Bem-estar

22 hábitos para ser mais feliz em 2022

Mudar para ser mais feliz, faz parte dos seus planos para 2022? Espreite esta lista com 22 hábitos e passe já à prática.

Bem-estar

22 hábitos para ser mais feliz em 2022

Mudar para ser mais feliz, faz parte dos seus planos para 2022? Espreite esta lista com 22 hábitos e passe já à prática.

Já arrancou o novo ano, é tempo de tratar de ser mais feliz. Depois das passas, dos brindes e das muitas resoluções de ano novo é preciso "arregaçar as mangas" para que estas não tenham começado e acabado nessa noite especial.

Apesar de o ano ser novo são as suas ações que o podem tornar num ano memorável. Logo, reunimos, neste artigo, um conjunto de dicas que pretendem ser uma ajuda para cumprir as suas promessas e alcançar as suas metas. Assim, seguem-se 22 hábitos que deve ponderar adquirir, ou ajustar, para ser mais feliz em 2022.

Leia ainda: Pergunta para 1 milhão: Quanto custa ser feliz?

1. Durma bem para ser mais feliz

Já diz o ditado "deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer". Todos temos um ritmo biológico diferente. Por isso, a hora de deitar para uns pode não ser a de outros. E o mesmo acontece com a hora de levantar, sobretudo se for mesmo muito cedo. Contudo, o importante é respeitar o seu organismo e ritmo biológico e, acima de tudo, ter uma boa noite de sono.

2. Exercite-se

Praticar desporto pode ser uma excelente forma de começar o dia. Segundo os especialistas, pode acalmar e energizar, além de ajudar a manter a forma física e fazer bem ao coração. Não gosta de ginásios? Opte por praticar desporto ao ar livre e com outras pessoas para ganhar mais motivação. Mas, uma simples caminhada de 15 minutos vai fazer a diferença no seu dia-a-dia.

3. Medite

Passar um tempo a sós consigo é um dos hábitos que deve ponderar nesta lista de "coisas" para ser mais feliz em 2022. Pode meditar ou, simplesmente, respirar consciente da inspiração e da expiração, bem bomo do que sente no seu corpo com esta prática. Tente não pensar em mais nada durante esse tempo. Pode começar com 30 segundos, depois mais 30, a seguir mais um minuto. Qual o benenfício? Tenderá a ficar mais consciente, focado e, por isso mesmo, mais produtivo.

4. Ler pode fazê-lo mais feliz

Ler é um dos melhores "remédios" para ter uma mente sã. Ao ler, estimula os neurónios, previne várias doenças e ganha conhecimento. Ter bons hábitos de leitura é um princípio essencial para poder ter pensamento crítico e formar a sua opinião. Em papel ou em versão eletrónica tem um manancial de géneros literários à sua espera. Se quiser, nem precisa de gastar dinheiro com este hábito. Pode recorrer às bibliotecas municipais e digitais. Não há mesmo "desculpas" para não ler. Nem que sejam apenas cinco páginas por dia.

5. Pratique atividades que estimulem o cérebro

Para além da leitura, existem outras atividades que também estimulam o cérebro e que, por isso mesmo, podem ajudá-lo a prevenir doenças. Ter uma atitude preventiva é cada vez mais importante, sobretudo nesta era em que as patologias ligadas a demências se têm vindo a intensificar. Essas atividades não passam por jogar no computador ou ver televisão. Experimente puzzles, jogos de tabuleiro, dançar ou cozinhar. Estas atividades podem ser feitas em família e com amigos, estimulando também o, igualmente benéfico, convívio social.

Leia ainda: 7 formas de exercitar o seu cérebro sem telemóvel ou televisão

6. Comece uma nova atividade

O nosso cérebro gosta de novidades. Por isso, fazer algo novo está também entre os hábitos que o podem fazer mais feliz em 2022. Pode até ser uma forma de ganhar motivação para acordar todos os dias bem-disposto. Não precisa de ser nada complexo, pode exigir ou não continuidade, e estar dentro do seu leque de interesses ou sair completamente da sua zona de conforto.

7. Aprenda todos os dias

O cérebro gosta de aprender e esse gosto transforma-se em prazer. Neste novo ano, cultive o hábito de aprender todos os dias. Não importa o quê, basta que se sinta curioso e queira saber mais. Pode ser uma marte marcial, fotografia, acontecimentos históricos, um idioma ou, simplesmente, uma palavra nova. Vai munir-se de doses extra de motivação, mudar de perspetiva e sentir que o dia valeu a pena.

8. Planei o dia

Há quem diga que "no planeamento é que está o ganho". Mas, nem precisa de gastar muito tempo ou ter uma estratégia bem montada para a gestão diária. Precisa sim de partir para o dia seguinte com organização suficiente para rentabilizar o seu tempo, concentração e produtividade, evitando assim a procrastinação.

9. Reveja e corrija erros

Seja sincero consigo quando cometer erros. Assuma a responsabilidade de rever essas situações e pergunte-se: "o que posso fazer para a corrigir e evitar cair no mesmo erro outra vez"? Com esta atitude vai estar a limar arestas e a tomar atitudes, cada vez mais, assertivas durante o seu dia.

10. Torne as rotinas mais produtivas

Outro dos hábitos para ser mais feliz em 2022 passa por continuar a aprender enquanto faz tarefas rotineiras. Por exemplo, pode ouvir um poadcast enquanto lava a loiça, cozinha, passa a ferro ou limpa o pó. Além de ganhar conhecimento, arrumar e tratar da lida da casa vão ser tarefas menos aborrecidas (até se podem tornar divertidas).

jovem mulher anda num caiaque no meio de um lago

11. Invista em experiências

Se os seus hábitos passam essencialmente por comprar roupa, calçado ou doces, com o passar do tempo, pode começar a sentir que essas coisas não lhe trazem satisfação a longo prazo. Porque não aproveitar o início de um novo ano para investir em experiências? Fazer um pic-nic na natureza, aprender uma modalidade desportiva nova, fazer uma viagem, são só algumas sugestões. E o melhor é que viver novas experiências está ao alcance de todas as carteiras.

12. Arrume a casa

O escritor William McRaven, autor do livro Arrume a sua cama, escreveu algo como "se queres mudar o mundo começa por fazer a tua cama". Isto significa que só podemos fazer a diferença se nos sentirmos bem e o ambiente em que habitamos tem uma enorme influência nesse sentimento. Experimente começar o dia a fazer a sua cama. Pode parecer insignificante, mas com essa simples ação, vai começar com, pelo menos, um objetivo já cumprido.

13. Diga Não para ser mais feliz

Saber dizer não pode fazer a diferença na sua gestão de tempo e, por conseguinte, na qualidade do seu dia. Se disser sempre sim, mesmo quando queria e deveria dizer não, acaba por não impor limites, viver sem tempo e em função dos outros. Algo que não é nada aconselhável para o seu bem-estar.

14. Prepare as suas roupas antes de dormir

Outro dos hábitos para ser mais feliz em 2022 é evitar gastar energia mental com dúvidas supérfluas ou indecisões de última hora. Especialmente, de manhã quando precisa de realizar uma série de tarefas matinais e não quer chegar tarde ao trabalho. Uma forma de evitar contratempos e indisposições matinais é preparar, o mais possível, o dia seguinte. Se for indeciso e escolher a roupa não for um automatismo para si, deve escolher a roupa do dia seguinte antes de ir dormir.

15. Beba água

Manter a hidratação em alta é um hábito com grandes benefícios. Um hábito simples que ajuda o seu corpo a trabalhar melhor. Se tem dificuldades em lembrar-se de beber água, pode recorrer a aplicações de smartphone para o recordarem de tempo a tempo que é o momento para beber água. Pode ainda adicionar algum aroma se for mais fácil assim beber água. Aromatizar a água com canela, hortelã ou limão podem ser também boas opções.

16. Mexa-se

Os especialistas sugerem que nos movimentemos de hora a hora. Um conselho que é ainda mais importante se passar muitas horas sentado. É importante para a coluna, já que a longo prazo se pode ressentir. Também é importante para manter os níveis de foco e alerta. Porque não programar pausas, levantar-se por alguns instantes, e até esperguiçar-se? Vai voltar ao trabalho mais fresco e com um novo ânimo.

17. Desfaça-se do que já não usa

Para quê guardar o que já não usa? Pode doar ou vender roupas, objetos de decoração, brinquedos, sapatos que deixaram de servir. Muitos desses objetos não nos fazem falta, mas permanecem na nossa casa por apego emocional ou simplesmente por distração. Ao desfazer-se desses objetos liberta espaço físico e espaço mental também, sendo que ganha sempre espaço para novas perspetivas e viver novas experiências.

Leia ainda: Saiba como vender online objetos em segunda mão

18. Foque-se

Querer fazer várias coisas ao mesmo tempo nem sempre produz os resultados desejados. Por isso, opte por começar uma tarefa e só passar para outra quando a terminar. Se for uma tarefa muito grande divida-a em tarefas mais pequenas e atribua-lhes uma duração. Com este planeamento pode ficar mais fácil evitar distrações e concluir aquilo a que se propôs.

19. Passe menos tempo em redes sociais

As redes sociais são um dos "grandes ladrões" de tempo dos nossos dias. Avalie a utilização que faz e pondere limitar o tempo que lhes dedica. Uma boa estratégia para ter sucesso nesta decisão passa por desativar as notificações do telemóvel. O que é válido para as redes sociais também se pode aplicar a outras aplicações como o whatsapp e os pop ups de notícias.

20. Ser generoso vai torná-lo mais feliz

Dar pode, mesmo, ser gratificante. E não se trata apenas de dinheiro. Pode dar tempo, envolvendo-se em ações de voluntariado, dar os seus ouvidos para escutar alguém ou preparar um bom jantar.

Leia ainda: Quer fazer voluntariado? Conheça as vantagens pessoais e profissionais

21. Poupe mais e melhor

Poupar é uma meta de sempre, não deve ser só em 2022. No entanto, este ano pode começar a poupar mais e melhor. Ou seja, fazer render mais o seus dinheiro. Como? Em vez de o deixar numa conta bancária ou dentro do mealheiro, pondere investir. Existem diversos produtos com graus de risco diferentes em que pode aplicar o seu dinheiro e rentabilizar as suas poupanças. Deve, por isso, estudá-los bem, tomar decisões e fazer escolhas com o máximo de prudência possível.

Leia ainda: 10 estratégias para poupar mais

22. Dedique tempo à sua família

Por fim, (ou deveria ter sido logo a primeira dica?), organize-se de forma a conseguir passar mais tempo com quem mais gosta. Mais do que a duração deste momentos, concentre-se na sua qualidade.

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.