetivos que definiu tanto no computador, como no telemóvel.  Boonzi permite-lhe ainda criar orçamentos que lhe dirão quanto vai poupar mensalmente de forma a conseguir atingir os seus objectivos e metas de poupança.

Leia ainda: Porque recomendamos que faça a gestão do seu orçamento familiar no Boonzi? 

Para além dos simuladores que referimos, pode encontrar ainda outros tantos no nosso portal. 🙂